Neandertais praticavam um tipo de “odontologia pré-histórica”

Um grupo de cientistas da Universidade do Kansas (EUA) descobriu que os Neandertais praticavam um tipo de “odontologia pré-histórica” há 130 mil anos, de acordo com um novo estudo que analisou um conjunto de dentes encontrados há mais de 100 anos, na Croácia.

A análise dos dentes de um Neandertal mostrou uma série ranhuras e fraturas que revelam tentativas de lidar com problemas odontológicos como um dente danificado e um outro desalinhado, revelam os autores do estudo publicado no Bulletin of the International Association for Paleodontology.

O antropólogo David Fryer, o dentista Joseph Gatti, a especialista Janet Monge, da Universidade da Pensilvânia e a curadora do Museu de História Natural na Croácia, Davorka Radovčić, analisaram os dentes com um microscópio para documentar o uso oclusal, e as fraturas do esmalte.

Os cientistas analisaram quatro dentes que foram encontrados separados há mais de 100 anos, em Krapina, na Croácia, mas que provavelmente pertenciam ao lado esquerdo da boca de um indivíduo. “As fendas observadas no pré-molar indicam que o Neandertal tinha algum problema dentário que estava tentando tratar sozinho”, afirmou o antropólogo David Frayer.

“Foi uma conexão interessante ou um conjunto de fenômenos que se encaixam da forma que esperamos que um ser humano moderno reaja”, destacou.

Segundo os especialistas, a nova descoberta indica que os Neandertais eram muito mais inteligentes do que se pensava. Frayer disse que não foi possível recuperar a mandíbula para procurar provas de doença periodontal, mas os arranhões e as fendas nos dentes indicam que provavelmente causaram irritação e desconforto no indivíduo.

Os cientistas também verificaram que o terceiro molar e um pré-molar foram empurrados para fora das suas posições normais. “As ranhuras indicam que este indivíduo estava enfiando algo na sua boca para tentar alcançar o pré-molar que estava fora da sua posição”, disse Frayer.

“Talvez não seja surpreendente que um Neandertal tenha feito isto, mas ainda não tinha sido encontrado nenhum outro espécime que combinasse todas estas intervenções”, adiantou.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …

Hong Kong: um dia após adoção da lei de segurança nacional, polícia prende 180 manifestantes

Um homem que carregava uma bandeira a favor da independência de Hong Kong se tornou nesta quarta-feira (1°) a primeira pessoa presa com base na nova lei de segurança do território, promulgada na véspera …