Estudo indica que bactérias podem sobreviver — e bastante! — no espaço

A panspermia é uma teoria que levanta a possibilidade de seres microscópicos migrarem pelo espaço e, assim, espalharem vida pelo universo.

Agora, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tóquio observou a sobrevivência de bactérias em aglomerados, o que levantou a possibilidade da existência da “panspermia em massa”. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Microbiology.

Akihiko Yamagishi, professor da Universidade de Tóquio e investigador principal da missão Tanpopo, junto da equipe da missão e outras instituições, realizou um experimento para testar como bactérias Deinococcus se sairiam sobrevivendo no espaço.

Estes microrganismos são conhecidos por formar grandes colônias e serem resistentes às condições do ambiente, como à radiação UV. Assim, eles distribuíram as bactérias em painéis de exposição do lado externo da Estação Espacial Internacional (ISS). As amostras de diferentes espessuras foram expostas ao ambiente espacial por períodos que variaram de um a três anos.

Depois de três anos, os pesquisadores observaram que os aglomerados de bactérias com espessura superior a 0,5 milímetros sobreviveram parcialmente às condições espaciais. Esses dados sugerem que, enquanto as bactérias na superfície dos aglomerados morreram, elas criaram uma espécie de camada protetora para aquelas que estavam mais abaixo para garantir a sobrevivência da colônia.

Com estes dados, os pesquisadores estimam que um aglomerado com espessura maior do que 0,5 milímetros poderia sobreviver até 45 anos na ISS e, em ao extrapolar, é possível considerar que uma colônia de apenas 1 milímetro de diâmetro poderia sobreviver até oito anos em condições espaciais externas.

Para Yamagishi, a origem da vida na Terra é um dos mistérios mais intrigantes para a humanidade, e os cientistas costumam ter diferentes pontos de vista sobre essa questão.

“Alguns acreditam que a vida é muito rara e ocorreu apenas uma vez no universo, enquanto outros consideram que a vida pode acontecer em qualquer planeta que tenha as condições necessárias”, comenta. Assim, se a panspermia realmente for possível, a vida pode existir com muito mais frequência do que pensamos.

Em um experimento anterior, Yamagishi e sua equipe encontraram essas mesmas bactérias a 12 km de altitude da superfície do nosso planeta.

Até o momento, este estudo trouxe a melhor estimativa da sobrevivência das bactérias no espaço. Outros experimentos já provaram que, se conseguirem se abrigar em rochas, esses microrganismos são capazes de sobreviver durante longos períodos no espaço.

Entretanto, o estudo de Yamagishi é o primeiro feito a longo-prazo que levanta a possibilidade de as bactérias sobreviverem nestes aglomerados, o que indica um conceito que pode ser traduzido como “panspermia em massa”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …