Ex-terrorista alemã pede perdão a filho de vítima 40 anos depois

james_gordon_losangeles / Flickr

A ex-terrorista alemã Silke Maier-Witt pediu perdão ao filho do presidente da patronal Hanss Martin Schleyer, assassinado pela organização terrorista Rote Armee Fraktion (RAF), da qual ela fazia parte, em 19 de outubro de 1977, depois de ter sido sequestrado por 43 dias.

“Depois de 43 dias demos fim à lamentável e corrupta existência de Hanns Martin Schleyer”, disse Silke em uma ligação aos veículos de imprensa após o assassinato.

Quatro décadas depois, o jornal Bild organizou um encontro entre a ex-terrorista e o filho mais velho de Schleyer, Jörg Schleyer, e ambos se reuniram em Escópia, capital da Macedônia, para uma conversa de quase oito horas, da qual foram publicados nesta terça-feira os primeiro fragmentos.

“Soa simplista, mas antes de mais nada quero pedir perdão“, disse Silke em seu encontro com Schleyer.

A ideia surgiu de uma reunião do presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, com vítimas da RAF para relembrar os 40 anos do chamado Outono Alemão, que começou justamente com o sequestro de Schleyer.

Nesse ato, Steinmeier pediu aos ex-terroristas que rompessem o silêncio sobre seus crimes e respondessem às muitas perguntas dos familiares das vítimas.

Após esse pedido, o “Bild” contatou Silke em Escópia, onde vive desde o final dos anos 90, e ela aceitou o encontro: “Quero finalmente encarar minha responsabilidade”, disse.

A mulher, que entrou na RAF em abril de 1977, participou dos preparativos do sequestro de Schleyer e foi a encarregada de comunicar seu assassinato. Também transcreveu parte das gravações dos interrogatórios ao sequestrrado durante seu cativeiro.

“Não ouvi todas, mas muitas delas. Lembro que o seu pai disse que isso do capitalismo e do imperialismo não era tão simples como nós acreditávamos”, disse Silke em sua conversa com Jörg Schleyer.

No entanto, a ex-terrorista afirmou que não fez parte do comando que perpetrou o sequestro nem foi encarregada da vigilância de Schleyer. O sequestro foi parte de uma ofensiva da RAF para pressionar a libertação da cúpula da organização.

Após as autoridades alemãs se negarem a negociar, um comando da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que cooperava com a RAF, sequestrou um avião da Lufthansa e se uniu às exigências dos sequestradores de Schleyer.

Em 18 de outubro de 1977, uma unidade antiterrorista alemã tomou o avião e libertou os passageiros. No dia seguinte, Silke comunicou a morte de Schleyer, e, na prisão de Stammheim, apareceram mortos os terroristas Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Khan-Carl Raspe, que tinham se suicidado em suas celas.

Em 1979, Silke se mudou para a República Democrática Alemã (RDA), onde adquiriu a identidade de Angelika Gerlach e onde, em 1990, no marco do processo de reunificação da Alemanha, foi descoberta e detida. Em 1991, foi condenada em Stuttgart a dez anos de prisão, mas só cumpriu metade da pena.

Por recomendação do então procurador Kay Nehm, a ex-terrorista começou a trabalhar como ativista em uma organização para a reconciliação nos Balcãs em 1999. Jörg Schleyer, por sua vez, considerou que a disposição de Silke para dar conta dos atos da RAF é autêntica.

“Pela primeira vez soube da boca de uma terrorista condenada quais pessoas estavam com o meu pai quando foi assassinado. Espero que outras pessoas sigam o seu exemplo e digam o que sabem”, disse.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …