“Nova Odebrecht” aposta no cumprimento normativo e na trajetória empresarial

O cumprimento normativo sob os padrões internacionais e a trajetória empresarial são algumas das apostas da Odebrecht para superar o impacto dos escândalos de corrupção que envolvem a empreiteira, apontou neste sábado um alto executivo do grupo.

“Estamos implementando uma melhoria significativa de controles sob os padrões mundiais que nos permitirão grandes mudanças amparadas nas normas globais”, apontou à Agência Efe Michael Munro, vice-presidente de Cumprimento Normativo da companhia.

O executivo americano, que chegou ao grupo em 2016 para oferecer sua experiência de 25 anos em “compilance” (cumprimento normativo) no momento mais crítico da empresa, disse que a Odebrecht admitiu erros, se comprometeu com acordos e deve satisfações a uma “grande lista” de clientes, bancos e governos.

“Vamos fazer as coisas acertadamente, com normas eficazes e anticorrupção, sem descuidar do ambiente de segurança e dos nossos funcionários”, ressaltou Munro, que presta contas diretamente ao Comitê de Conformidade da companhia e não ao presidente, nem ao Conselho de Administração.

A Odebrecht assinou acordos de delação premiada em troca de reduções nas condenações de 77 dos seus executivos, que aceitaram confessar os esquemas de corrupção na construtora.

As confissões permitiram à justiça a abertura de dezenas de investigações sobre a participação da Odebrecht no financiamento ilegal de campanhas eleitorais, no pagamento de propinas a autoridades para obter contratos de obras públicas e em operações financeiras irregulares.

O escândalo tomou dimensão internacional no final de 2016, quando o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, com o qual a Odebrecht também fez um acordo, revelou que a empreiteira admitiu ter pago US$ 788 milhões em propinas em 12 países da América Latina e da África.

Para Munro, muitas empresas não seguiram as normas no Brasil, em outros países da América Latina e em muitos lugares do mundo, mas não é tarde para implementar “um modelo e exemplo de segurança, com normas ambientais, e por isso estamos comprometidos a ter um grande modelo com um programa específico e positivo”.

Nesse sentido, desde que começou o seu desafio para melhorar a imagem institucional da construtora e recuperar a confiança externa da mesma, o executivo iniciou uma série de diretrizes internas baseadas em princípios éticos e nos quais “a comunicação faz parte do treino”.

Esse treino foi adotado de acordo com as condições locais em cada um dos países em que a companhia atua, com o objetivo de “conseguir um ‘feedback’, uma comunicação de duas vias” e também por isso a aposta é em “investimentos para as comunicações”.

“As empresas podem mudar e vamos pagar pelas penalidades e assumir responsabilidades. É reconhecer, mas também entender que há novas oportunidades e ter sucesso”, ressaltou Munro.

A trajetória empresarial, amparada na alta qualificação técnica da empreiteira e no reconhecimento internacional na execução dos seus projetos, são pilares para o “reposicionamento” da Odebrecht.

“Estamos fazendo a nossa parte interna e qualquer processo de licitação deve ser transparente”, disse Munro, que também é advogado.

Não obstante, o executivo admitiu que “cada país tem suas regras. Vemos como vão presos no Panamá ou na República Dominicana, como um acordo na Colômbia foi mais difícil, e a situação em Angola é completamente diferente. Por isso vai levar tempo reconstruir a confiança, mas faremos todo o possível”.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …