NASA está recrutando “mestres do origami” para desenvolver escudo antirradiação dobrável

A agência espacial está lançando um desafio aos craques de origami de todo o mundo para ajudarem na criação de um escudo de radiação dobrável que possa proteger as naves espaciais e os astronautas em viagens para o espaço profundo, como missões a Marte.

“A teoria é que existem muitas pessoas que têm experiência em origami e a NASA quer encontrar uma maneira muito eficiente de dobrar um escudo de radiação”, disse Matt Barrie, fundador e CEO da Freelancer.

“Partimos da premissa de que, aproveitando as mentes de milhões de pessoas, vamos conseguir encontrar soluções inesperadas para problemas que a NASA não conseguiu resolver”, explicou Barrie ao jornal britânico The Guardian.

De acordo com o especialista, a agência espacial norte-americana quer criar algo que possa ser suficientemente dobrado e compactado, para que os astronautas consigam “expandi-lo de forma a providenciar a máxima eficiência e proteção” face à radiação de um planeta após o pouso.

Além disso, um escudo de radiação dobrável poderá significar mais espaço nas naves para transportar equipamento científico ou mais tripulantes.

Mas esta não é a primeira vez que os engenheiros espaciais usam a arte japonesa como inspiração. Entre os projetos anteriores, no início deste ano, a NASA se uniu a cientistas da Universidade Brigham Young para criar um radiador dobrável inspirado em origami que permite controlar a taxa de perda de calor alterando sua forma.

Mark Bolitho, designer profissional de origami e organizador do encontro internacional sobre Origami em Ciências, Matemática e Educação que se realizará na Universidade de Oxford no próximo ano, acrescentou que as aplicações com origami se estendem para além do espaço.

“Houve muitos avanços na arte de dobrar”, disse o especialista, citando inovações como stents cardíacos, airbags, “e até experiências para dobrar materiais a um nível molecular”.

Para Helen O’Brien, engenheira espacial do Imperial College, em Londres, “é incrível que as estruturas intrincadas possam ser produzidas em um volume tão pequeno, mas também possam ser implantadas em algo que é realmente enorme, é fantástica”.

“Não há razão para que este tipo de abordagem não possa ser usado para fornecer uma proteção inovadora e de baixa massa para missões espaciais no futuro”, destacou.

As inscrições para os mestres de origami que queiram ajudar a NASA estão abertas a partir de 26 de julho e os projetos inovadores podem ser enviados através do site Freelancer.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …