Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

Utah Department of Public Safety

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais.

O escritório de administração fundiária do estado de Utah afirmou haver recebido “relatos confiáveis” de que o objeto fora removido por desconhecidos na noite de sexta-feira.

“O escritório não retirou a escultura, porque considera ser uma propriedade privada”, ressaltou a autoridade, em comunicado. “Não investigamos delitos relacionados à propriedade privada”, frisou, ressaltando que isso é tarefa do departamento de polícia local.

A estrutura metálica de mais de 3,5 metros de altura foi descoberta em meados de novembro por servidores públicos locais no deserto no sul de Utah, quando sobrevoavam a área de helicóptero para monitorar carneiros selvagens. Após pousar para investigar, os membros da tripulação do Departamento de Segurança Pública de Utah encontraram o “monolito de metal fincado no solo”, mas “nenhuma indicação óbvia” de quem poderia tê-lo colocado no local.

A notícia da descoberta rapidamente se tornou viral na internet, e muitos notaram a semelhança do objeto com os estranhos monolitos que aparecem no famoso filme de ficção científica de Stanley Kubrick de 1968, 2001: Uma Odisseia no Espaço.

“Natureza voltou a seu estado original”

Apesar de as autoridades se recusarem a revelar a localização do objeto por medo de que hordas de curiosos se aproximassem do local, uma corrida pela internet foi lançada para descobrir a localização do objeto. Um usuário da plataforma online Reddit afirma ter conseguido determinar a localização com base nas formações rochosas ao fundo das imagens.

Ele compartilhou uma localização do Google Earth com uma pequena estrutura. Segundo o internauta, a coluna foi fotografada pela primeira vez pelo Google em 2016.

O usuário do Instagram David Surber relatou que fez uma peregrinação ao pilar de metal usando as coordenadas publicadas no Reddith. “Aparentemente, o monólito desapareceu”, escreveu ele mais tarde na rede social. “Suspeito que a natureza voltou ao seu estado original”, disse.

Alguns observadores notaram a semelhança do objeto com a obra de vanguarda de John McCracken, um artista americano que viveu por um tempo no estado vizinho de Novo México e morreu em 2011.

Seu filho, Patrick McCracken, disse recentemente ao The New York Times que seu pai lhe disse em 2002 que adoraria “deixar suas obras em ambientes perdidos para serem descobertas mais tarde”.

E no início desta semana, David Zwirner, o representante legal de McCracken, disse que o misterioso monolito pode ser obra do artista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …