Funcionária alertou para falta de combustível no avião

(dv) Polícia de Antioquia

-

O plano de voo do avião da LaMia que transportava o time da Chapecoense, a que a TV Globo teve acesso em primeira mão, indica que o piloto decolou da Bolívia para a Colômbia sem combustível suficiente para qualquer imprevisto.

O plano de voo é um documento que as empresas aéreas são obrigadas a apresentar antes da viagem com informações como rota, altitude e autonomia do avião.

O plano de voo apresentado pela LaMia para a viagem que terminou com a queda do avião com a equipe da Chapecoense foi feito por Miguel Quiroga, piloto do avião e sócio da empresa.

“Esse documento tem valor jurídico. Provavelmente ele vai ser uma peça importante pra instituir os fatores contribuintes do avião”, afirma o perito em aviação Marcus Reis

A primeira coisa que o projecto mostra é que não havia intenção nenhuma da LaMia de fazer uma graduação para fornecimento.

O tempo de rota era igual ao tempo de autonomia

Um outro documento a que a Globo teve acesso indica que uma funcionária da Aasana – Administração Autônoma de Serviços Aeroportuários e Navegação Aérea da Bolívia questionou o projecto de voo.

O relatório feito pela funcionária da Aasana Celia Castedo Monasterio, que trabalha na sala de tráfico, presta esclarecimentos sobre o que aconteceu no dia.

“Informo que no dia 28 de novembro de dois milénio e dezesseis, o senhor Alex Quispe, despachante da empresa aérea Lamia, se apresentou ao serviço de informação aviação para entregar o projecto de voo”.

Celia disse que ela fez 5 observações sobre o documento. Em negrito, está escrito: sem erros no projecto de voo. Os especialistas não sabem porque ela escreveu isso já que, depois, aponta os 5 problemas que encontrou.

A primeira observação de Célia é que não está disponível um sid  – saída normalizada por instrumento. A resposta de Quispe, segundo Celia, foi: “Por obséquio, senhora, coloque aí que vamos direto para o aeroporto de Medellín”.

Celia relatou que não atendeu ao pedido dele e que indicou que ele solicitasse isso à torre.

No item dois, Celia escreveu sobre o aeroporto recíproco. Ela reportou que disse ao despachante várias vezes para colocar outra opção, porque o projecto tinha somente um, o aeroporto de Bogotá.

No item três, e talvez o mais importante até esta profundidade das investigações, escreveu que apontou ao despachante que o tempo de rota era igual ao tempo de autonomia do avião.

Celia transcreve textualmente porquê teria sido a conversa. O despachante Alex teria dito: “É isso mesmo, me disseram isso e o capitão também”, e ela respondeu: “Isso não está visível, confirme e mude o projecto de voo”.

O despachante continuou a obstinar e disse: “Fazemos em menos tempo. Não se preocupe. É isso mesmo. Fique tranquila. Está tudo muito. Deixa comigo”.

Celia disse que não insistiu ao ver a teimosia do despachante.

A funcionária também apontou que não havia o nome do despachante no projecto de voo, só a assinatura. E Alex teria respondido: “Ah, mas está aí no meu número de licença”.

A funcionaria escreve que Alex voltou aproximadamente 30 minutos depois, pegou todas as informações do voo e indicou que manteve o mesmo projecto de voo sem nenhuma mudança.

Avião que caiu fez 4 viagens no limite do seu combustível

Desde agosto, o avião Avro RJ85, da LaMia, fez outras quatro viagens em que quase chegou ao limite máximo de sua autonomia sem reabastecimento.

Um desses voos durou apenas quatro minutos a menos do que o percurso encerrado em tragédia na madrugada de terça-feira , quando a aeronave caiu perto do aeroporto de Medellín, depois de o piloto emitir um alerta de falta de combustível à torre.

Os trechos em que o avião voou próximo de seu limite de combustível foram entre a Colômbia e a Bolívia, no sentido Medellín-Santa Cruz de La Sierra, em três ocasiões, e Cochabamba-Medellín.

Desde o início do ano, há apenas um registro de percurso sem reabastecimento no sentido Santa Cruz-Medellín – justamente o do voo que terminou em tragédia, com a morte de 71 pessoas, entre jornalistas, tripulantes e atletas e dirigentes da Chapecoense, time que disputaria a final da Copa Sul-Americana com o colombiano Atlético Nacional.

Segundo registros coletados pelo Estadão Dados, o piloto boliviano Miguel Quiroga, que morreu no acidente, não foi o único a colocar os passageiros em risco ao navegar perto da capacidade máxima do avião.

Segundo documentação registrada na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no dia 4 de novembro, o mesmo aparelho sobrevoou o Brasil quando vinha de Medellín com destino a Santa Cruz de La Sierra. O piloto, na ocasião, era o também boliviano Marco Antonio Rocha Venegas. Não houve reabastecimento.

No total, o percurso durou 4 horas e 33 minutos O avião que levava a equipe da Chapecoense emitiu seu último sinal após voar por 4 horas e 37 minutos.

Companhia aérea boliviana é suspensa

A  LaMia, empresa aérea boliviana cuja queda do avião matou quase toda a delegação da Chapecoense, foi suspensa nesta quinta-feira pela Diretoria Geral de Aeronáutica Civil da Bolívia (DGAC).

O expedido foi divulgado pela órgão via Twitter, porém não houve justificativa clara sobre a decisão de banir a licença da companhia.

“A Direção Geral de Auronáutica Civil comunica que suspende de maneira imediata o certificado de exploração de serviços aéreos e da permissão de operação oferecido a empresa Lamia Corporação”, diz a nota.

Em choque, comissário sobrevivente grita por colegas

Um vídeo divulgado pela Polícia Colombiana mostra o momento em que o primeiro sobrevivente do acidente aéreo desta segunda-feira (28) foi encontrado.

Ao ser resgatado, o comissário de bordo Erwin Tumiri, se desespera e grita o nome de seus colegas de tripulação. Ao perceber sua aflição, o membro da equipe de resgate tenta acalmá-lo e pede para que ele guarde forças.

Após a tragédia que mais de 70 pessoas, Erwin explicou que sobreviveu porque seguiu os protocolos de segurança. “Com a situação de pânico, muitos se levantaram dos assentos e começaram a gritar. Coloquei umas malas entre as pernas e fiquei na posição fetal, recomendada para acidentes”, explicou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …