Pão branco poderia ser tão saudável quanto pão integral fermentado

Você já deve ter ouvido falar que pão integral, pão fermentado e outros são melhores para a saúde do que pão branco. Afinal, parece que não é bem assim.

Provavelmente, você paga bem mais caro desse tipo de produto, cuja propaganda promete que é muito mais benéfico para você. E, no entanto, eles talvez não sejam.

Um novo estudo do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, afirmou que generalizações sobre que tipo de pão é mais saudável não se aplicam – em vez disso, o que é saudável de comer é uma questão muito mais pessoal, relacionada à biologia única de cada pessoa.

O estudo foi publicado na revista científica Cell Metabolism.

Nenhuma diferença

A pesquisa não viu diferenças significativas em marcadores metabólicos, independentemente de os voluntários comerem um pão integral fermentado em casa ou um pão branco produzido industrialmente.

“Nós tínhamos certeza de que o pão integral seria uma escolha mais saudável, mas, para nossa surpresa, não encontramos diferença entre os efeitos na saúde dos dois tipos de pão”, disse um dos pesquisadores do estudo, Eran Segal.

O pão fermentado é feito com micróbios que remontam a tempos antigos, enquanto que os pães brancos são cozidos com cepas que remontam apenas 150 anos. Tal diferença, além da falta de processamento artificial, levaram muitos a acreditar que eles eram mais saudáveis e melhores para nossos corpos.

O estudo

Segal e sua equipe recrutaram 20 participantes e observaram-nos ao longo de duas semanas. 10 passaram uma semana comendo pão fermentado caseiro e depois uma semana comendo pão branco industrial, enquanto os outros 10 fizeram o inverso.

O experimento descobriu que os níveis de açúcar no sangue, minerais e enzimas hepáticas foram afectados pela ingestão de pão, mas, estranhamente, o tipo de pão não fez diferença real.

Pães fermentados integrais, por exemplo, supostamente ajudam a moderar o nível de açúcar no sangue.

De fato, cerca de metade dos voluntários acabaram com níveis mais elevados de açúcar no sangue depois de comer pão branco, como esperado. Mas a outra metade apresentou maiores níveis de açúcar no sangue depois de comer justamente os pães fermentados.

“Provavelmente porque a resposta do corpo ao pão é algo muito pessoal”, diz Elinav.

Os pesquisadores não estão dizendo que o pão integral agora não é uma escolha saudável, apenas que o corpo de cada pessoa responde aos tipos de pão de forma diferente.

O estudo também analisou o microbioma dos participantes e descobriu que a composição particular das bactérias intestinais de cada um poderia prever algumas de suas reações aos tipos de pão.

Vale ressaltar que o estudo baseou-se em um tamanho de amostra muito pequeno, e durou um curto período de tempo, por isso é muito cedo para aplicar esses achados universalmente.

Outra limitação do estudo é que o que constitui uma receita de pão típico também pode variar em diferentes partes do mundo, o que pode influenciar os valores nutricionais específicos daqueles apresentados nesta experiência.

Entretanto, fica o aviso: não tenha tanta certeza de que um pão integral caseiro será melhor para sua saúde do que um pão branco industrial. Vale a pena prestar atenção em como seu corpo responde a uma dieta variada, e basear seus hábitos alimentares no que lhe dá o melhor resultado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …