Arábia Saudita quer transformar o Catar em uma ilha

Um grupo de investidores pretende abrir um canal junto à fronteira com os dois países, de modo a transformar o Catar em uma ilha.

De Salwa a Khor Al Adeed, o canal terá 60 quilômetros de comprimento, 200 metros de largura e de 15 a 20 metros de profundidade. O projeto que irá transformar o Catar numa ilha ainda aguarda aprovação oficial das autoridades, segundo o jornal saudita Sabq, citado pelo Diário de Notícias.

O canal será de propriedade exclusiva da Arábia Saudita, já que será escavado no território do país.

Na faixa de terra, de cerca de um quilômetro, que restar entre o canal e a fronteira catari, os sauditas pretendem criar uma “zona militarizada“, que deve incluir uma base militar e um cemitério de resíduos nucleares. Já na outra margem, estão previstos resorts turísticos.

Prevê-se que o projeto demore cerca de um ano para ser concluído e os jornais sauditas garantem que o financiamento da obra ficou ao cargo de investidores da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes. As escavações serão feitas por empresas egípcias, com experiência no canal do Suez.

Tornar o Catar uma ilha custará cerca de 750 milhões de dólares. Apesar de ainda não ter sido confirmado oficialmente, o fato de vários meios de comunicação terem noticiado a história sem haver nenhum comunicado a desmentir o projeto por parte de Riade fortalece a possibilidade de este projeto se vir a tornar mesmo real.

Os analistas encaram o canal como uma forma de pressão sobre o Catar, devido ao fato de incluir resorts turísticos perto de um cemitério de resíduos nucleares e de se apostar na passagem dos navios que passam no Golfo Pérsico por uma nova rota.

Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrain cortaram suas relações diplomáticas e comerciais com o Catar, em junho do ano passado, acusando o país de apoiar grupos extremistas e de financiar o terrorismo. Os quatro países comunicaram a Doha uma lista com 13 exigências para retomar as relações, mas o Catar as rejeitou.

Anwar Gargash, ministro das Relações Exteriores dos Emirados, referiu que a eventual construção do canal é a prova de que o Catar não conseguiu resolver a crise, aconselhando o país a reconsiderar a sua posição.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …

Coronavírus: por precaução, OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em diversos países, por medida de precaução. A decisão segue a publicação na sexta-feira …

Exoplanetas habitáveis poderiam ser identificados por 'código de cores', afirma estudo

As enormes distâncias até os exoplanetas teoricamente capazes de suportar vida impedem a observação direta e a exploração dessas possibilidades, levando cientistas a procurar soluções inovadoras. Uma equipe de astrônomos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, …