Arábia Saudita quer transformar o Catar em uma ilha

Um grupo de investidores pretende abrir um canal junto à fronteira com os dois países, de modo a transformar o Catar em uma ilha.

De Salwa a Khor Al Adeed, o canal terá 60 quilômetros de comprimento, 200 metros de largura e de 15 a 20 metros de profundidade. O projeto que irá transformar o Catar numa ilha ainda aguarda aprovação oficial das autoridades, segundo o jornal saudita Sabq, citado pelo Diário de Notícias.

O canal será de propriedade exclusiva da Arábia Saudita, já que será escavado no território do país.

Na faixa de terra, de cerca de um quilômetro, que restar entre o canal e a fronteira catari, os sauditas pretendem criar uma “zona militarizada“, que deve incluir uma base militar e um cemitério de resíduos nucleares. Já na outra margem, estão previstos resorts turísticos.

Prevê-se que o projeto demore cerca de um ano para ser concluído e os jornais sauditas garantem que o financiamento da obra ficou ao cargo de investidores da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes. As escavações serão feitas por empresas egípcias, com experiência no canal do Suez.

Tornar o Catar uma ilha custará cerca de 750 milhões de dólares. Apesar de ainda não ter sido confirmado oficialmente, o fato de vários meios de comunicação terem noticiado a história sem haver nenhum comunicado a desmentir o projeto por parte de Riade fortalece a possibilidade de este projeto se vir a tornar mesmo real.

Os analistas encaram o canal como uma forma de pressão sobre o Catar, devido ao fato de incluir resorts turísticos perto de um cemitério de resíduos nucleares e de se apostar na passagem dos navios que passam no Golfo Pérsico por uma nova rota.

Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrain cortaram suas relações diplomáticas e comerciais com o Catar, em junho do ano passado, acusando o país de apoiar grupos extremistas e de financiar o terrorismo. Os quatro países comunicaram a Doha uma lista com 13 exigências para retomar as relações, mas o Catar as rejeitou.

Anwar Gargash, ministro das Relações Exteriores dos Emirados, referiu que a eventual construção do canal é a prova de que o Catar não conseguiu resolver a crise, aconselhando o país a reconsiderar a sua posição.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …