Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

CCRG.OASA / Facebook

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de observação climática, e se tornou assunto nas redes sociais.

O fenômeno ocorreu por volta das 21h35, de acordo com testemunhas. Uma delas é o produtor cultural Roberlan Araújo, morador de Ituberá, que falou ao G1. “Primeiro, sentimos um estrondo muito forte, seguido de um tremor”, relata. Ele contou que os móveis de sua casa chacoalharam e logo após “todos estavam na rua se perguntando o que havia acontecido”. O objeto caiu “entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo”, disse.

Além de Ituberá, outras cidades da Bahia, próximas a Salvador, também brilharam sob a luz da explosão durante a noite, tais como Ipirá e Itaberaba.

Embora o estrondo e tremor possam ser assustadores para os habitantes, a queda do meteoro em si não representou nenhum perigo à população, já que não se trata de um objeto grande. Ademais, pouca coisa resta de meteoros pequenos como este após atravessar a atmosfera terrestre — muitas vezes eles vaporizam por completo durante a explosão.

Por outro lado, o tremor, causado pelo deslocamento do ar após a explosão, pode apresentar algum risco. Dependendo da intensidade, janelas podem se quebrar e resultar em alguns ferimentos leves, como ocorreu em 2013, no episódio do meteoro que caiu em Chelyabinsk, Rússia.

Felizmente, é algo raro de acontecer e não foi o caso nessa vez.

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), o bólido seguiu uma trajetória de leste para oeste, surgindo região do município de Tapeorá e foi até a cidade de Burietá. Entretanto, o BRAMON avisa que esta trajetória é resultado de um cálculo preliminar, que pode ser refinado através de uma análise mais detalhada dos vídeos.

Até o momento de redação desta matéria, ainda não houve uma atualização por parte do BRAMON. Também ainda não há estimativa do tamanho e massa do meteoro.

Esse não foi o único caso de bólido na Bahia. No dia 19 de outubro, outro meteoro explodiu e foi visto nas cidades de Curaçá e Paulo Afonso, ambas no norte do estado baiano, além de alguns municípios de Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco. Também não houve nenhum risco para os moradores naquela ocasião.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pela primeira vez, Trump admite deixar a Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou pela primeira vez que deixará a Casa Branca caso o Colégio Eleitoral vote no democrata Joe Biden, embora mantenha sua tese de que houve fraude na eleição …

Mutação da Covid-19: Premiê da Dinamarca chora e se desculpa por massacre de visons

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, 43 anos, se desculpou pessoalmente nesta quinta-feira por sua gestão da pandemia. Enxugando as lágrimas, ela reconheceu que seu governo errou ao determinar o massacre de milhares de …

Herdeira da Disney diz que "tinha vergonha do sobrenome" ao falar de doação milionária

Abigail Edna Disney cresceu com muita vergonha do sobrenome que ostentava. Desde pequena, mais precisamente depois que completou dez anos, percebeu que o tamanho do patrimônio da família não condizia com a realidade da maioria …

Arqueólogos revelam restos mortais de cachorro de 8.400 anos descoberto na Suécia

Após vários meses de meticulosos trabalhos de escavação, foram finalmente revelados os restos mortais de um cachorro, de uma raça há muito tempo desaparecida, enterrado há mais de 8.400 anos na Suécia ao lado de …

“Cogumelos mágicos” são 4x melhores do que antidepressivos, descobre estudo

Quando a psilocibina, a molécula psicodélica descoberta nos cogumelos mágicos (Psilocybe cubensis), é usada durante a psicoterapia, parece possuir efeitos antidepressivos rápidos, substanciais e duradouros contra a depressão maior, de acordo com um novo ensaio …

Sem Trump, Putin e Bolsonaro ensaiam aproximação

Moscou sabe que a troca de poder na Casa Branca abre brecha na política externa brasileira. O elogio do presidente russo às "qualidades masculinas" de Bolsonaro pode ser apenas o primeiro sinal de uma aproximação. "O …

Crimes por preconceito de cor, raça ou orientação sexual podem ter punição maior

Projeto passa no Senado e vai à Câmara, mas falta definir tamanho da pena. Proposta entrou na pauta a pedido de Paulo Paim para "dar uma resposta" ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas. Falta a …

Vacinação contra a Covid-19 será obrigatória em voos da companhia aérea australiana Qantas

A vacina contra a Covid-19 ainda não está pronta, mas as companhias aéreas já começam a se preparar. É o caso da australiana Qantas, que anunciou a futura exigência de um certificado de vacinação …

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros recorram a pesticidas. A utilização de produtos químicos, no entanto, é nociva …

França aprova projeto de lei que prevê punir filmagem de policiais em ação

Deputados franceses aprovaram nesta terça-feira (24), em primeira leitura, o polêmico projeto de lei sobre a "segurança global", que prevê punir a gravação e divulgação de policiais em ação. O texto será votado pelo …