Nasce a primeira criptoreligião

(dr) Ethereum World News

Matt Liston apresenta a sua religião blockchain

Quando falamos sobre blockchain, sempre a associamos à imagem de uma cadeia com blocos de informação gravados para sempre, de forma segura e incorruptível, através da criptografia. O mesmo conceito é a base de uma nova religião, o 0xΩ.

Matt Liston, fundador da religião, também ex-CEO da ARGUR, uma plataforma de previsão baseada no blockchain. A saída de Liston da ARGUR foi controversa e, na semana passada, Liston impôs uma ação judicial contra seu antigo empregador na ordem dos 152 milhões de dólares.

Liston revelou sua nova religião blockchain, a que chama 0xΩ (“zero vezes ômega”), durante um evento no New Museum, em Nova York, no dia 19 de maio. O antigo CEO da ARGUR distribuiu 40 cópias impressas de um documento que chamou de “0xΩ Flame Paper (papel em chamas)”.

O documento, equivalente a um “livro sagrado”, estabelece as regras de funcionamento da religião idealizada por Liston. É uma espécie de bíblia do 0xΩ.

“O 0xΩ é uma plataforma religiosa que permite que o conjunto das nossas crenças seja atualizado de forma mais dinâmica, que democratiza a relação entre os membros e promove a convergência sobre o que todos acreditam nesta religião”, disse Liston à margem do lançamento, segundo a Forbes.

A ideia fundamental é que o blockchain poderia eliminar a necessidade da fé baseada em uma autoridade governante. Em muitas das principais religiões de hoje, as crenças e decisões dos líderes – o papa, o Dalai Lama, o chefe rabino – são difundidas para o restantes fiéis.

Nas religiões tradicionais, um seguidor comum tem muito pouca influência na evolução nas crenças centrais da religião.

O 0xΩ funcionaria de forma diferente. Os fiéis teriam sempre uma palavra a dizer. Os fiéis poderiam decidir alterar partes dos textos da religião blockchain (começando com o “papel em chamas”) ou começar a usar doações para apoiar determinadas causas de caridade.

Para provar que as doações blockchain podem realmente se materializar no mundo real, Avery Singer, artista e apoiante do 0xΩ, apresentou uma estátua de um “Dogewhal” durante o evento, afirmando que futuros votos poderiam decidir comissionar peças semelhantes à apresentada.

Como é distribuído e difícil de hackear, o blockchain pode fornecer a plataforma perfeita para os seguidores expressarem suas opiniões ou para darem seu voto a outro membro, para que vote em seu nome. E, caso os seguidores não consigam chegar a um consenso sobre determinado tópico, o 0xΩ pode se bifurcar em duas religiões separadas.

“Nesta religião, os participantes e as pessoas envolvidas podiam essencialmente votar e alterar continuamente a estrutura e a natureza da religião“, disse Avery Singer em declarações à Forbes.

Apesar de Liston ser o fundador da religião, ele rejeita ser seu “Papa”. Singer o chamou de Criptomessias e Criptoprofeta, títulos que aparentemente Liston rejeita.

Liston acredita que as religiões já estabelecidas poderiam também tirar benefícios do blockchain, notando que conseguiriam obter feedback de seus seguidores e conhecer os gastos com doações realizadas.

Estudos demonstram que as pessoas são mais generosas nas suas doações quando sabem, exatamente, para onde vai o dinheiro. Desta forma, esse sentido de empoderamento poderia, efetivamente, aumentar as doações dos fiéis.

Liston alega que ele não será financeiramente beneficiado com o 0xΩ, planejando ele mesmo doar para o projeto assim que for oficialmente lançado, previsto para ainda este ano. Será o momento em que todos vamos descobrir se a religião blockchain tem o que realmente precisa para ter sucesso: seguidores.

A blockchain é uma rede onde não há nenhuma entidade central a regulamentar as transações que são efetuadas, tecnologia inovadora que está na base das moedas virtuais como a Bitcoin. É comum comparar a blockchain a um livro de registros inviolável, onde são apontadas todas as transações existentes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Criptomoedas, criptoreligiões, é tudo a mesma criptomerda. Se os respectivos mentores fossem para criptop*taqueospariu, o mundo respirava de felicidade.

  2. Por que religiões tem que necessariamente envolver dinheiro, seja em moeda corrente ou virtual. Religião envolve fé, convicção, crença, a caridade e a ajuda aqueles menos afortunados é outra coisa. Religião hoje é um comércio, incluindo as tradicionais e milenares.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …