Novo implante cerebral transforma pensamentos em fala

University of California, San Francisco

Gopala Anumanchipalli, neurologista da U.C.S.F., com uma matriz de eletrodos semelhante ao usado no estudo

Cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (EUA) desenvolveram um implante cerebral que pode ler a mente das pessoas e transformar seus pensamentos em fala.

A descoberta pode ajudar pessoas com doenças que impactam sua capacidade de falar, como lesões cerebrais, câncer de garganta, alguns tipos de derrame e doenças neurodegenerativas como Parkinson e esclerose múltipla.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado esta quarta-feira (24) na revista científica Nature. A tecnologia, que os cientistas dizem que é muito entusiasmante, funciona em dois estágios.

Primeiro, um eletrodo é implantado no cérebro para captar os sinais elétricos que manobram os lábios, a língua, a laringe e a mandíbula. Seguidamente, um tipo de computação poderoso é usado para simular como os movimentos da boca e da garganta formam sons diferentes. Isso resulta em uma fala sintetizada saindo de um “trato vocal virtual”.

Os pesquisadores realizaram experimentos com cinco pacientes que estavam no hospital sendo avaliados para cirurgia de epilepsia. Os participantes do estudo foram orientados a não realizar movimentos específicos da boca, apenas ler algumas frases. A ideia era traduzir atos de fala naturais em movimentos em si.

O resultado não é perfeito. Ouvintes foram capazes de discernir o que estava sendo falado em até 70% do tempo, quando receberam uma lista de palavras para escolher.

Você pode ouvir uma gravação da fala sintetizada abaixo. A frase está em inglês: “The proof you are seeking is not available in books”, que significa “A prova que você está procurando não está disponível nos livros”.

Outros estudos tentaram traduzir pensamentos em fala “vasculhando” o cérebro em busca dos padrões de sinais elétricos que codificam para cada palavra. Estas pesquisas tiveram sucesso limitado. Ao se concentrar no formato da boca e nos sons que esses formatos produzem, os cientistas do novo estudo alcançaram um resultado eficaz inédito.

Segundo Edward Chang, um dos pesquisadores, “pela primeira vez, demonstramos que podemos gerar frases orais inteiras baseadas na atividade cerebral de um indivíduo. Esta é uma estimulante prova de princípio de que, com a tecnologia que já está ao nosso alcance, devemos ser capazes de construir um dispositivo que seja clinicamente viável em pacientes com perda de fala”.

Uma ressalva é que a tecnologia depende do funcionamento correto das partes do cérebro que controlam os lábios, a língua, a laringe e a mandíbula. Assim, pacientes com alguns tipos de derrame, por exemplo, não poderiam se beneficiar. “Esta não é uma solução para todos que não podem se comunicar”, explica Chang.

Há também uma perspectiva mais distante de ajudar pessoas que nunca falaram, incluindo algumas crianças com paralisia cerebral. Tais pacientes poderiam aprender a se comunicar oralmente com esse tipo de dispositivo.

Será que essa tecnologia poderia ser usada de forma nefasta para ler pensamentos particulares? No momento, é muito difícil.  “Nós tentamos ver se é realmente possível decodificar apenas pensamentos. E acontece que é um problema muito desafiador. Essa é apenas uma das razões pelas quais, dentre muitas, nos concentramos no que as pessoas estão realmente tentando dizer”, disse Chang.

Contudo, alguns cientistas argumentam que há um debate ético sobre as tecnologias de interface cérebro-máquina que leem a mente.

Embora o novo estudo seja promissor e ofereça esperanças a pacientes com problemas de fala, ainda está em estágios iniciais e, portanto, distante de aplicações clínicas.

Ciberia // HypeScience / BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …