Para a revista americana “Time”, 2020 é o pior ano da história

A pandemia Covid-19, a crise social e econômica, os desastres ecológicos… A famosa revista americana “Time” faz uma retrospectiva da série de eventos graves que marcaram 2020. Na capa da edição deste fim de semana, uma cruz vermelha risca os quatro dígitos do ano em uma observação implacável: 2020 é “o pior ano da história”.

Lembrando que as últimas grandes guerras, crises financeiras ou pandemias ocorreram há pelo menos 80 anos, a colunista cultural Stephanie Zacharek pinta um quadro sombrio deste ano, entre pandemia, morte de George Floyd e protestos que se seguiram às eleições presidenciais americanas.

No Twitter, os internautas criticaram a edição da revista, argumentando que a obrigação de passar alguns meses em casa não pode ser comparada com as grandes guerras do século XX.

Ao que Zacharek responde em seu artigo: “Você teria que ter pelo menos 100 anos para se lembrar da Primeira Guerra Mundial ou da epidemia de gripe espanhola de 1918, pelo menos 90 anos para se lembrar da Grande Depressão e pelo menos 80 anos para lembrar Segunda Guerra Mundial. Mas o resto de nós nunca esteve preparado para isso”.

E para citar os acontecimentos que marcaram o ano, a jornalista enumera “uma recorrência de catástrofes ecológicas que confirmam o quanto destruímos a natureza, uma eleição contestada por um argumento fantasioso, e um vírus provavelmente transmitido por um morcego que pode afetar toda a população e tirar a vida de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo”.

Como crítica de cinema, Stephanie Zacharek explica que “se 2020 fosse um filme distópico, você deixaria de assistir depois de 20 minutos“, pois este ano, além de ser o pior da história, é “tristemente banal e sem graça”.

A colunista da Time, no entanto, conclui seu artigo com um aceno de esperança para o próximo ano.

“Os americanos são otimistas por natureza”, ela acrescenta, “é por isso que nossos aliados gostam de nós, mesmo que riam de nós pelas nossas costas – mas não nos importamos! Nosso otimismo é nosso traço de caráter mais ridículo, mas também o mais bonito. A vida nem sempre é um belo nascer do sol, às vezes você tem que passar pelas horas escuras logo antes. Onde a aurora espera seu momento”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …