Quando falamos sobre blockchain, sempre a associamos à imagem de uma cadeia com blocos de informação gravados para sempre, de forma segura e incorruptível, através da criptografia. O mesmo conceito é a base de uma nova religião, o 0xΩ.
Matt Liston, fundador da religião, também ex-CEO da ARGUR, uma plataforma de previsão baseada no blockchain. A saída de Liston da ARGUR foi controversa e, na semana passada, Liston impôs uma ação judicial contra seu antigo empregador na ordem dos 152 milhões de dólares.
Liston revelou sua nova religião blockchain, a que chama 0xΩ (“zero vezes ômega”), durante um evento no New Museum, em Nova York, no dia 19 de maio. O antigo CEO da ARGUR distribuiu 40 cópias impressas de um documento que chamou de “0xΩ Flame Paper (papel em chamas)”.
O documento, equivalente a um “livro sagrado”, estabelece as regras de funcionamento da religião idealizada por Liston. É uma espécie de bíblia do 0xΩ.
“O 0xΩ é uma plataforma religiosa que permite que o conjunto das nossas crenças seja atualizado de forma mais dinâmica, que democratiza a relação entre os membros e promove a convergência sobre o que todos acreditam nesta religião”, disse Liston à margem do lançamento, segundo a Forbes.
A ideia fundamental é que o blockchain poderia eliminar a necessidade da fé baseada em uma autoridade governante. Em muitas das principais religiões de hoje, as crenças e decisões dos líderes – o papa, o Dalai Lama, o chefe rabino – são difundidas para o restantes fiéis.
Nas religiões tradicionais, um seguidor comum tem muito pouca influência na evolução nas crenças centrais da religião.
O 0xΩ funcionaria de forma diferente. Os fiéis teriam sempre uma palavra a dizer. Os fiéis poderiam decidir alterar partes dos textos da religião blockchain (começando com o “papel em chamas”) ou começar a usar doações para apoiar determinadas causas de caridade.
Para provar que as doações blockchain podem realmente se materializar no mundo real, Avery Singer, artista e apoiante do 0xΩ, apresentou uma estátua de um “Dogewhal” durante o evento, afirmando que futuros votos poderiam decidir comissionar peças semelhantes à apresentada.
Como é distribuído e difícil de hackear, o blockchain pode fornecer a plataforma perfeita para os seguidores expressarem suas opiniões ou para darem seu voto a outro membro, para que vote em seu nome. E, caso os seguidores não consigam chegar a um consenso sobre determinado tópico, o 0xΩ pode se bifurcar em duas religiões separadas.
“Nesta religião, os participantes e as pessoas envolvidas podiam essencialmente votar e alterar continuamente a estrutura e a natureza da religião“, disse Avery Singer em declarações à Forbes.
Apesar de Liston ser o fundador da religião, ele rejeita ser seu “Papa”. Singer o chamou de Criptomessias e Criptoprofeta, títulos que aparentemente Liston rejeita.
Liston acredita que as religiões já estabelecidas poderiam também tirar benefícios do blockchain, notando que conseguiriam obter feedback de seus seguidores e conhecer os gastos com doações realizadas.
Estudos demonstram que as pessoas são mais generosas nas suas doações quando sabem, exatamente, para onde vai o dinheiro. Desta forma, esse sentido de empoderamento poderia, efetivamente, aumentar as doações dos fiéis.
Liston alega que ele não será financeiramente beneficiado com o 0xΩ, planejando ele mesmo doar para o projeto assim que for oficialmente lançado, previsto para ainda este ano. Será o momento em que todos vamos descobrir se a religião blockchain tem o que realmente precisa para ter sucesso: seguidores.
A blockchain é uma rede onde não há nenhuma entidade central a regulamentar as transações que são efetuadas, tecnologia inovadora que está na base das moedas virtuais como a Bitcoin. É comum comparar a blockchain a um livro de registros inviolável, onde são apontadas todas as transações existentes.
Ciberia // ZAP
Criptomoedas, criptoreligiões, é tudo a mesma criptomerda. Se os respectivos mentores fossem para criptop*taqueospariu, o mundo respirava de felicidade.
Por que religiões tem que necessariamente envolver dinheiro, seja em moeda corrente ou virtual. Religião envolve fé, convicção, crença, a caridade e a ajuda aqueles menos afortunados é outra coisa. Religião hoje é um comércio, incluindo as tradicionais e milenares.
kkk… Pelo visto, perdeu dinheiro com as criptomoedas…Imbecil… rsrs