Lula: “Não vou fugir. Não vou me matar. Não tenho medo de nada”

Lula Marques / Agência PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo concedida na última terça-feira (27) e publicada nesta quinta-feira (1º), o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva falou sobre sua candidatura, a possibilidade da prisão, a suposta perseguição política, entre outros assuntos.

“Se eu não acreditasse na possibilidade de a Justiça rever o crime cometido contra mim pelo [juiz Sergio] Moro, [que o condenou à prisão] e pelo TRF-4 [Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou a sentença], eu não precisaria fazer política”, declarou à coluna.

Sobre o processo que sofre, Lula falou: “Houve mentira na denúncia [feita pela] imprensa [que revelou a existência do tríplex], no inquérito da Polícia Federal, na acusação do Ministério Público Federal, na sentença do Moro e na confirmação do TRF-4”.

Sobre a sua candidatura, Lula insistiu: “Só tem unanimidade hoje no meio político as pessoas não querem que Lula seja candidato. O Temer não quer, o Alckmin não quer, o Ciro não quer. Eles pensam: ‘ele [Lula] vai para o segundo turno e pode até ganhar no primeiro. Se ele não for candidato, em vez de uma vaga no segundo turno, podemos disputar duas’. Aumenta a chance de todo mundo”.

Sobre a sua relação com os meios de comunicação, Lula revelou: “Duvido que em algum momento da história desse país um presidente tenha tratado os meios de comunicação com a deferência e a ‘republicanidade’ que eu tratei. Eu tinha uma relação maravilhosa com o velho [Octavio] Frias [de Oliveira, publisher da Folha morto em 2007]. Eu tratei bem o Estadão. Eu tratei bem o Jornal do Brasil, a Globo, a Bandeirantes, o SBT, a Record. Você há de convir que tenho comportamento exemplar no meu tratamento com a imprensa brasileira. Mas acho que eles não são honestos na cobertura”.

Sobre o seu governo: “Eu tenho orgulho de dizer que o meu governo foi o período em que os empresários mais ganharam dinheiro, os trabalhadores mais ganharam aumento de salário, em que geramos mais empregos, em que houve menos ocupação no campo, na cidade, e menos greve. Eu trago comigo essa honraria de saber conviver com a sociedade brasileira. E de repente eu vejo o tal do mercado assustado com o Lula. E eu fico pensando, quem é esse mercado? Não pode ser os donos do Itaú. Não pode ser os donos do Bradesco, do Santander”.

Sobre a Operação Lava Jato, Lula lembrou: “Muita gente pensa que eu sou contra a Operação Lava Jato. Eu tenho orgulho de pertencer a um partido e a um governo que criou os mecanismos mais eficientes de combate à lavagem de dinheiro e à corrupção nesse país. Não foi ninguém de direita, não. Fomos nós”.

Lula falou também sobre influências externas na política brasileira: “Não sei se você já tem uma compreensão sociológica de junho de 2013 [mês de grandes manifestações no país]. O Brasil virou protagonista demais. E ali eu acho que começava o processo de tentar dar um jeito no Brasil”.

Sobre as provas contra ele, Lula foi definitivo: “Você deveria estar perguntando é se eles vão conseguir juntar uma prova de cinco centavos contra mim. Esse é o dilema. Eu não tenho que encontrar saída. O que vocês da imprensa têm que pedir são provas. Vocês não podem retratar “ipsis litteris” [como está escrito] a mentira da Polícia Federal. Essa gente está me acusando há cinco anos. Essa gente não sabe o mal que causou à minha família. Eu tenho todos os meus filhos desempregados. Todos. E ninguém consegue arrumar emprego”.

E sobre o Palocci: “O Palocci demonstrou gostar de dinheiro. Quem faz delação quer ficar com uma parte daquilo de que se apoderou. Não vejo outra explicação. Ou quer a liberdade. Se fosse só por liberdade o [ex-tesoureiro do PT João] Vaccari não tinha feito a carta que fez nesta semana [inocentando Lula no caso do tríplex]. Porque é o cara que está preso há mais tempo. E está demonstrando que caráter e dignidade não são compráveis”.

