Fóssil: pesquisadores descobrem antiga baleia de quatro patas e cascos no Peru

A. Gennari

Cientistas descobriram o fóssil de uma antiga baleia quadrúpede com cascos, o que melhora nossa compreensão sobre como os ancestrais dos maiores mamíferos da Terra fizeram a transição da terra para o mar.

Descoberta em sedimentos marinhos ao longo da costa do Peru, a baleia parece ter sido adaptada para um estilo de vida semiaquático. Seus pés com cascos e a forma de suas pernas sugerem que eles teriam sido capazes de suportar o peso de seu volumoso corpo de quatro metros de comprimento para andar em terra firme.

Outras características anatômicas, incluindo uma cauda poderosa e pés palmados semelhantes a uma lontra, sugerem que ela também era uma boa nadadora.

Por fim, seus dentes afiados e focinho longo sugerem que as primeiras baleias podem ter comido peixes ou crustáceos. O fóssil gigante de 42,6 milhões de anos foi escavado inicialmente em 2011 por uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo membros do Peru, França, Itália, Holanda e Bélgica. Desde então, foi nomeado Peregocetus pacificus, que significa “baleia viajante que atingiu o Pacífico”.

Natação + caminhada

Ancestrais mais velhos e menores das baleias, com quatro membros, foram descobertos anteriormente, mas este último fóssil preenche uma lacuna crucial no conhecimento sobre como as criaturas evoluíram e se espalharam pelos oceanos do mundo.

“Outros exemplos dessa época foram espécimes mais fragmentados e menos completos”, disse Olivier Lambert, cientista do Instituto Real Belga de Ciências Naturais e um dos principais autores do estudo. “Não tivemos uma indicação clara sobre suas habilidades de natação e caminhada”.

Este exemplar prova que as primeiras baleias podiam nadar sem pausa durante dias ou até semanas, ao mesmo tempo que mantinham a sua capacidade de circular em terra.

O fóssil é bastante compreensivo, mas as últimas vértebras da cauda estão faltando. Portanto, não está claro se a cauda da criatura seria como uma grande pá, uma característica que permite que algumas baleias modernas se movimentem a velocidades de mais de 48 km/h. Mas deve ter sido uma excelente nadadora para ter sobrevivido por dias ou mesmo semanas no mar.

Cruzando o oceano

A localização da descoberta é crítica. Anteriormente, ancestrais de baleias muito mais antigos, datados de cerca de 53 milhões de anos atrás, foram descobertos na Índia e no Paquistão. Até agora, os cientistas não sabiam exatamente quando e como as baleias se dispersaram para as Américas e além.

O fóssil peruano sugere que as primeiras baleias teriam cruzado o Atlântico Sul ajudadas pelas correntes de superfície a oeste. Uma vantagem é que, na época, a distância entre os dois continentes era metade do que é hoje. De acordo com Lambert, é provável que as baleias tivessem inicialmente que retornar à terra para certas atividades como acasalar e dar à luz a filhotes.

As primeiras baleias totalmente aquáticas datam de cerca de 41 a 35 milhões de anos atrás, preenchendo um nicho ecológico deixado vago quando os últimos répteis marinhos – junto com os dinossauros – foram extintos há 66 milhões de anos.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Current Biology.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …