Desde sua origem humilde na cidade de Rosário na Argentina até a apoteose de glória que o cercou nos últimos dias com a conquista do título de campeão da Copa América, há histórias inspiradoras que marcam a vida do ídolo do futebol argentino.
Apesar de ser considerado um homem reservado e discreto, alguns de seus gostos peculiares são passar tempo com a família, jogos de cassino, e é claro, a paixão pelo futebol.
Confira aqui, aspectos importantes sobre a vida do craque do futebol argentino.
Sua origem e infância
Lionel Andrés Messi nasceu em 1987 na cidade de Rosário, província de Santa Fé, na Argentina. Filho de Horacio Messi e Cecília Maria Cuccittini, desde os cinco anos de idade já demonstrava talento para o futebol jogando no time do bairro, liderado por seu pai.
Problemas de crescimento
Prestes a entrar pro time River Plate, um dos maiores de Buenos Aires, aos dez anos de idade Messi foi diagnosticado com uma deficiência na produção do hormônio do crescimento.
Como o tratamento era bastante caro e nenhum clube se prontificou a custeá-lo, seu pai decidiu mudar com a família para Barcelona, onde lhe surgiu uma oportunidade de trabalho e maior possibilidade para o tratamento do filho.
A chegada ao Barcelona
Com treze anos e medindo 1,40 m, Messi fez um teste para o Barcelona, conta-se que o técnico Carles Rexach ficou tão maravilhado com o talento do menino que chegou a assinar seu contrato em um guardanapo de papel.
Verdade ou exagero, o fato é que o Clube se encarregou de custear todo o tratamento de Messi, que passou por todas as categorias no Barcelona, desde infantil, cadete, juvenil e barça.
A trajetória do “pulga”
Pulga foi o apelido que o acompanhou por anos, talvez por ser considerado pequeno para o futebol. O fato é que seu brilho começou a dar saltos em meados de 2005, mesmo com um desempenho não tão satisfatório do Barcelona, Messi arrasou em golaços contra o Real Madrid.
Os títulos do craque
Com o passar dos anos Lionel Messi adquiriu cada vez mais precisão e sucesso com a bola e os títulos não tardaram em chegar. O jogador coleciona três vitórias na Supercopa, três Mundiais de Clubes e quatro Champions League.
Além de uma Medalha de Ouro nas Olimpíadas, jogando pela Seleção da Argentina e de muitos prêmios individuais como a Chuteira de Ouro, Melhor Jogador do Mundo, Golden Boy, entre outros.
Na noite de 10 de julho de 2021 Messi teve a oportunidade e a alegria de vencer a Copa América e levar o título a seu país junto a Seleção Argentina.
Vida pessoal
Messi é casado com a também argentina Antonella Roccuzzo, sua amiga desde os nove anos. Os dois vivem em Barcelona e são pais de três meninos.
Considerado uma pessoa humilde, o jogador está constantemente envolvido em causas filantrópicas e sociais, demonstrando sempre interesse e boa vontade em ajudar ao próximo.