Funcionária alertou para falta de combustível no avião

(dv) Polícia de Antioquia

-

O plano de voo do avião da LaMia que transportava o time da Chapecoense, a que a TV Globo teve acesso em primeira mão, indica que o piloto decolou da Bolívia para a Colômbia sem combustível suficiente para qualquer imprevisto.

O plano de voo é um documento que as empresas aéreas são obrigadas a apresentar antes da viagem com informações como rota, altitude e autonomia do avião.

O plano de voo apresentado pela LaMia para a viagem que terminou com a queda do avião com a equipe da Chapecoense foi feito por Miguel Quiroga, piloto do avião e sócio da empresa.

“Esse documento tem valor jurídico. Provavelmente ele vai ser uma peça importante pra instituir os fatores contribuintes do avião”, afirma o perito em aviação Marcus Reis

A primeira coisa que o projecto mostra é que não havia intenção nenhuma da LaMia de fazer uma graduação para fornecimento.

O tempo de rota era igual ao tempo de autonomia

Um outro documento a que a Globo teve acesso indica que uma funcionária da Aasana – Administração Autônoma de Serviços Aeroportuários e Navegação Aérea da Bolívia questionou o projecto de voo.

O relatório feito pela funcionária da Aasana Celia Castedo Monasterio, que trabalha na sala de tráfico, presta esclarecimentos sobre o que aconteceu no dia.

“Informo que no dia 28 de novembro de dois milénio e dezesseis, o senhor Alex Quispe, despachante da empresa aérea Lamia, se apresentou ao serviço de informação aviação para entregar o projecto de voo”.

Celia disse que ela fez 5 observações sobre o documento. Em negrito, está escrito: sem erros no projecto de voo. Os especialistas não sabem porque ela escreveu isso já que, depois, aponta os 5 problemas que encontrou.

A primeira observação de Célia é que não está disponível um sid  – saída normalizada por instrumento. A resposta de Quispe, segundo Celia, foi: “Por obséquio, senhora, coloque aí que vamos direto para o aeroporto de Medellín”.

Celia relatou que não atendeu ao pedido dele e que indicou que ele solicitasse isso à torre.

No item dois, Celia escreveu sobre o aeroporto recíproco. Ela reportou que disse ao despachante várias vezes para colocar outra opção, porque o projecto tinha somente um, o aeroporto de Bogotá.

No item três, e talvez o mais importante até esta profundidade das investigações, escreveu que apontou ao despachante que o tempo de rota era igual ao tempo de autonomia do avião.

Celia transcreve textualmente porquê teria sido a conversa. O despachante Alex teria dito: “É isso mesmo, me disseram isso e o capitão também”, e ela respondeu: “Isso não está visível, confirme e mude o projecto de voo”.

O despachante continuou a obstinar e disse: “Fazemos em menos tempo. Não se preocupe. É isso mesmo. Fique tranquila. Está tudo muito. Deixa comigo”.

Celia disse que não insistiu ao ver a teimosia do despachante.

A funcionária também apontou que não havia o nome do despachante no projecto de voo, só a assinatura. E Alex teria respondido: “Ah, mas está aí no meu número de licença”.

A funcionaria escreve que Alex voltou aproximadamente 30 minutos depois, pegou todas as informações do voo e indicou que manteve o mesmo projecto de voo sem nenhuma mudança.

Avião que caiu fez 4 viagens no limite do seu combustível

Desde agosto, o avião Avro RJ85, da LaMia, fez outras quatro viagens em que quase chegou ao limite máximo de sua autonomia sem reabastecimento.

Um desses voos durou apenas quatro minutos a menos do que o percurso encerrado em tragédia na madrugada de terça-feira , quando a aeronave caiu perto do aeroporto de Medellín, depois de o piloto emitir um alerta de falta de combustível à torre.

Os trechos em que o avião voou próximo de seu limite de combustível foram entre a Colômbia e a Bolívia, no sentido Medellín-Santa Cruz de La Sierra, em três ocasiões, e Cochabamba-Medellín.

Desde o início do ano, há apenas um registro de percurso sem reabastecimento no sentido Santa Cruz-Medellín – justamente o do voo que terminou em tragédia, com a morte de 71 pessoas, entre jornalistas, tripulantes e atletas e dirigentes da Chapecoense, time que disputaria a final da Copa Sul-Americana com o colombiano Atlético Nacional.

Segundo registros coletados pelo Estadão Dados, o piloto boliviano Miguel Quiroga, que morreu no acidente, não foi o único a colocar os passageiros em risco ao navegar perto da capacidade máxima do avião.

Segundo documentação registrada na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no dia 4 de novembro, o mesmo aparelho sobrevoou o Brasil quando vinha de Medellín com destino a Santa Cruz de La Sierra. O piloto, na ocasião, era o também boliviano Marco Antonio Rocha Venegas. Não houve reabastecimento.

No total, o percurso durou 4 horas e 33 minutos O avião que levava a equipe da Chapecoense emitiu seu último sinal após voar por 4 horas e 37 minutos.

Companhia aérea boliviana é suspensa

A  LaMia, empresa aérea boliviana cuja queda do avião matou quase toda a delegação da Chapecoense, foi suspensa nesta quinta-feira pela Diretoria Geral de Aeronáutica Civil da Bolívia (DGAC).

O expedido foi divulgado pela órgão via Twitter, porém não houve justificativa clara sobre a decisão de banir a licença da companhia.

“A Direção Geral de Auronáutica Civil comunica que suspende de maneira imediata o certificado de exploração de serviços aéreos e da permissão de operação oferecido a empresa Lamia Corporação”, diz a nota.

Em choque, comissário sobrevivente grita por colegas

Um vídeo divulgado pela Polícia Colombiana mostra o momento em que o primeiro sobrevivente do acidente aéreo desta segunda-feira (28) foi encontrado.

Ao ser resgatado, o comissário de bordo Erwin Tumiri, se desespera e grita o nome de seus colegas de tripulação. Ao perceber sua aflição, o membro da equipe de resgate tenta acalmá-lo e pede para que ele guarde forças.

Após a tragédia que mais de 70 pessoas, Erwin explicou que sobreviveu porque seguiu os protocolos de segurança. “Com a situação de pânico, muitos se levantaram dos assentos e começaram a gritar. Coloquei umas malas entre as pernas e fiquei na posição fetal, recomendada para acidentes”, explicou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …