Trump suspende emissão de vistos para trabalhadores qualificados até 2021

Michael Reynolds / EPA

O Governo dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira, o congelamento da emissão de novos vistos dos tipos H-1B, H-2B, H-4, L-1 e J-1 até o fim deste ano, o que pode impedir a entrada de mais de 240 mil estrangeiros no país.

Além disso, o Governo estendeu a suspensão da emissão de novas autorizações de residência permanente emitidas no exterior – o chamado “green card” – até 2021.

“Como parte de nossos esforços para recuperar os ‘EUA em primeiro lugar’, o Presidente decidiu suspender certos tipos de vistos até o final deste ano”, disse um alto funcionário do governo dos EUA em chamada com jornalistas organizada pela Casa Branca.

De acordo com o Governo do Presidente Donald Trump, a decisão tem como objetivo “maximizar as oportunidades para os trabalhadores americanos de encontrar emprego”. No momento, o índice de desemprego no país é de 13,3%.

O governo argumentou que há companhias nos EUA, como a Disney e a operadora de telecomunicações AT&T, entre outras, que utilizam um mecanismo de contratação de funcionários estrangeiros que limitam as possibilidades de trabalho para americanos.

A medida faz parte da decisão tomada por Trump em abril de suspender a emissão de permissões de residência permanente para imigrantes. No inicio, a medida valia por 60 dias, mas agora foi estendida até o fim do ano. À época, o governo chegou a considerar banir temporariamente a entrada de trabalhadores temporários, mas recuou diante da pressão de alguns setores da economia. No entanto, esse recuou foi revertido hoje.

Entre os vistos afetados estão o H-1B, direcionado a trabalhadores qualificados, como os da indústria de tecnologia; o H-4, para companheiros desses funcionários; e o L-1, destinado a diretores que trabalham para grandes corporações.

A permissão H-2B, para trabalhadores dos setores de hotelaria e construção, e a J-1, para pesquisadores e outros programas de intercâmbio de trabalho, também foram paralisados até janeiro. Em princípio, a medida não afetará os estrangeiros que já estão nos EUA.

No ano fiscal de 2019, os EUA concederam o visto H-1B a cerca de 130 mil trabalhadores, o L-1 para 12 mil, e o H-2B para mais de 98 mil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …