Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

Utah Department of Public Safety

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais.

O escritório de administração fundiária do estado de Utah afirmou haver recebido “relatos confiáveis” de que o objeto fora removido por desconhecidos na noite de sexta-feira.

“O escritório não retirou a escultura, porque considera ser uma propriedade privada”, ressaltou a autoridade, em comunicado. “Não investigamos delitos relacionados à propriedade privada”, frisou, ressaltando que isso é tarefa do departamento de polícia local.

A estrutura metálica de mais de 3,5 metros de altura foi descoberta em meados de novembro por servidores públicos locais no deserto no sul de Utah, quando sobrevoavam a área de helicóptero para monitorar carneiros selvagens. Após pousar para investigar, os membros da tripulação do Departamento de Segurança Pública de Utah encontraram o “monolito de metal fincado no solo”, mas “nenhuma indicação óbvia” de quem poderia tê-lo colocado no local.

A notícia da descoberta rapidamente se tornou viral na internet, e muitos notaram a semelhança do objeto com os estranhos monolitos que aparecem no famoso filme de ficção científica de Stanley Kubrick de 1968, 2001: Uma Odisseia no Espaço.

“Natureza voltou a seu estado original”

Apesar de as autoridades se recusarem a revelar a localização do objeto por medo de que hordas de curiosos se aproximassem do local, uma corrida pela internet foi lançada para descobrir a localização do objeto. Um usuário da plataforma online Reddit afirma ter conseguido determinar a localização com base nas formações rochosas ao fundo das imagens.

Ele compartilhou uma localização do Google Earth com uma pequena estrutura. Segundo o internauta, a coluna foi fotografada pela primeira vez pelo Google em 2016.

O usuário do Instagram David Surber relatou que fez uma peregrinação ao pilar de metal usando as coordenadas publicadas no Reddith. “Aparentemente, o monólito desapareceu”, escreveu ele mais tarde na rede social. “Suspeito que a natureza voltou ao seu estado original”, disse.

Alguns observadores notaram a semelhança do objeto com a obra de vanguarda de John McCracken, um artista americano que viveu por um tempo no estado vizinho de Novo México e morreu em 2011.

Seu filho, Patrick McCracken, disse recentemente ao The New York Times que seu pai lhe disse em 2002 que adoraria “deixar suas obras em ambientes perdidos para serem descobertas mais tarde”.

E no início desta semana, David Zwirner, o representante legal de McCracken, disse que o misterioso monolito pode ser obra do artista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …