O fenômeno “água morta”, observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez.

O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem misteriosamente no meio do mar, mesmo quando estão funcionando perfeitamente? O primeiro relato do fenômeno é de 1893 mas teve os detalhes descritos de maneira experimental em 1904, sem todos os detalhes da ‘água morta’ serem compreendidos.

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez: alterações na velocidade dos navios que ficam presos na água morta ocorrem por que as ondas funcionam como uma esteira rolante em que as embarcações se movem tanto para frente quanto para trás. A pesquisa foi publicada na revista científica PNAS em 6 de julho de 2020.

No ano de 1893, um explorador norueguês chamado Fridtjof Nansen observou algo estranho quando navegava em direção ao norte da Sibéria: seu navio perdeu aceleração de maneira misteriosa; ele fazia manobras com muita dificuldade, e também não conseguia retornar a velocidade normal. O oceanógrafo e físico Vagn Walfrid Ekman, em 1904, demonstrou em seu laboratório que ondas que se formam debaixo da superfície, na região que fica entre as camadas de água salgada e doce que formam a parte superior nessa área do Oceano Ártico criam uma interação com a embarcação, o que gera arrasto.

Esse é o fenômeno que chamamos de água morta. Ele é observado em qualquer oceano ou mar pelo planeta em que haja águas com densidades diferentes por causa de temperatura e/ou grau de salinidade. É um misto de dois diferentes fenômenos de arrasto conhecidos: ondas de Ekman (mudanças de velocidade em uma embarcação que ficou presa) e de Nansen (velocidade anômala baixa). Até o momento não se conhecia a causa destes acontecimentos. Mas os especialistas desvendaram o enigma usando classificação matemática e analisando imagens do experimento, inicialmente.

A investigação descobriu que a variação de velocidade ocorre por culpa de ondas precisas que agem como uma esteira transportadora com ondulações em que a embarcação é movimentada para trás e para frente. Eles também acabaram conciliando as visões de Ekman e Nansem já que a característica oscilatória descrita pelo primeiro é transitória quando o navio foge dela passando para uma velocidade constante, descrita por Nansen.

A pesquisa é um módulo de um projeto bem maior que busca compreender a causa da perda de Cleópratra na Batalha de Actium (também conhecida como Batalha do Áccio), em 31aC. Os grandiosos navios da rainha não apenas perderam para os navios inferiores de Otaviano mas foram aprisionados. Essa zebra histórica agora tem uma hipótese plausível para explicá-la.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …