Onde está Latifa? Princesa de Dubai está desaparecida há dois meses

Depois de uma tentativa de fuga fracassada, Sheikha Latifa foi levada de volta para Dubai, mas ninguém sabe o paradeiro da princesa desde então.

No dia 4 de março, a filha de Sheikha Mohammed, primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e emir do Dubai, compartilhou um vídeo no YouTube no qual revelava que tinha fugido do país. Sheikha Latifa dizia que queria ser libertada da “maldade” do pai.

Ele é pura maldade. É responsável pela morte de muitas pessoas. A imagem de homem de família é apenas um exercício de relações públicas”, afirma, se referindo ao pai, considerado pela Forbes como o quinto monarca mais rico do mundo.

A fuga foi planejada com a ajuda de dois amigos, que saíram com a princesa dos Emirados Árabes Unidos em um iate.

No vídeo de 40 minutos, Latifa Mohamed al Maktum relatou que a primeira vez que tentou fugir do país e do pai foi em 2002, mas sem sucesso. Nessa altura, acabou detida e ficou presa por três anos, período durante o qual foi torturada e drogada, conta.

“Esse vídeo pode salvar minha vida e se estão vendo isso é sinal que estou morta ou em uma situação muito difícil”, alertou a princesa, pedindo ajuda. Essas foram as últimas palavras da princesa que a advogada britânica Radha Stirling ouviu antes da chamada telefônica terminar. O apelo aconteceu no dia 4 de março, segundo o Diário de Notícias.

Mais de um mês depois da tentativa de fuga, no dia 18 de abril, uma fonte próxima do governo confirmou à imprensa que a princesa tinha sido trazida de volta. “O que eu posso confirmar é que eles a encontraram e que ela foi trazida de volta”, disse a fonte sob anonimato ao The Guardian.

A fonte não sabia, porém, quem encontrou Sheikha Latifa ou quem a levou de volta para o país, mas assegurou que a princesa, de 32 anos, estava com a família e “muito bem”. No entanto, apesar das notícias de que a princesa tinha sido “trazido de volta”, o certo é que a princesa não é vista nem ouvida há dois meses.

“As autoridades dos Emirados Árabes Unidos devem revelar imediatamente o paradeiro de Sheikha Latifa, confirmar seu estado e permitir que ela contate com o mundo exterior”, disse a diretora da organização Human Rights Watch (HRW), Sarah Leah Whitson.

O finlandês Tiina Jauhiainen, descrito como amigo de Sheikha Latifa e um dos vários estrangeiros no barco, disse que a guarda costeira indiana participou do ataque à embarcação em coordenação com as autoridades dos Emirados Árabes Unidos.

“Os homens entraram no iate, apontaram armas à princesa, a deitaram no chão e amarraram suas mãos atrás das costas”, disse a HRW. Os homens estariam gritando em inglês: “Quem é Latifa?“.

Dubai afirma, por sua vez, que a situação não passa de “uma questão doméstica que se transformou em um romance, que foi tornado um esquema violento para manchar a reputação do país”. Segundo uma fonte do jornal britânico, o tema é um assunto privado, e acusa o Catar de ter alimentado a história.

Além disso, a fonte do governo de Sheikh Mohammed acrescentou que os três principais companheiros de Latifa, que teriam participado na tentativa de fuga – uma finlandesa e dois franceses –, são procurados em Dubai por acusações anteriores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …