Nasce a primeira criptoreligião

(dr) Ethereum World News

Matt Liston apresenta a sua religião blockchain

Quando falamos sobre blockchain, sempre a associamos à imagem de uma cadeia com blocos de informação gravados para sempre, de forma segura e incorruptível, através da criptografia. O mesmo conceito é a base de uma nova religião, o 0xΩ.

Matt Liston, fundador da religião, também ex-CEO da ARGUR, uma plataforma de previsão baseada no blockchain. A saída de Liston da ARGUR foi controversa e, na semana passada, Liston impôs uma ação judicial contra seu antigo empregador na ordem dos 152 milhões de dólares.

Liston revelou sua nova religião blockchain, a que chama 0xΩ (“zero vezes ômega”), durante um evento no New Museum, em Nova York, no dia 19 de maio. O antigo CEO da ARGUR distribuiu 40 cópias impressas de um documento que chamou de “0xΩ Flame Paper (papel em chamas)”.

O documento, equivalente a um “livro sagrado”, estabelece as regras de funcionamento da religião idealizada por Liston. É uma espécie de bíblia do 0xΩ.

“O 0xΩ é uma plataforma religiosa que permite que o conjunto das nossas crenças seja atualizado de forma mais dinâmica, que democratiza a relação entre os membros e promove a convergência sobre o que todos acreditam nesta religião”, disse Liston à margem do lançamento, segundo a Forbes.

A ideia fundamental é que o blockchain poderia eliminar a necessidade da fé baseada em uma autoridade governante. Em muitas das principais religiões de hoje, as crenças e decisões dos líderes – o papa, o Dalai Lama, o chefe rabino – são difundidas para o restantes fiéis.

Nas religiões tradicionais, um seguidor comum tem muito pouca influência na evolução nas crenças centrais da religião.

O 0xΩ funcionaria de forma diferente. Os fiéis teriam sempre uma palavra a dizer. Os fiéis poderiam decidir alterar partes dos textos da religião blockchain (começando com o “papel em chamas”) ou começar a usar doações para apoiar determinadas causas de caridade.

Para provar que as doações blockchain podem realmente se materializar no mundo real, Avery Singer, artista e apoiante do 0xΩ, apresentou uma estátua de um “Dogewhal” durante o evento, afirmando que futuros votos poderiam decidir comissionar peças semelhantes à apresentada.

Como é distribuído e difícil de hackear, o blockchain pode fornecer a plataforma perfeita para os seguidores expressarem suas opiniões ou para darem seu voto a outro membro, para que vote em seu nome. E, caso os seguidores não consigam chegar a um consenso sobre determinado tópico, o 0xΩ pode se bifurcar em duas religiões separadas.

“Nesta religião, os participantes e as pessoas envolvidas podiam essencialmente votar e alterar continuamente a estrutura e a natureza da religião“, disse Avery Singer em declarações à Forbes.

Apesar de Liston ser o fundador da religião, ele rejeita ser seu “Papa”. Singer o chamou de Criptomessias e Criptoprofeta, títulos que aparentemente Liston rejeita.

Liston acredita que as religiões já estabelecidas poderiam também tirar benefícios do blockchain, notando que conseguiriam obter feedback de seus seguidores e conhecer os gastos com doações realizadas.

Estudos demonstram que as pessoas são mais generosas nas suas doações quando sabem, exatamente, para onde vai o dinheiro. Desta forma, esse sentido de empoderamento poderia, efetivamente, aumentar as doações dos fiéis.

Liston alega que ele não será financeiramente beneficiado com o 0xΩ, planejando ele mesmo doar para o projeto assim que for oficialmente lançado, previsto para ainda este ano. Será o momento em que todos vamos descobrir se a religião blockchain tem o que realmente precisa para ter sucesso: seguidores.

A blockchain é uma rede onde não há nenhuma entidade central a regulamentar as transações que são efetuadas, tecnologia inovadora que está na base das moedas virtuais como a Bitcoin. É comum comparar a blockchain a um livro de registros inviolável, onde são apontadas todas as transações existentes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Criptomoedas, criptoreligiões, é tudo a mesma criptomerda. Se os respectivos mentores fossem para criptop*taqueospariu, o mundo respirava de felicidade.

  2. Por que religiões tem que necessariamente envolver dinheiro, seja em moeda corrente ou virtual. Religião envolve fé, convicção, crença, a caridade e a ajuda aqueles menos afortunados é outra coisa. Religião hoje é um comércio, incluindo as tradicionais e milenares.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …