Kim Jong-un “tem tudo a perder” se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter “boas relações” com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter depois do anúncio de um teste militar feito por Pyongyang, na costa ocidental da península.

Segundo a Coreia do Norte, o teste foi realizado “sucesso” da base de lançamento de satélites de Sohae. De acordo com a KCNA, a agência oficial do regime de Pyongyang, os resultados vão permitir uma mudança do “status estratégico” da Coreia do Norte.

“Kim Jong-un é inteligente, assinou um acordo importante sobre a desnuclearização, e não deseja estragar sua relação privilegiada com o presidente dos Estados Unidos ou interferir nas eleições presidenciais americanas de novembro”, reagiu o presidente americano no Twitter.

Trump ainda ressaltou que o regime de Kim Jong-un tem um grande potencial econômico, mas deve abandonar seus programas nucleares.

“A OTAN, a China, a Rússia, o Japão e o mundo inteiro concordam com isso”, disse. No sábado, Trump comemorou, em declarações à imprensa em Washington, seu “bom relacionamento” com o líder norte-coreano. “Acho que queremos que as coisas continuem como estão. Ele sabe que tenho eleições em breve”, afirmou.

Localizada na costa noroeste da Coreia do Norte, a base de Sohae, também conhecida pelo nome de TongChang-ri, estava no centro das discussões diplomáticas, das quais participaram Pyongyang, Seul e Washington, há mais de um ano.

Durante uma cúpula organizada em Seul, em setembro de 2018, Kim prometeu fechar a instalação de Sohae. Em março, os satélites detectaram alguns trabalhos que estavam sendo realizados nessa base para uma “rápida reconstrução”.

Discussões estão paralisadas

As negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte vivem um impasse, apesar do acordo histórico assinado em junho de 2018 entre os dois países. Na ocasião, o regime norte-coreano aceitou desmantelar instalações balísticas.

Mas a última cúpula ocorrida em Hanói, no Vietnã, em fevereiro, foi um fracasso. Recentemente, os norte-coreanos declararam que, na ausência de concessões americanas, o país mudaria de estratégia. Isso significa a retomada de teste de mísseis intercontinentais e nucleares.

Pyongyang quer que Washington apresente uma proposta para retomar as negociações de paz antes de 31 de dezembro. No sábado, entretanto, duas declarações confirmaram que a tensão está aumentando.

“A situação atual na península coreana é grave”, consideraram os presidentes dos EUA e da Coreia do Sul (Moon Jae-in), em uma conversa por telefone, segundo a imprensa sul-coreana. Além disso, o embaixador norte-coreano nas Nações Unidas, Kim Song, afirmou que “a questão da desnuclearização já não está mais sobre a mesa de negociações”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …