Greta Thunberg manda mensagem para jovens brasileiros: “é preciso se conscientizar sobre o que está acontecendo”

A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 16, foi convidada especial de uma sessão na Assembleia Nacional Francesa esta semana.

Em plena onda de calor na França, ela e mais três jovens entre 16 e 19 anos foram contar aos deputados por que eles faltam às aulas para salvar o meio ambiente. Baseados em estudos científicos, eles explicam que não são alarmistas, mas realistas. “O problema ambiental é aqui e agora”, dizem.

A RFI esteve lá e ouviu o que estes jovens têm a dizer. Greta Thunberg mandou uma mensagem aos jovens brasileiros:

“Ha muitas coisas incríveis que podem ser feitas. Muitos jovens e crianças estão se mobilizando no Brasil. Minha mensagem para os jovens no Brasil é que precisamos nos conscientizar sobre o que está realmente acontecendo agora e quais podem ser as consequências de nosso sistema atual. Porque apenas quando entendermos, principalmente os jovens, que nosso futuro está em perigo, eles vão reagir”.

A adolescente sueca falou também da responsabilidade coletiva de todos os atores sociais, baseando-se sempre em dados científicos, como o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o órgão das Nações Unidas para avaliar a ciência relacionada ao clima.

“O último relatório do IPCC mostra que se visarmos abaixo de 1,5 graus, isso iria reduzir significativamente o impacto climático e iria certamente salvar incontáveis vidas humanas. É sobre isso que falamos. Isso é tudo o que estamos dizendo. Mas eu vou também dizer uma coisa: você não pode resolver uma crise sem trata-la como crise, sem ver o quadro completo. Você não pode deixar a responsabilidade para indivíduos, políticos, o mercado ou para outras partes do mundo. Isso tem de incluir tudo e todos”, disse a ativista sueca.

Quando você se dá conta de quão ínfimo é o nosso crédito de carbono restante, quando você se dá conta de quão rapidamente ele está desaparecendo e que basicamente nada está sendo feito. Quando você se dá conta de que quase ninguém sequer sabe que existe um crédito de carbono, então me diga, o que você faz e como você faz sem parecer alarmista? A ciência é clara. Tudo o que nós, crianças, estamos fazendo, é comunicar e agir unidas com a ciência”, afirmou Thunberg.

Os acordos de livre comércio entre países de diferentes continentes também foi citado pelos jovens como nocivo para o clima. Ivy Fleur Boileau, de 17 anos, disse que o comércio não pode estar acima das pessoas nem do planeta.

“Nós, os jovens, não deveríamos nos preocupar com isso. Mas, neste últimos tempos, nós entendemos que nós não somos obrigados a aceitar tudo isso: nós não somos obrigados a deixar as multinacionais ditarem nosso modo de vida, nós não somos obrigados a nos atolarmos num modelo agrícola que envenena nossa terra, nossos agricultores e a população. Nós não somos obrigados a importar do outro lado do mundo mercadorias de que não precisamos. De fato, nós não somos obrigados a colocar o bem-estar do comércio acima do bem-estar do planeta”, defendeu a jovem sueca.

No 15 de março, no 24 de maio e daqui a pouco no 20 de setembro nós deixamos a escola – e vamos deixar de novo – , para pedir a vocês que trabalhem pelo clima. Agora, nós pedimos que vocês façam o dever de casa, porque, se vocês não fizerem, isso vai repercutir no boletim escolar e será uma pena que o Conselho de Classe os impeça de passar ao próximo mandato, finalizou ironicamente.

Ao fim de sua intervenção na Assembleia Nacional, Greta Thunberg também foi irônica e pediu ações ao invés de congratulações.

“Vocês estão me dizendo: ‘Obrigada, você me dá esperança para o futuro’. Parece que vocês não entenderam o que estamos dizendo. Em vez de nos parabenizarem, tentem fazer algo!

// RFI BR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …