Um novo gênero e uma nova espécie de pterossauro dsungaripterídeo, que viveu durante o Cretáceo Inferior, foram catalogados na China após análise de uma mandíbula inferior incompleta.
Pterossauros eram répteis voadores que viveram simultaneamente com os dinossauros entre 210 milhões e 65 milhões de anos atrás. Eles foram os primeiros voadores vertebrados da Terra, tendo pássaros e morcegos surgido mais tarde.
Algumas das famílias de pterossauros, tais como Azhdarchidae, correspondem aos maiores animais voadores de todos os tempos, com uma envergadura superior a nove metros e uma altura comparável à de girafas modernas.
A espécie recém-descoberta, denominada Ordosipterus planignathus, viveu entre 120 milhões e 110 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo, revela portal Sci-News.
Este réptil voador pertence à família de pterossauros robustos, Dsungaripteridae, que inclui vários gêneros e espécies da Ásia e América do Sul. Os fragmentos fossilizados do réptil pré-histórico foram encontrados na região chinesa da Mongólia Interior.
“O espécime consiste em uma parte dianteira da mandíbula inferior articulada com um fragmento de dente”, afirmou a doutora Shu-na Ji, paleontóloga do Instituto de Geologia da Academia de Ciências Geológicas da China.
“Este fóssil reforça mais ainda a ideia de que o norte da China e da Mongólia pertencem a um habitat biogeográfico único dos dinossauros endêmicos”, afirmou.
// Sputnik