Atirador de escola no Texas tem 17 anos; dez morreram e vários ficaram feridos

Matt Patterson / Lusa

As autoridades locais identificaram o autor do tiroteio, que provocou nesta sexta-feira (18) pelo menos 10 mortos e dezenas de feridos em uma escola no Estado do Texas, como sendo Dimitrios Pagourtzis, estudante de 17 anos, informou a CBS.

Pagourtzis é o suposto assassino de nove estudantes e um professor, que são até agora as vítimas do tiroteio ocorrido em uma escola secundária em Santa Fé, cidade localizada 55 quilômetros a sudeste de Houston.

Imagens divulgadas nas contas de Pagourtzis em várias redes sociais, publicadas por vários meios, mostram o jovem com armas, símbolos nazistas e uma camiseta com o lema “Born to Kill” (“Nascido para Matar”, em inglês).

O crime acontece cerca de três meses depois de um outro em um colégio em Parkland, na Flórida, onde um jovem de 19 anos abateu a tiros 17 alunos e funcionários.

Os acontecimentos em Parkland geraram então uma onda de protestos a nível nacional, liderada pelos próprios estudantes da escola, contra a legislação relacionada com o porte de armas nos Estados Unidos e os interesses associados ao setor.

Em abril, em Dallas, Donald Trump e Mike Pence discursaram na convenção anual da Associação Nacional de Armas.

O governador do Texas, Greg Abbott, confirmou que 10 pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas na sequência do tiroteio em Santa Fé.

Esse tiroteio foi “um dos ataques mais hediondos já assistido na história das escolas do Texas”, disse Greg Abbott.

O governador acrescentou ainda que foram encontrados explosivos, incluindo um coquetel Molotov na residência do suspeito do atentado, assim como um veículo suspeito que se encontrava estacionado nas proximidades da escola.

Abbott disse que o suspeito teria confessado às autoridades que tinha a intenção de se suicidar, mas acabou se entregando às autoridades por não ter tido coragem para pôr fim à própria vida.

O governador acrescentou que estão sendo interrogadas “uma ou duas pessoas” a propósito do atentado.

Um rapaz de 16 anos, que diz considerar Dimitrios Pagourtz um amigo, diz que o suspeito do tiroteio no Texas está interessado em armas de fogo e videogames de simulação de guerra, mas que nunca falou em matar pessoas.

Donald Trump reage

O presidente norte-americano, Donald Trump, classificou o tiroteio ocorrido na escola como um “ataque horrível”, manifestando uma profunda tristeza perante o crime.

“Isso dura há muito tempo no nosso país“, afirmou o chefe de Estado norte-americano, assegurando que a atual administração está determinada em fazer tudo o que estiver ao alcance para proteger os estudantes, segundo uma declaração citada pelas agências internacionais.

Trump disse ainda que a administração também está empenhada em garantir que “aqueles que representam uma ameaça, seja para eles próprios ou para outros”, não possam ter armas. “Um dia muito triste, muito muito triste”, acrescentou.

Segundo a agência norte-americana Associated Press (AP), o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, disse que Donald Trump e ele tinham sido informados do tiroteio.

Pence enviou uma mensagem dirigida aos estudantes, respectivas famílias, professores e a todos os afetados pelo crime: “Estamos com vocês. Estão nas nossas orações e sei que estão nas orações do povo americano”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …