Ex-presidente Michel Temer é preso dentro da Operação Lavo-Jato

Uma força-tarefa da Operação Lava-Jato prendeu na manhã desta quinta-feira o ex-presidente Michel Temer (2016-2018) na cidade de São Paulo após a ordem expedida pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, que também solicitou a detenção do ex-ministro Moreira Franco, colaborador do ex-presidente e correligionário do MDB.

O Ministério Público Federal chegou a solicitar duas vezes ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquéritos contra Temer por corrupção, mas o Congresso Nacional se negou a autorizar os procedimentos, por isso que todas as causas contra o ex-presidente dependiam da perda do foro privilegiado ao final de seu mandato.

O anúncio da prisão do ex-presidente brasileiro Michel Temer, nesta quinta-feira (21), repercutiu imediatamente na imprensa internacional. Vários jornais noticiaram e comentaram a detenção do ex-chefe de Estado.

“O ex-presidente brasileiro Michel Temer foi preso em uma investigação anticorrupção”, deu em manchete o canal de televisão France 24 logo após o anúncio.

A emissora francesa explica que o ex-chefe de Estado foi detido como parte da investigação Lava Jato, “a mesma que levou vários políticos e empresários à prisão, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva“.

“Trata-se do segundo presidente brasileiro que caiu na malha do Lava Jato”, insiste o jornal francês Les Echos, enquanto o argentino El Clarín e o vespertino francês Le Monde lembram que a investigação tornou público “o maior escândalo de corrupção da história do Brasil”.

Já o diário português Público explica que “Temer é alvo de dez inquéritos movidos pela Lava Jato” e afirma que desde quarta-feira (20) a polícia já tentava localizar o ex-presidente.

O jornal português também lembra que enquanto esteve no cargo, o ex-chefe de Estado foi alvo de outras acusações da Procuradoria-Geral da República, inclusive nos últimos dias de mandato, “mas o Congresso impediu sempre que o então presidente pudesse ir a julgamento”.

Todos os jornais lembram que Temer, 78 anos, foi vice-presidente de Dilma Rousseff (PT) e a substituiu no cargo em 2016 após o impeachment da ex-chefe de Estado por manipulação das contas públicas. Mas há décadas faz parte do tabuleiro político brasileiro.

“Raposa velha da política e cacique do PMDB, que se tornou MDB, Temer parecia inoxidável enquanto estava no cargo e conseguiu duas vezes se livrar da ameaça de destituição”, analisa o jornal belga La Libre. “Ele se agarrou ao poder e dedicou toda a sua energia negociando com seus aliados políticos para salvar seu mandato”.

Já o jornal norte-americano The New York Times se interessou pelo impacto da notícia no mercado financeiro, apontando que a moeda brasileira perdeu 1% e que a Bolsa de São Paulo caiu 1,5% logo após o anúncio. “Os mercados caem no Brasil com a prisão de Temer”, completa a agência de notícias Bloomberg.

CIBERIA // RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …