Maionese é nojenta (e os cientistas concordam)

A maionese é um ingrediente muito comum em lanches, desde opções caseiras até sanduíches considerados mais lights e saudáveis, e nem preciso falar dos restaurantes de fast food. Inclusive, alternativas veganas costumam conter o que é chamado de “maionese vegana”.

Bom, então todo o mundo deve gostar de maionese, não é mesmo? Ela é muito prevalecente, e certamente é deliciosa. Aparentemente, no entanto, uma boa porcentagem da população tem puro nojo de maionese. A ciência explica por quê.

Paul Rozin, professor de psicologia da Universidade da Pensilvânia (EUA), estuda o sentimento de nojo (ou aversão) desde a década de 1980.

Além de ser um especialista no assunto, Rozin também é o pesquisador que inventou a frase “masoquismo benigno” para explicar por que algumas pessoas gostam da sensação de queimação trazida por pimentas.

O nojo, explica Rozin, originalmente evoluiu como uma forma de manter os seres humanos seguros. Ficar perto dos excrementos uns dos outros, por exemplo, é uma excelente maneira de espalhar doenças, então aprendemos muito cedo a evitar certas coisas.

A aversão é diferente do simples desgosto. Você pode não gostar muito de maçãs, por exemplo, e ainda tomar uma bebida que contenha uma fatia da fruta (mesmo que resolver tirá-la do copo). Agora, se você encontrasse uma barata em sua bebida, com certeza a deixaria de lado, mesmo depois de retirar o bicho do coquetel.

Esse sentimento é a aversão ou nojo e, embora possa ter se originado em fezes, é generalizado para incluir a maioria dos fluidos corporais e, dependendo do indivíduo, certos alimentos. E o nojo é o que algumas pessoas sentem pela maionese.

O problema da maionese

Antes de mais nada: isso é realmente algo que importa? Quem não gosta de maionese?! “A porcentagem de pessoas que não gostam de maionese é próxima de 20% – não é trivial”, afirma Herbert Stone, um consultor sensorial de alimentos.

Embora Stone não consiga colocar um número preciso sobre quantas pessoas simplesmente não curtem maionese e quantas realmente têm nojo dela, a maionese consegue polarizar gostos em todo o mundo.

“Você encontrará esse tipo de polarização em outros países além dos EUA, ao redor do mundo. Não apenas na Europa Ocidental – você também encontrará um grau semelhante de desagrado na Ásia”, acrescenta Stone, que entre outras coisas consultou a marca de maionese Hellmann’s.

Até onde Rozin sabe, ninguém fez um estudo especificamente sobre o nojo de maionese, mas, com base em sua pesquisa anterior sobre a aversão, ele postula que é a textura do alimento a culpada.

Sua qualidade viscosa é o tipo de textura semelhante a de alguns fluidos comumente considerados nojentos, como os que escorrem de uma carcaça apodrecida. O nojo tende a alinhar fortemente com nossa revolta sobre fluidos corporais, e a aparência cremosa da maionese suscita algumas comparações infelizes.

Existe um motivo, enraizado na ciência alimentar, para incluir maionese em sanduíches – os alimentos úmidos são mais saborosos. A umidade ajuda a saliva em nossa boca a trabalhar de forma mais eficaz e carrega mais sabores do que alimentos secos.

Mas há boas notícias: a maionese não é o único condimento que pode deixar um alimento “molhadinho”. Azeite, vinagre, mostarda, geleia de pimenta, molho barbecue… Muitos outros também têm essa função, e não exigem nenhuma combinação com a maionese.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …