Jogadora Marta é nomeada embaixadora da ONU

(dv) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD

A jogadora Marta

Maior nome do futebol feminino e eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, Marta Vieira da Silva foi nomeada pela ONU Mulheres Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte.

A atacante e camisa 10 da seleção brasileira de futebol feminino vai lutar pela igualdade de gênero e o empoderamento feminino no esporte, em especial no futebol, criado e dominado pelos homens.

Em comunicado à imprensa, a ONU definiu Marta como um modelo excepcional para mulheres e meninas do mundo inteiro. “Sua experiência de vida conta uma história poderosa do que pode ser alcançado com determinação, talento e coragem”, declarou Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres.

A atleta do Orlando Pride, equipe da Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos, disse ser uma honra defender os interesses da ONU Mulheres. Marta afirmou também que o esporte é uma ferramenta com grande potencial para empoderar mulheres e meninas.

“Estou totalmente comprometida em trabalhar com a ONU Mulheres para garantir que mulheres e meninas em todo o mundo tenham as mesmas oportunidades que homens e meninos têm para realizar seu potencial. Eu sei, a partir da minha experiência de vida, que o esporte é uma ferramenta fantástica para o empoderamento”, afirmou Marta.

“Em todo o mundo, hoje, as mulheres estão demonstrando que podem ter sucesso em papeis e posições anteriormente mantidas para os homens. A participação das mulheres no esporte e na atividade física não é exceção”, completou.

Historicamente, mulheres e meninas têm menos oportunidades, menos incentivos e sofrem discriminação – até assédio sexual – quando praticam esporte. A diferença salarial entre homens e mulheres é chocante.

Um exemplo disso é o investimento que a última Copa do Mundo Feminina de Futebol, realizada no Canadá, em 2015, recebeu: 15 milhões de dólares, contra 576 milhões de dólares investidos na Copa do Mundo de Futebol Masculino, em 2014, no Brasil.

Marta marcou 15 gols na Copa do Mundo de 2015, tornando-se a maior pontuadora da história do torneio.

Apenas mais um recorde para uma carreira brilhante, que começou em campinhos de várzea no município de Dois Riachos (AL), onde Marta jogava futebol de rua sem sapatos e precisava driblar – literalmente, digna de gritos de olé – os garotos que torciam o nariz para a menina que era melhor com a bola nos pés do que os meninos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …