Lula dispara contra Globo e pede mais mobilização para evitar reformas de Temer

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (19) o monopólio dos meios de comunicação no país, e voltou a defender sua regulamentação como proposta para o programa de governo a ser apresentado para as eleições presidenciais do ano que vem.

“Quem quiser ter um programa para querer governar este país daqui para a frente terá de encarar a regulamentação dos meios de comunicação. Certamente, a família Marinho deve pensar que eu estou defendendo a censura, mas eu não quero censura, quem tem que fazer censura é o leitor, o espectador, o ouvinte”, afirmou o ex-presidente ao participar do Congresso do PCdoB em Brasília.

“Eu não quero os meios de comunicação como a televisão cubana, eu quero como a TV alemã, a francesa, eu quero que tenha liberdade, que tenha direito de resposta, que a oposição possa se manifestar, as universidades, os estudantes, os sindicatos possam se manifestar. Não é essas famílias mandarem na comunicação do país inteiro”, completou.

A declaração de Lula ganha importância porque neste momento a emissora da família Marinho está no alvo de um furacão político.

A Globo foi citada em julgamento do escândalo de corrupção da Fifa em Nova York, entre seis empresas de comunicação que pagam propina pelos direitos de transmissão dos jogos. A emissora foi citada em depoimento de Alejandro Buzarco, que era executivo da companhia de marketing argentina Torneos y Competencias AS.

Em discurso de 40 minutos, o ex-presidente Lula manifestou apoio à pré-candidatura de Manuela D’Ávila ao Planalto pelo PCdoB, criticou o governo Temer e alertou sobre a necessidade de mais mobilização para enfrentar a agenda neoliberal do governo.

Nós éramos contra o impeachment e ele aconteceu. Nós éramos contra a reforma trabalhista e ela aconteceu. Nós somos contra a reforma previdenciária e, se nós não tomarmos cuidado, ela vai acontecer”, afirmou.

Lula disse que o governo Temer se fundamenta em argumentos falsos para construir o discurso em defesa dessas reformas, que na verdade são retrocessos. Ele rebateu o argumento de que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estaria ultrapassada, porque foi aprovada no período do governo de Getúlio Vargas.

85% da CLT já tinha sido mudada pela luta dos trabalhadores, e eles sempre disseram que era preciso desmontar a CLT”, declarou.

O pré-sal e seu aproveitamento por multinacionais também foi alvo de Lula. “A Petrobras não é uma indústria de petróleo, mas de alavancagem do desenvolvimento do país. O passaporte do futuro acabou, agora vai ser o passaporte do pesadelo”, disse ainda, para depois atacar diretamente o governo Temer.

Eles não são políticos, eles são usurpadores, eles não tem compromisso com os brasileiros, têm compromisso com o mercado, querem destruir os bancos, é o desmonte da cidadania”, concluiu.

Ciberia // Brasil de Fato

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Fala como se não fosse o mentor desta corrupção que ainda assolam nosso Brasil. Vejam quantos processos recaem sobre seus ombros devido ao péssima gestão governamental e a institucionalidade da corrupção sitemica.

  2. Fala como se não tivesse tido a chance de tirar a hegemonia da Globo enquanto presidente, ao fechar com os japoneses ao invés doa europeus à época da TV digital. Fala como se as reformas nao estivessem na pauta da Dilma. Fala como se não fosse comparsa do Temer por anos. É um vendido, populista, incompetente e imundo!

  3. Renato e Antonio, creio que erros ocorreram no governo Lula, mas há de convir que a expectativa na época do seu governo eram auvissareiras. O sistema politico existente obriga o mandante ter no congresso um espaço de negociação, isto carrega consequencias. Agora ficar defendendo, de forma dissimulada, o governo Temer é inaceitável, governo que está entregando as riquezas do Brasil.
    Pensem e não apenas reproduzam, o discurso do mercado, cujo propulsor é a ganância, que não tem limite
    Luiz Francisco

  4. Seja coerente senhor Luiz Francisco, a partir do momento em que vc defende corruptos como Lula vc perde totalmente a razão, ou será que a corrupção só existe se o infalível Lula não estiver envolvido?? Cadeia pra Lula, Palocci, Zé Dirceu, Temer, Aécio, Cunha e todos mais que estão mergulhados neste mar de lama da corrupção no Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …