Há alguns anos, várias empresas investiram nos televisores equipados com a tecnologia 3D, sendo que muitos consumidores embarcaram nessa onda. Mas o que parecia ser bastante promissor, acabou no esquecimento.
A tecnologia que foi lançada no início da década não caiu no gosto dos consumidores, como era esperado. Agora, no entanto, o recurso deverá ser realmente banido dos novos aparelhos, já que as últimas empresas que ainda apostavam na tecnologia, como a LG e Sony, não irão mais fabricar aparelhos em 3D.
“A capacidade 3D nunca foi universalmente abraçada na indústria para uso doméstico e simplesmente não é um fator na hora de selecionar uma nova TV”, explica Tim Alessi, diretor de desenvolvimento de novos produtos da LG em entrevista.
“Pesquisas mostraram que não é uma das principais considerações de compra e outras informações indicavam que o uso não era grande”, acrescenta Alessi.
A Sony disse praticamente a mesma coisa, ao site CNET, com outras palavras. A Samsung já não fabrica mais televisores 3D desde o ano passado.
A não adesão desse tipo de televisor, no Brasil, ao menos, deve-se muito aos altos preços aplicados. Os consumidores acabavam optando por outros aparelhos na hora da compra.
Os números mostram o motivo do fim da fabricação das TVs com a tecnologia.
De acordo com o NPD Group, expert em tecnologia, as vendas das TVs 3D e equipamentos relacionados só registraram queda desde 2012 e representaram apenas 8% do total comercializado em 2016. Entre os Blu-ray com 3D nativo, a presença foi de apenas 11% no ano passado.
“Os consumidores têm outras motivações, como as tecnologias 4K/UHD, HDR e até mesmo o fato das TV serem inteligentes se tornaram chave, juntamente com o tamanho da tela”, destaca o Diretor Executivo do NPD Group, Ben Arnold.
Agora, a indústria deverá focar os seus investimentos em telas curvas, HDR, OLED, pontos quânticos e ainda outras possibilidades.
Mas quem possui um modelo de TV com a tecnologia 3D e ainda aprecia a tecnologia, não se desespere, já que Blu-rays em 3D ainda estão sendo lançados.