Sobre abrir a possibilidade de outra candidatura que não a dele: “Não abro. Não abro. Se eu fizer isso, minha filha, eu tô dando o fato como consumado. Eu vou brigar até ganhar. E só vou aventar a possibilidade de outra candidatura quando for confirmado definitivamente que não sou candidato”.

Lula falou também como ele acha que serão as próximas eleições: “Eu, se entendo um pouco de política, vou dizer uma coisa: a disputa deverá ser outra vez entre tucanos e PT”.

Sobre a possibilidade de ser preso, Lula falou: “Eu estou preparado. Estou tranquilo. E tenho certeza de que vou ser absolvido e de que não vou ser preso. Tô me preparando. Levanto todos os dias às 5h da manhã, faço duas horas e meia de ginastica, tomo whey [complexo de proteínas] todo dia para ficar bem forte. E vou levando a vida assim. Eu não tenho essa perspectiva nem de me matar nem de fugir do Brasil. E vou ficar aqui. Aqui eu nasci, aqui é o meu lugar. Eu não tenho medo de nada. Só de trair o povo desse país. É por isso que eu estou aqui, fazendo a minha guerra”.

Sobre como imaginava a sua vida hoje, Lula disse: “Eu imaginei tranquilidade, querida. Eu imaginei viver meu fim de vida com a dona Marisa, cuidar dos filhos que eu não tive tempo de cuidar e viver. Não me deixaram ou não estão me deixando. Eu poderia abaixar a cabeça e ficar pedindo favor, ajuda. Não vou, querida. Não vou porque estou certo”.

No final, Lula voltou a citar a mãe, Dona Lindu: “A minha educação é a de uma mulher [a mãe, dona Lindu] que viveu e morreu analfabeta. E ela dizia ‘não baixe a cabeça nunca a ninguém. Nunca roube uma laranja, mas não baixe a cabeça’. E é isso o que vai me fazer seguir em frente”.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A Monica “Lula” Bergamo continua tentando expor aos brasileiros que Luiz Inácio é o melhor político para o Brasil.
    Gostaria de entender o porque.
    Na coluna do Boechat, na rádio Band, inevitavelmente, esta senhora sempre procura mostrar que Lula ainda é o melhor “quadro” para nosso Pais.
    A partir do momento em que chama Lula de “presidente”, verifica-se a sua indomável vontade de fazer renascer algo que não existe mais no coração da maioria da população brasileira: vontade de ver Luiz Inacio novamente como presidente.
    Esta senhora jornalista jamais comenta sobre as atrocidades que este sujeito produziu contra nosso Pais, e a seu favor e dos seus “pequeruchos”.
    Passa da hora do senhor Boechat dar um “stop” nessa jornalista…e mostrar realmente quem é Lula…

  2. Como esse senhor mente, e mente descaradamente. E o que mais deixa nos indignados é que ainda existe espaço na mídia para dizer que não cometeu nenhuma ilicitude, embora os fatos provem que sim. O legado catastrofístico deixado por esse senhor ao País não tem precedente em nossa história.
    É conhecido de todos a herança maldita de um governo simplesmente perdulário do pt.

    • Explique para nós qual foi exatamente esse “legado catastrófico” deixado especificamente pelo Lula. Se foi tão “catastrófico” vc vai ter facilidade em explicar o que pode ter feito, pessoalmente, de tão grave que possa nos fazer esquecer que tirou mais de 36 milhões de pessoas da miséria absoluta (mais que todos os atuais refugiados do mundo, o dobro da população da Síria), que levou o Brasil a ser reconhecido pela FAO como o país que combatia a fome com mais eficiência, que levou o país a ser a 7a. maior potência do mundo, que ajudou a fundar o BRICS e a ser respeitado no mundo, que elevou as nossas reservas de 37 bilhões (emprestados do FMI) para mais de 370 bilhões e, principalmente, que criou todos os instrumentos que hoje possibilitam o combate à corrupção – dois quais ele próprio acabou como vítima. Explique como foi que quase 90% da população aprovou o governo dele (recorde em países democráticos) e porque fizeram até estátua dele nos jardins da UNESCO, ao lado da do Lincoln. Explique também por que todos os principais jornais do mundo (New York Times, Le Monde, etc.) acreditam que não houve justiça no julgamento do Lula.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …