Atirador de escola no Texas tem 17 anos; dez morreram e vários ficaram feridos

Matt Patterson / Lusa

As autoridades locais identificaram o autor do tiroteio, que provocou nesta sexta-feira (18) pelo menos 10 mortos e dezenas de feridos em uma escola no Estado do Texas, como sendo Dimitrios Pagourtzis, estudante de 17 anos, informou a CBS.

Pagourtzis é o suposto assassino de nove estudantes e um professor, que são até agora as vítimas do tiroteio ocorrido em uma escola secundária em Santa Fé, cidade localizada 55 quilômetros a sudeste de Houston.

Imagens divulgadas nas contas de Pagourtzis em várias redes sociais, publicadas por vários meios, mostram o jovem com armas, símbolos nazistas e uma camiseta com o lema “Born to Kill” (“Nascido para Matar”, em inglês).

O crime acontece cerca de três meses depois de um outro em um colégio em Parkland, na Flórida, onde um jovem de 19 anos abateu a tiros 17 alunos e funcionários.

Os acontecimentos em Parkland geraram então uma onda de protestos a nível nacional, liderada pelos próprios estudantes da escola, contra a legislação relacionada com o porte de armas nos Estados Unidos e os interesses associados ao setor.

Em abril, em Dallas, Donald Trump e Mike Pence discursaram na convenção anual da Associação Nacional de Armas.

O governador do Texas, Greg Abbott, confirmou que 10 pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas na sequência do tiroteio em Santa Fé.

Esse tiroteio foi “um dos ataques mais hediondos já assistido na história das escolas do Texas”, disse Greg Abbott.

O governador acrescentou ainda que foram encontrados explosivos, incluindo um coquetel Molotov na residência do suspeito do atentado, assim como um veículo suspeito que se encontrava estacionado nas proximidades da escola.

Abbott disse que o suspeito teria confessado às autoridades que tinha a intenção de se suicidar, mas acabou se entregando às autoridades por não ter tido coragem para pôr fim à própria vida.

O governador acrescentou que estão sendo interrogadas “uma ou duas pessoas” a propósito do atentado.

Um rapaz de 16 anos, que diz considerar Dimitrios Pagourtz um amigo, diz que o suspeito do tiroteio no Texas está interessado em armas de fogo e videogames de simulação de guerra, mas que nunca falou em matar pessoas.

Donald Trump reage

O presidente norte-americano, Donald Trump, classificou o tiroteio ocorrido na escola como um “ataque horrível”, manifestando uma profunda tristeza perante o crime.

“Isso dura há muito tempo no nosso país“, afirmou o chefe de Estado norte-americano, assegurando que a atual administração está determinada em fazer tudo o que estiver ao alcance para proteger os estudantes, segundo uma declaração citada pelas agências internacionais.

Trump disse ainda que a administração também está empenhada em garantir que “aqueles que representam uma ameaça, seja para eles próprios ou para outros”, não possam ter armas. “Um dia muito triste, muito muito triste”, acrescentou.

Segundo a agência norte-americana Associated Press (AP), o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, disse que Donald Trump e ele tinham sido informados do tiroteio.

Pence enviou uma mensagem dirigida aos estudantes, respectivas famílias, professores e a todos os afetados pelo crime: “Estamos com vocês. Estão nas nossas orações e sei que estão nas orações do povo americano”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …