Ex-presidente Michel Temer é preso dentro da Operação Lavo-Jato

Uma força-tarefa da Operação Lava-Jato prendeu na manhã desta quinta-feira o ex-presidente Michel Temer (2016-2018) na cidade de São Paulo após a ordem expedida pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, que também solicitou a detenção do ex-ministro Moreira Franco, colaborador do ex-presidente e correligionário do MDB.

O Ministério Público Federal chegou a solicitar duas vezes ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquéritos contra Temer por corrupção, mas o Congresso Nacional se negou a autorizar os procedimentos, por isso que todas as causas contra o ex-presidente dependiam da perda do foro privilegiado ao final de seu mandato.

O anúncio da prisão do ex-presidente brasileiro Michel Temer, nesta quinta-feira (21), repercutiu imediatamente na imprensa internacional. Vários jornais noticiaram e comentaram a detenção do ex-chefe de Estado.

“O ex-presidente brasileiro Michel Temer foi preso em uma investigação anticorrupção”, deu em manchete o canal de televisão France 24 logo após o anúncio.

A emissora francesa explica que o ex-chefe de Estado foi detido como parte da investigação Lava Jato, “a mesma que levou vários políticos e empresários à prisão, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva“.

“Trata-se do segundo presidente brasileiro que caiu na malha do Lava Jato”, insiste o jornal francês Les Echos, enquanto o argentino El Clarín e o vespertino francês Le Monde lembram que a investigação tornou público “o maior escândalo de corrupção da história do Brasil”.

Já o diário português Público explica que “Temer é alvo de dez inquéritos movidos pela Lava Jato” e afirma que desde quarta-feira (20) a polícia já tentava localizar o ex-presidente.

O jornal português também lembra que enquanto esteve no cargo, o ex-chefe de Estado foi alvo de outras acusações da Procuradoria-Geral da República, inclusive nos últimos dias de mandato, “mas o Congresso impediu sempre que o então presidente pudesse ir a julgamento”.

Todos os jornais lembram que Temer, 78 anos, foi vice-presidente de Dilma Rousseff (PT) e a substituiu no cargo em 2016 após o impeachment da ex-chefe de Estado por manipulação das contas públicas. Mas há décadas faz parte do tabuleiro político brasileiro.

“Raposa velha da política e cacique do PMDB, que se tornou MDB, Temer parecia inoxidável enquanto estava no cargo e conseguiu duas vezes se livrar da ameaça de destituição”, analisa o jornal belga La Libre. “Ele se agarrou ao poder e dedicou toda a sua energia negociando com seus aliados políticos para salvar seu mandato”.

Já o jornal norte-americano The New York Times se interessou pelo impacto da notícia no mercado financeiro, apontando que a moeda brasileira perdeu 1% e que a Bolsa de São Paulo caiu 1,5% logo após o anúncio. “Os mercados caem no Brasil com a prisão de Temer”, completa a agência de notícias Bloomberg.

CIBERIA // RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …