“Peças extraordinárias” achadas na Indonésia podem ser da lendária “ilha do Ouro”

(dr) Wreckwatch Magazine

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas comerciais entre o Oriente Médio e a China.

O arqueólogo marítimo britânico Sean Kingsley revelou recentemente que Serivijaia pode ter sido localizado. O império Serivijaia foi um poderoso reino asiático com uma riqueza incalculável e que há muitos anos exploradores tentam encontrar vestígios em vão. O império desapareceu inexplicavelmente por volta do século XIV.

Pescadores locais, que fazem mergulhos noturnos no rio Musi, perto da cidade de Palembang, na ilha indonésia de Sumatra, encontraram várias peças valiosas: desde uma estátua budista em tamanho real do século VIII, incrustada com pedras preciosas, até joias, como anéis, brincos e colares de ouro, afirma o jornal The Guardian na sexta-feira (22).

‘Peças extraordinárias’

Nas águas rasas, também foram encontradas diferentes estatuetas de bronze e ouro, anéis cerimoniais de ouro, cravejados de rubis e adornados com cetros vajra de quatro pontas e requintados punhos de espada de ouro.

“Nos últimos cinco anos, surgiram peças extraordinárias. Moedas de todos os períodos, ouro e estátuas budistas, pedras preciosas, todos os tipos de coisas que se pode ler em ‘Simbá, o Marujo’ e pensar que são inventadas. Mas são reais”, disse Kingsley.

O especialista descreveu a descoberta como uma prova definitiva de que Serivijaia era um “mundo aquático”, e que seus habitantes viviam no rio como atualmente pessoas vivem em barcos. Mas “quando a civilização acabou, suas casas de madeira, palácios e templos afundaram junto com todos os seus bens”.

‘Ilha do Ouro’

Kingsley explica que, em seu auge, o reino de Serivijaia controlava as artérias marítimas da Rota da Seda, que conectava a China, o sudeste da Ásia, o subcontinente indiano, a Península Arábica, a Somália, o Egito e a Europa.

“Quando o mundo mediterrâneo ocidental entrou na Idade Média, no século VIII, um dos maiores reinos do mundo estava aparecendo no mapa do Sudeste Asiático. Por mais de 300 anos, os governantes de Serivijaia dominaram as rotas comerciais entre o Oriente Médio e a China imperial”, comenta o arqueólogo, acrescentando que a “ilha do Ouro” acabou se tornando “a encruzilhada internacional dos melhores produtos da época” e “seus governantes acumularam riquezas lendárias”.

Não se sabe a razão para o colapso do reino. Kingsley supõe que eles possam ter sido vítimas dos vulcões da Indonésia, ou as fortes correntes do rio acabaram “engolindo a cidade inteira”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …