Projeto de Lei torna oficial o fim da liberdade de expressão na Venezuela

jeso.carneiro / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou nesta quinta-feira à Assembleia Nacional Constituinte (ANC) um projeto de Lei para punir quem “sair às ruas para manifestar intolerância e ódio” com até 25 anos de prisão.

“Aquele que sair às ruas para manifestar intolerância e ódio será preso, julgado e punido com duras penas de 15, 20 e 25 anos de prisão. É o que proponho nesta lei”, disse Maduro, ao entregar o projeto à ANC uma sessão especial.

O chefe de Estado indicou que essas seriam as penas para aqueles que “manifestam ódio, intolerância e violência por razões culturais, políticas e ideológicas”. Na prática, há o risco do projeto tornar oficial o fim da liberdade de expressão no país.

Na quinta-feira (11), o líder da oposição, Leopoldo López, foi proibido pelo 5º Tribunal de Execução venezuelano de “transmitir qualquer informação” enquanto estiver em prisão domiciliar, conforme revelou seu advogado, Juan Carlos Gutiérrez.

López foi transferido de uma prisão militar de Ramo Verde para a sua casa, onde permanecerá para cumprir 14 anos de condenação.

Este projeto de lei, que deverá ser debatido pela Assembleia Constituinte, já tinha sido anunciado pelo presidente Maduro. No domingo, Maduro pediu à presidente da Constituinte, Delcy Rodríguez, punições “severas para os crimes de ódio” com uma “lei constitucional contra o ódio, a intolerância e o fascismo”.

“As pessoas que agridem por sua loucura de ódio em território nacional devem ser presas, julgadas e punidas de forma imediata”, disse Maduro no domingo, ao condenar o incidente em que manifestantes repreenderam Socorro Hernández, diretora do Conselho Nacional Eleitoral do país, em um supermercado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Ataque zumbi: governo dos EUA emite alerta durante falha de energia

Os moradores de Lake Worth, na Flórida (EUA) receberam alertas sobre falta de energia no último domingo, mas também foram advertidos para terem cuidado com zumbis. A advertência incomum foi difundida pelo sistema de alertas norte-americano, …

Novo caçador de planetas passa pela Lua e capta 200 mil estrelas em apenas uma imagem

A imagem – de milhares de estrelas e, provavelmente, centenas de planetas – é apenas um teste das câmeras do novo caça-planetas da NASA. O novo caçador de planetas da NASA, o TESS (Transiting Exoplanet Survey …

Mistério do monstro do Lago Ness está prestes a ser desvendado

Durante mais de mil anos, os humanos quiseram resolver esse mistério. Agora, a lenda do monstro do Lago Ness pode estar a poucos meses de ser desvendada. Se alguns acreditam que se trata de uma relíquia …

Corpos mais quentes combatem melhor os tumores e as infecções

Quanto mais quente for a temperatura corporal de uma pessoa, mais rápido o seu organismo agiliza um sistema de defesa que é essencial no combate a tumores, feridas e infecções. Esta é a conclusão de …

Lançada a música oficial da Copa do Mundo da Rússia

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou nesta sexta-feira (25) a música oficial da Copa do Mundo da Rússia 2018. A canção Live it Up é interpretada pelo cantor americano Nicky Jam, artista de origem dominicana …

Temer autoriza uso de forças federais para desbloquear rodovias

O governo federal autorizou o uso de forças federais de segurança para liberar as rodovias bloqueadas pelos caminhoneiros caso as estradas não sejam liberadas pelo movimento. O anúncio foi feito pelo presidente Michel Temer, em …

Bolsa de Nova York tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova York nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Harvey Weinstein se entrega à polícia em Nova York

O produtor de Hollywood Harvey Weinstein entrou sem coerção em uma delegacia de polícia de Nova York onde era já esperado para responder pelas acusações de abuso sexual nesta sexta-feira (25). A imprensa norte-americana já tinha …

Morgan Freeman é acusado de assédio sexual por 8 mulheres

O ator norte-americano, de 80 anos, está sendo acusado por oito mulheres de assédio sexual e comportamento impróprio ao longo dos últimos anos, segundo uma investigação da CNN. A notícia cruza depoimentos de pelo menos 16 …

Procon-SP cria canal para denúncias de preços abusivos de combustíveis

O consumidor que se deparar com preços abusivos de combustíveis pode encaminhar denúncia para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, que criou uma chamada exclusiva para atender à demanda. …