Polvos chegam à costa e invadem praia no País de Gales

Mais de 20 de polvos chegaram à costa, na última sexta-feira, em uma praia de Ceredigion, no País de Gales, surpreendendo os moradores e especialistas com o comportamento estranho.

Segundo a BBC, Brett Stones, que gere a SeaMôr Dolphin Watching Boat Trips, avistou cerca de 25 polvos na praia de New Quay, quando voltava de um dia no mar. “Havia provavelmente 20 ou 25 na praia. Nunca os vi assim, fora d’água“, conta.

De acordo com a emissora britânica, a quantidade de polvos na costa gaulesa tem aumentado devido ao declínio das populações de bacalhau, um de seus principais predadores. Eles também costumam ser uma boa presa para os golfinhos.

“Talvez estejam confusos por causa das luzes brilhantes do porto de New Quay ou morrendo por causa do verão ou das recentes tempestades. Nós costumamos ter baldes com lagosta e, às vezes, os polvos tiram a isca, mas são muito sorrateiros. É muito raro conseguir vê-los”, explica Stones.

À BBC, Stones diz que ajudou a recolher alguns do animais que estavam completamente fora d’água e que os devolveu ao mar, mas que, apesar de todos os esforços, outros já se encontravam mortos na manhã de sábado.

Em declarações ao The Telegraph, James Wright, técnico do National Marine Aquarium, em Plymouth, afirma que a presença destes animais nas praias “não corresponde ao seu comportamento normal“. “Apareceram nas redes sociais alguns vídeos que mostram polvos a sair do mar durante a noite para caçar, mas observá-los se arrastando nestas quantidades é bastante incomum”, disse.

“Como as áreas onde foram encontrados coincide com as duas zonas onde passaram as tempestades Ophelia e Brian, podemos supor que isso os tenha afetado. Pode ser simplesmente uma consequência de lesões sofridas nas tempestades ou alguma sensibilidade a mudanças na pressão atmosférica”, explica o técnico ao jornal britânico.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas revelam misterioso fenômeno que pode ser causador do crescimento do oceano Atlântico

O Pacífico continua sendo o maior oceano do nosso planeta, mas o Atlântico está ganhando terreno e mar à medida que se expande por cerca de quatro centímetros anualmente. O deslocamento glacial lento dos oceanos acontece …

A cidade mais antiga das Américas - com a mesma idade do Egito faraônico - está sendo invadida

Tendo sobrevivido por 5 mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob ameaça de posseiros alegando que a pandemia coronavírus os deixou sem outra opção a não ser ocupar a cidade sagrada. A …

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …