Para a revista americana “Time”, 2020 é o pior ano da história

A pandemia Covid-19, a crise social e econômica, os desastres ecológicos… A famosa revista americana “Time” faz uma retrospectiva da série de eventos graves que marcaram 2020. Na capa da edição deste fim de semana, uma cruz vermelha risca os quatro dígitos do ano em uma observação implacável: 2020 é “o pior ano da história”.

Lembrando que as últimas grandes guerras, crises financeiras ou pandemias ocorreram há pelo menos 80 anos, a colunista cultural Stephanie Zacharek pinta um quadro sombrio deste ano, entre pandemia, morte de George Floyd e protestos que se seguiram às eleições presidenciais americanas.

No Twitter, os internautas criticaram a edição da revista, argumentando que a obrigação de passar alguns meses em casa não pode ser comparada com as grandes guerras do século XX.

Ao que Zacharek responde em seu artigo: “Você teria que ter pelo menos 100 anos para se lembrar da Primeira Guerra Mundial ou da epidemia de gripe espanhola de 1918, pelo menos 90 anos para se lembrar da Grande Depressão e pelo menos 80 anos para lembrar Segunda Guerra Mundial. Mas o resto de nós nunca esteve preparado para isso”.

E para citar os acontecimentos que marcaram o ano, a jornalista enumera “uma recorrência de catástrofes ecológicas que confirmam o quanto destruímos a natureza, uma eleição contestada por um argumento fantasioso, e um vírus provavelmente transmitido por um morcego que pode afetar toda a população e tirar a vida de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo”.

Como crítica de cinema, Stephanie Zacharek explica que “se 2020 fosse um filme distópico, você deixaria de assistir depois de 20 minutos“, pois este ano, além de ser o pior da história, é “tristemente banal e sem graça”.

A colunista da Time, no entanto, conclui seu artigo com um aceno de esperança para o próximo ano.

“Os americanos são otimistas por natureza”, ela acrescenta, “é por isso que nossos aliados gostam de nós, mesmo que riam de nós pelas nossas costas – mas não nos importamos! Nosso otimismo é nosso traço de caráter mais ridículo, mas também o mais bonito. A vida nem sempre é um belo nascer do sol, às vezes você tem que passar pelas horas escuras logo antes. Onde a aurora espera seu momento”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …