Greta Thunberg manda mensagem para jovens brasileiros: “é preciso se conscientizar sobre o que está acontecendo”

A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 16, foi convidada especial de uma sessão na Assembleia Nacional Francesa esta semana.

Em plena onda de calor na França, ela e mais três jovens entre 16 e 19 anos foram contar aos deputados por que eles faltam às aulas para salvar o meio ambiente. Baseados em estudos científicos, eles explicam que não são alarmistas, mas realistas. “O problema ambiental é aqui e agora”, dizem.

A RFI esteve lá e ouviu o que estes jovens têm a dizer. Greta Thunberg mandou uma mensagem aos jovens brasileiros:

“Ha muitas coisas incríveis que podem ser feitas. Muitos jovens e crianças estão se mobilizando no Brasil. Minha mensagem para os jovens no Brasil é que precisamos nos conscientizar sobre o que está realmente acontecendo agora e quais podem ser as consequências de nosso sistema atual. Porque apenas quando entendermos, principalmente os jovens, que nosso futuro está em perigo, eles vão reagir”.

A adolescente sueca falou também da responsabilidade coletiva de todos os atores sociais, baseando-se sempre em dados científicos, como o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o órgão das Nações Unidas para avaliar a ciência relacionada ao clima.

“O último relatório do IPCC mostra que se visarmos abaixo de 1,5 graus, isso iria reduzir significativamente o impacto climático e iria certamente salvar incontáveis vidas humanas. É sobre isso que falamos. Isso é tudo o que estamos dizendo. Mas eu vou também dizer uma coisa: você não pode resolver uma crise sem trata-la como crise, sem ver o quadro completo. Você não pode deixar a responsabilidade para indivíduos, políticos, o mercado ou para outras partes do mundo. Isso tem de incluir tudo e todos”, disse a ativista sueca.

Quando você se dá conta de quão ínfimo é o nosso crédito de carbono restante, quando você se dá conta de quão rapidamente ele está desaparecendo e que basicamente nada está sendo feito. Quando você se dá conta de que quase ninguém sequer sabe que existe um crédito de carbono, então me diga, o que você faz e como você faz sem parecer alarmista? A ciência é clara. Tudo o que nós, crianças, estamos fazendo, é comunicar e agir unidas com a ciência”, afirmou Thunberg.

Os acordos de livre comércio entre países de diferentes continentes também foi citado pelos jovens como nocivo para o clima. Ivy Fleur Boileau, de 17 anos, disse que o comércio não pode estar acima das pessoas nem do planeta.

“Nós, os jovens, não deveríamos nos preocupar com isso. Mas, neste últimos tempos, nós entendemos que nós não somos obrigados a aceitar tudo isso: nós não somos obrigados a deixar as multinacionais ditarem nosso modo de vida, nós não somos obrigados a nos atolarmos num modelo agrícola que envenena nossa terra, nossos agricultores e a população. Nós não somos obrigados a importar do outro lado do mundo mercadorias de que não precisamos. De fato, nós não somos obrigados a colocar o bem-estar do comércio acima do bem-estar do planeta”, defendeu a jovem sueca.

No 15 de março, no 24 de maio e daqui a pouco no 20 de setembro nós deixamos a escola – e vamos deixar de novo – , para pedir a vocês que trabalhem pelo clima. Agora, nós pedimos que vocês façam o dever de casa, porque, se vocês não fizerem, isso vai repercutir no boletim escolar e será uma pena que o Conselho de Classe os impeça de passar ao próximo mandato, finalizou ironicamente.

Ao fim de sua intervenção na Assembleia Nacional, Greta Thunberg também foi irônica e pediu ações ao invés de congratulações.

“Vocês estão me dizendo: ‘Obrigada, você me dá esperança para o futuro’. Parece que vocês não entenderam o que estamos dizendo. Em vez de nos parabenizarem, tentem fazer algo!

// RFI BR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …