Marca espanhola cria sapato feito de lixo retirado dos oceanos

O lixo nos oceanos é um problema de longa data e soma-se de forma proporcional ao nosso consumo. A prática de despejar nosso lixo nos mares tem causado danos para inúmeras espécies marinhas, como as tartarugas e baleias.

Para ajudar a combater os danos e se posicionar como uma referência no mercado, a marca espanhola Ecoalf lançou uma nova coleção de sapatos, batizada de Shao, que é produzida a partir de lixo resgatado do oceano e de rios. Garrafas plásticas recolhidas nas costas do mar Mediterrâneo são a principal matéria-prima.

Para produzir cada sapato, é necessário recolher pelo menos 5 garrafas de plástico, que demorariam aproximadamente 500 anos para se decompor naturalmente – isto se não acabasse antes no estômago de algum animal.

As solas dos sapatos, por sua vez, são compostas a partir de uma alga, que é transformada em um material semelhante a espuma. A remoção do excesso de algas também é benéfica para os oceanos, já que o desequilíbrio nos habitats marinhos provocado pelo excesso de algas é um problema conhecido.

O Shao tem um design minimalista, o que permite sua produção em massa de forma tão eficiente quanto possível, tendo em consideração a limitada matéria prima que usa.

(cv) Ecoalf

O processo produz zero resíduos“, salienta a marca espanhola. “Utilizamos apenas dois materiais, e produzimos a sola de modo a reduzir o número de etapas na cadeia de fornecimento a apenas uma. Não há cordões, não há palmilha, e até nosso logotipo é impresso em uma quantidade mínima de tecido”.

O programa de recolha teve início em 2015, no porto de Alicante (sudeste espanhol), e se estendeu a 52 portos da costa, num processo que envolve mais de 3 mil pescadores e que já retirou do oceano mais de 250 toneladas de lixo. Em 2017, a Ecoalf estendeu o programa à Tailândia, a pedido do governo do país.

A nova coleção Shao estará disponível a partir de setembro na loja online da marca, na qual poderá encontrar vários outros modelos e opções a um preço equivalente ao de uma marca normal – provando que é possível nos preocuparmos com a natureza sem pagar mais por isso.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com popularidade a mil, Signal vai contratar mais pessoas e otimizar recursos

Recentemente, o Canaltech noticiou que um simples tweet publicado pelo empresário Elon Musk fez com que o Signal, um mensageiro instantâneo conhecido por respeitar a privacidade de seus usuários e ser 100% em código aberto, …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Bolsonaro colocou vida de brasileiros em risco, diz Human Rights Watch

O novo relatório mundial da ONG Human Rights Watch (HRW) de 2021 acusa o presidente Jair Bolsonaro de tentar sabotar os esforços para retardar a disseminação da Covid-19 no Brasil e investir em políticas …

Novo navio insígnia da Rússia é considerado 'maior ameaça' pelo Ocidente

Com novos mísseis, modernos equipamentos a bordo e uma capacidade de combate única, o cruzador nuclear pesado do projeto 1144 Orlan, Admiral Nakhimov, deverá assumir o posto de navio insígnia da Marinha russa em 2022. O …

Biden anuncia pacote de estímulo de quase US$ 2 trilhões

Para revitalizar a maior economia do mundo em meio à pandemia, "Plano de resgate americano" apresentado pelo presidente eleito inclui auxílio a desempregados e escolas e investimento na vacinação. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe …

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …