Justiça egípcia confirma pena de morte para 75 acusados por massacre em 2013

Um tribunal penal de Cairo confirmou neste sábado as penas a morte contra 75 acusados, na causa contra 739 pessoas pelo massacre da praça de Rabaa al Adauiya em agosto de 2013, na qual morreram cerca de 800 islamitas durante uma violenta ação policial.

A decisão de hoje confirma as penas à forca ditadas em 28 de julho e que foram enviadas ao mufti, a máxima autoridade religiosa do país, para que emitisse uma opinião não vinculativa. O tribunal confirmou, além disso, prisão perpétua para o líder dos Irmãos Muçulmanos, Mohammed Badia, que já tem 5 com esta, e outros 46 acusados.

Osama Mohammed Morsi, filho do deposto presidente Mohammed Mursi, foi sentenciado a 10 anos, e está cumprindo uma perpétua.

O fotógrafo Mahmoud Abdelshakur abu Zeid, conhecido como “Shawkan”, foi condenado a cinco anos de prisão, o que de fato representaria sua saída da prisão em poucos dias.

Em situação similar estão outros 215 condenados a cinco anos de privação de liberdade, mas que, segundo dois advogados consultados ela Efe, depois de sair de prisão ficarão em “liberdade vigiada”. O tribunal sentenciou 374 pessoas a 15 anos e 22 menores a penas de dez anos “não severas”.

Organizações de defesa dos direitos humanos, como a Anistia Internacional (AI), criticaram o julgamento, classificando-o como “injusto” e como uma violação da Constituição do Egito.

O protesto, em apoio ao presidente Mohamed Morsi, o primeiro líder eleito livremente e retirado do poder um ano depois por militares fieis a Abdel Fattah al-Sisi, ocorreu em agosto de 2013, na praça Rabaa al-Adawiya, no Cairo, e terminou de forma violenta.

A 14 de agosto, confrontos violentos nas ruas do Cairo entre os manifestantes, apoiados por militantes islamitas armados, e soldados do exército egípcio, terminaram com a morte de 638 pessoas, entre os quais 30 crianças, e centenas de manifestantes detidos.

37 dos manifestantes detidos foram mortos menos de uma hora após terem sido presos, e cerca de 200 foram mortos nas semanas seguintes.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fábrica russa eliminará deficiências na produção da Sputnik V de acordo com recomendações da OMS

Em resultado de inspeções efetuadas na Rússia, o grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde fez várias observações sobre a fabricação da vacina Sputnik V. Estas são ligadas principalmente à proteção do meio ambiente …

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …