Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

Utah Department of Public Safety

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais.

O escritório de administração fundiária do estado de Utah afirmou haver recebido “relatos confiáveis” de que o objeto fora removido por desconhecidos na noite de sexta-feira.

“O escritório não retirou a escultura, porque considera ser uma propriedade privada”, ressaltou a autoridade, em comunicado. “Não investigamos delitos relacionados à propriedade privada”, frisou, ressaltando que isso é tarefa do departamento de polícia local.

A estrutura metálica de mais de 3,5 metros de altura foi descoberta em meados de novembro por servidores públicos locais no deserto no sul de Utah, quando sobrevoavam a área de helicóptero para monitorar carneiros selvagens. Após pousar para investigar, os membros da tripulação do Departamento de Segurança Pública de Utah encontraram o “monolito de metal fincado no solo”, mas “nenhuma indicação óbvia” de quem poderia tê-lo colocado no local.

A notícia da descoberta rapidamente se tornou viral na internet, e muitos notaram a semelhança do objeto com os estranhos monolitos que aparecem no famoso filme de ficção científica de Stanley Kubrick de 1968, 2001: Uma Odisseia no Espaço.

“Natureza voltou a seu estado original”

Apesar de as autoridades se recusarem a revelar a localização do objeto por medo de que hordas de curiosos se aproximassem do local, uma corrida pela internet foi lançada para descobrir a localização do objeto. Um usuário da plataforma online Reddit afirma ter conseguido determinar a localização com base nas formações rochosas ao fundo das imagens.

Ele compartilhou uma localização do Google Earth com uma pequena estrutura. Segundo o internauta, a coluna foi fotografada pela primeira vez pelo Google em 2016.

O usuário do Instagram David Surber relatou que fez uma peregrinação ao pilar de metal usando as coordenadas publicadas no Reddith. “Aparentemente, o monólito desapareceu”, escreveu ele mais tarde na rede social. “Suspeito que a natureza voltou ao seu estado original”, disse.

Alguns observadores notaram a semelhança do objeto com a obra de vanguarda de John McCracken, um artista americano que viveu por um tempo no estado vizinho de Novo México e morreu em 2011.

Seu filho, Patrick McCracken, disse recentemente ao The New York Times que seu pai lhe disse em 2002 que adoraria “deixar suas obras em ambientes perdidos para serem descobertas mais tarde”.

E no início desta semana, David Zwirner, o representante legal de McCracken, disse que o misterioso monolito pode ser obra do artista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …