Uma das estrelas mais brilhantes do céu gira tão rápido que quase se autodestrói

felgari / Flickr

Regulus, a 22ª estrela mais brilhante

Pela primeira vez, astrônomos observaram uma estrela de rotação rápida que emite luz polarizada, um fenômeno previsto há mais de 50 anos, mas que, até então, escapava dos instrumentos e fugia da observação humana.

Com base nessas descobertas, os cientistas finalmente confirmaram a taxa de rotação de Regulus, uma das estrelas mais brilhantes que podemos ver a partir do nosso planeta. Para entender o grande problema, é necessário entender antes o que é, de fato, a luz polarizada.

Normalmente, as ondas de luz viajam em qualquer direção, batendo e saltando sobre os objetos à nossa volta. Mas as ondas de luz também podem ser polarizadas, o que significa que todas rodam em determinada direção.

Em 1968, uma dupla de astrônomos, J. Patrick Harrington e George W. Collins II, previram que uma estrela que tenha um ritmo de rotação mais rápido que o normal poderia emitir luz polarizada. Na rotação incomum, a forma é distorcida para um formato achatado nos polos, como se estivesse esmagada.

Os astrônomos basearam a ideia em cálculos feitos em 1946 pelo físico vencedor do Nobel, Subrahmanyan Chandrasekhar, que propôs pela primeira vez que algumas estrelas pudessem emitir luz polarizada.

Mas, apesar dessas ideias sugeridas há mais de 50 anos terem induzido a criação de uma série de instrumentos destinados a detectar a polarização no espaço interestelar, até agora os astrônomos não tinham capturado a polarização de uma estrela que rode rapidamente.

Agora, uma equipe internacional da Austrália, dos EUA e do Reino Unido fez exatamente isso, graças a um polarímetro altamente sensível desenvolvido na Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), em Sydney.

“O Instrumento Polarimétrico de Alta Precisão, HIPPI, é o polarímetro astronômico mais sensível do mundo”, diz um dos integrantes da equipa, o astrônomo Daniel Cotton da UNSW.

A equipe apontou o HIPPI a Regulus, uma estrela de primeira magnitude e azulada a 79 anos-luz de distância da Terra. Está localizada na constelação Leão e classificada como a 22ª estrela mais brilhante no céu noturno.

Anteriormente, os astrônomos extrapolaram a taxa de rotação com base em modelos calculados para outras estrelas desse tipo. Mas não conseguiram confirmar esta interpretação antes de garantir mais observações diretas sobre a rotação de Regulus.

Agora, graças a esta primeira detecção de luz polarizada de uma estrela que gira rapidamente, sabemos que Regulus está realmente girando a uma velocidade de 320 quilômetros por segundo. Isso é tão rápido que a estrela está basicamente à beira de se explodir rumo ao espaço.

“Nós achamos que Regulus gira tão rapidamente que está perto de voar para longe, com uma taxa de rotação de 96,5% da velocidade angular para ruptura”, diz Cotton.

Esta nova medida é útil não apenas para entender a própria Regulus, mas também para abrir caminhos a fim de que possamos revelar novos detalhes de algumas das maiores e mais quentes estrelas lá fora, permitindo descobrir mais sobre seus ciclos de vida.

“Anteriormente, o campo foi amplamente restrito ao estudo de material externo às estrelas ou àquelas com campos magnéticos extremos. Agora, somos capazes de investigar os parâmetros fundamentais da própria atmosfera estelar”, escreve a equipe no estudo.

Ciberia // Science Alert / HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …