Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

Utah Department of Public Safety

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais.

O escritório de administração fundiária do estado de Utah afirmou haver recebido “relatos confiáveis” de que o objeto fora removido por desconhecidos na noite de sexta-feira.

“O escritório não retirou a escultura, porque considera ser uma propriedade privada”, ressaltou a autoridade, em comunicado. “Não investigamos delitos relacionados à propriedade privada”, frisou, ressaltando que isso é tarefa do departamento de polícia local.

A estrutura metálica de mais de 3,5 metros de altura foi descoberta em meados de novembro por servidores públicos locais no deserto no sul de Utah, quando sobrevoavam a área de helicóptero para monitorar carneiros selvagens. Após pousar para investigar, os membros da tripulação do Departamento de Segurança Pública de Utah encontraram o “monolito de metal fincado no solo”, mas “nenhuma indicação óbvia” de quem poderia tê-lo colocado no local.

A notícia da descoberta rapidamente se tornou viral na internet, e muitos notaram a semelhança do objeto com os estranhos monolitos que aparecem no famoso filme de ficção científica de Stanley Kubrick de 1968, 2001: Uma Odisseia no Espaço.

“Natureza voltou a seu estado original”

Apesar de as autoridades se recusarem a revelar a localização do objeto por medo de que hordas de curiosos se aproximassem do local, uma corrida pela internet foi lançada para descobrir a localização do objeto. Um usuário da plataforma online Reddit afirma ter conseguido determinar a localização com base nas formações rochosas ao fundo das imagens.

Ele compartilhou uma localização do Google Earth com uma pequena estrutura. Segundo o internauta, a coluna foi fotografada pela primeira vez pelo Google em 2016.

O usuário do Instagram David Surber relatou que fez uma peregrinação ao pilar de metal usando as coordenadas publicadas no Reddith. “Aparentemente, o monólito desapareceu”, escreveu ele mais tarde na rede social. “Suspeito que a natureza voltou ao seu estado original”, disse.

Alguns observadores notaram a semelhança do objeto com a obra de vanguarda de John McCracken, um artista americano que viveu por um tempo no estado vizinho de Novo México e morreu em 2011.

Seu filho, Patrick McCracken, disse recentemente ao The New York Times que seu pai lhe disse em 2002 que adoraria “deixar suas obras em ambientes perdidos para serem descobertas mais tarde”.

E no início desta semana, David Zwirner, o representante legal de McCracken, disse que o misterioso monolito pode ser obra do artista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …