Greta Thunberg manda mensagem para jovens brasileiros: “é preciso se conscientizar sobre o que está acontecendo”

A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 16, foi convidada especial de uma sessão na Assembleia Nacional Francesa esta semana.

Em plena onda de calor na França, ela e mais três jovens entre 16 e 19 anos foram contar aos deputados por que eles faltam às aulas para salvar o meio ambiente. Baseados em estudos científicos, eles explicam que não são alarmistas, mas realistas. “O problema ambiental é aqui e agora”, dizem.

A RFI esteve lá e ouviu o que estes jovens têm a dizer. Greta Thunberg mandou uma mensagem aos jovens brasileiros:

“Ha muitas coisas incríveis que podem ser feitas. Muitos jovens e crianças estão se mobilizando no Brasil. Minha mensagem para os jovens no Brasil é que precisamos nos conscientizar sobre o que está realmente acontecendo agora e quais podem ser as consequências de nosso sistema atual. Porque apenas quando entendermos, principalmente os jovens, que nosso futuro está em perigo, eles vão reagir”.

A adolescente sueca falou também da responsabilidade coletiva de todos os atores sociais, baseando-se sempre em dados científicos, como o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o órgão das Nações Unidas para avaliar a ciência relacionada ao clima.

“O último relatório do IPCC mostra que se visarmos abaixo de 1,5 graus, isso iria reduzir significativamente o impacto climático e iria certamente salvar incontáveis vidas humanas. É sobre isso que falamos. Isso é tudo o que estamos dizendo. Mas eu vou também dizer uma coisa: você não pode resolver uma crise sem trata-la como crise, sem ver o quadro completo. Você não pode deixar a responsabilidade para indivíduos, políticos, o mercado ou para outras partes do mundo. Isso tem de incluir tudo e todos”, disse a ativista sueca.

Quando você se dá conta de quão ínfimo é o nosso crédito de carbono restante, quando você se dá conta de quão rapidamente ele está desaparecendo e que basicamente nada está sendo feito. Quando você se dá conta de que quase ninguém sequer sabe que existe um crédito de carbono, então me diga, o que você faz e como você faz sem parecer alarmista? A ciência é clara. Tudo o que nós, crianças, estamos fazendo, é comunicar e agir unidas com a ciência”, afirmou Thunberg.

Os acordos de livre comércio entre países de diferentes continentes também foi citado pelos jovens como nocivo para o clima. Ivy Fleur Boileau, de 17 anos, disse que o comércio não pode estar acima das pessoas nem do planeta.

“Nós, os jovens, não deveríamos nos preocupar com isso. Mas, neste últimos tempos, nós entendemos que nós não somos obrigados a aceitar tudo isso: nós não somos obrigados a deixar as multinacionais ditarem nosso modo de vida, nós não somos obrigados a nos atolarmos num modelo agrícola que envenena nossa terra, nossos agricultores e a população. Nós não somos obrigados a importar do outro lado do mundo mercadorias de que não precisamos. De fato, nós não somos obrigados a colocar o bem-estar do comércio acima do bem-estar do planeta”, defendeu a jovem sueca.

No 15 de março, no 24 de maio e daqui a pouco no 20 de setembro nós deixamos a escola – e vamos deixar de novo – , para pedir a vocês que trabalhem pelo clima. Agora, nós pedimos que vocês façam o dever de casa, porque, se vocês não fizerem, isso vai repercutir no boletim escolar e será uma pena que o Conselho de Classe os impeça de passar ao próximo mandato, finalizou ironicamente.

Ao fim de sua intervenção na Assembleia Nacional, Greta Thunberg também foi irônica e pediu ações ao invés de congratulações.

“Vocês estão me dizendo: ‘Obrigada, você me dá esperança para o futuro’. Parece que vocês não entenderam o que estamos dizendo. Em vez de nos parabenizarem, tentem fazer algo!

// RFI BR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …