Nasce a primeira criptoreligião

(dr) Ethereum World News

Matt Liston apresenta a sua religião blockchain

Quando falamos sobre blockchain, sempre a associamos à imagem de uma cadeia com blocos de informação gravados para sempre, de forma segura e incorruptível, através da criptografia. O mesmo conceito é a base de uma nova religião, o 0xΩ.

Matt Liston, fundador da religião, também ex-CEO da ARGUR, uma plataforma de previsão baseada no blockchain. A saída de Liston da ARGUR foi controversa e, na semana passada, Liston impôs uma ação judicial contra seu antigo empregador na ordem dos 152 milhões de dólares.

Liston revelou sua nova religião blockchain, a que chama 0xΩ (“zero vezes ômega”), durante um evento no New Museum, em Nova York, no dia 19 de maio. O antigo CEO da ARGUR distribuiu 40 cópias impressas de um documento que chamou de “0xΩ Flame Paper (papel em chamas)”.

O documento, equivalente a um “livro sagrado”, estabelece as regras de funcionamento da religião idealizada por Liston. É uma espécie de bíblia do 0xΩ.

“O 0xΩ é uma plataforma religiosa que permite que o conjunto das nossas crenças seja atualizado de forma mais dinâmica, que democratiza a relação entre os membros e promove a convergência sobre o que todos acreditam nesta religião”, disse Liston à margem do lançamento, segundo a Forbes.

A ideia fundamental é que o blockchain poderia eliminar a necessidade da fé baseada em uma autoridade governante. Em muitas das principais religiões de hoje, as crenças e decisões dos líderes – o papa, o Dalai Lama, o chefe rabino – são difundidas para o restantes fiéis.

Nas religiões tradicionais, um seguidor comum tem muito pouca influência na evolução nas crenças centrais da religião.

O 0xΩ funcionaria de forma diferente. Os fiéis teriam sempre uma palavra a dizer. Os fiéis poderiam decidir alterar partes dos textos da religião blockchain (começando com o “papel em chamas”) ou começar a usar doações para apoiar determinadas causas de caridade.

Para provar que as doações blockchain podem realmente se materializar no mundo real, Avery Singer, artista e apoiante do 0xΩ, apresentou uma estátua de um “Dogewhal” durante o evento, afirmando que futuros votos poderiam decidir comissionar peças semelhantes à apresentada.

Como é distribuído e difícil de hackear, o blockchain pode fornecer a plataforma perfeita para os seguidores expressarem suas opiniões ou para darem seu voto a outro membro, para que vote em seu nome. E, caso os seguidores não consigam chegar a um consenso sobre determinado tópico, o 0xΩ pode se bifurcar em duas religiões separadas.

“Nesta religião, os participantes e as pessoas envolvidas podiam essencialmente votar e alterar continuamente a estrutura e a natureza da religião“, disse Avery Singer em declarações à Forbes.

Apesar de Liston ser o fundador da religião, ele rejeita ser seu “Papa”. Singer o chamou de Criptomessias e Criptoprofeta, títulos que aparentemente Liston rejeita.

Liston acredita que as religiões já estabelecidas poderiam também tirar benefícios do blockchain, notando que conseguiriam obter feedback de seus seguidores e conhecer os gastos com doações realizadas.

Estudos demonstram que as pessoas são mais generosas nas suas doações quando sabem, exatamente, para onde vai o dinheiro. Desta forma, esse sentido de empoderamento poderia, efetivamente, aumentar as doações dos fiéis.

Liston alega que ele não será financeiramente beneficiado com o 0xΩ, planejando ele mesmo doar para o projeto assim que for oficialmente lançado, previsto para ainda este ano. Será o momento em que todos vamos descobrir se a religião blockchain tem o que realmente precisa para ter sucesso: seguidores.

A blockchain é uma rede onde não há nenhuma entidade central a regulamentar as transações que são efetuadas, tecnologia inovadora que está na base das moedas virtuais como a Bitcoin. É comum comparar a blockchain a um livro de registros inviolável, onde são apontadas todas as transações existentes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Criptomoedas, criptoreligiões, é tudo a mesma criptomerda. Se os respectivos mentores fossem para criptop*taqueospariu, o mundo respirava de felicidade.

  2. Por que religiões tem que necessariamente envolver dinheiro, seja em moeda corrente ou virtual. Religião envolve fé, convicção, crença, a caridade e a ajuda aqueles menos afortunados é outra coisa. Religião hoje é um comércio, incluindo as tradicionais e milenares.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …

Astronautas da NASA chegam à ISS em nave da SpaceX e entram para a história

Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto. O lançamento histórico aconteceu …

Nova Zelândia se encontra em cima de enorme bolha de lava, segundo pesquisa

Durante os anos 70, pesquisadores propuseram a teoria de que o interior do planeta se agita lentamente como uma bolha de lava. Estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, onde …