Professor é preso após disparar arma em sala de aula nos EUA

Um professor de Estudos Sociais se isolou, nesta quarta-feira (28), em uma sala de aula de uma escola de ensino médio no estado norte-americano da Geórgia e disparou um tiro de pistola, indicaram as autoridades.

No momento do incidente, não havia alunos na sala de aula, e o único ferimento relatado foi o de uma estudante que machucou o tornozelo ao correr quando a escola secundária de Dalton foi evacuada.

O professor, Jesse Randal Davidson, foi preso sem resistência depois de um confronto de quase 45 minutos com os agentes policiais, informou o porta-voz da polícia de Dalton, Bruce Frazier.

Davidson, de 53 anos, costuma fazer os relatos dos jogos da equipe de futebol e de basquete da escola, referiu a polícia no Twitter.

A polícia não esclareceu ainda por que o docente disparou a arma, mas frisou que ele apontou para longe, por uma janela exterior, enquanto o diretor da escola tentava destrancar a porta da sala.

Depois do tiro, todas as saídas da escola foram imediatamente bloqueadas. ”Não sei se ele estava apenas disparando a arma para dizer às pessoas que se afastassem ou algo assim”, disse o porta-voz das autoridades.

Ainda não se sabe quais acusações o professor virá a enfrentar.

O disparo se deu duas semanas depois do massacre perpetrado por um rapaz de 19 anos, em uma escola de ensino médio de Parkland, na Florida, que fez 17 mortos – 14 alunos e três professores – avivando o debate sobre a necessidade de legislação sobre porte de armas nos EUA.

Esse é o primeiro incidente do gênero ocorrido depois de Trump ter sugerido que massacres como o de Parkland não aconteceriam se cada professor tivesse uma arma.

Trump pede lei bipartidária ao Congresso

O presidente recebeu na Casa Branca um grupo de congressistas e senadores republicanos e democratas, e acusou alguns deles de terem medo da Associação Nacional de Espingardas (NRA), poderoso grupo de pressão que se opõe a maior controle das armas.

“Alguns de vocês estão petrificados de medo em relação à NRA e não podem estar”, disse o chefe de Estado norte-americano.

O mandatário assegurou estar disposto a desafiar a organização em algumas propostas e opinou que, em vez de aprovar leis separadas, o ideal seria passar uma única medida legislativa que aborde vários problemas relacionados com os frequentes tiroteios em escolas.

“Se todos vocês conseguirem se unir e impulsionar uma grande peça legislativa, creio que podem ter um resultado incrível no Congresso”, defendeu.

O presidente prognosticou que o Senado norte-americano, que em 2013 não aprovou qualquer medida após um tiroteio em que morreram 20 crianças em Newtown (Connecticut), conseguirá agora reunir “mais de 60 votos” para aprovar uma lei de controle das armas. “Vai ser uma votação com mais sucesso, e eu irei assiná-la”, declarou.

Trump disse pensar sobre a possibilidade de aumentar de 18 para 21 anos a idade mínima para comprar espingardas semiautomáticas, como a utilizada no tiroteio de Parkland, uma proposta rejeitada pela NRA.

O presidente recordou que, no domingo (25), almoçou com responsáveis da NRA, que identificou como “patriotas que amam” o país, mas realçou que “isso não significa” que tenha de estar em acordo com eles.

Até agora, Trump tinha sido cauteloso para não contradizer a NRA, um grupo que doou 30 milhões de dólares para a sua campanha presidencial de 2016 e a quem prometeu que teriam “um amigo na Casa Branca”.

O mandatário disse aos congressistas que não deveriam se preocupar se a NRA os “apoiou” nas suas campanhas eleitorais e defendeu que seriam “mais populares se fizeram algo” sobre as armas. “A NRA tem um grande poder sobre vocês. Tem menos poder sobre mim”, garantiu.

O senador democrata Chris Murphy, que representa o estado do Connecticut e que tentou fazer passar um maior controle das armas após o tiroteio de Newtown, disse ao presidente que, na sua opinião, ele “subestima o poder” da NRA. “O grupo de pressão das armas teve poder de veto de cada legislação que passou pelo Congresso”, destacou Murphy.

Até o final desta semana, o chefe de Estado deverá apresentar propostas definitivas para reduzir a violência armada nas escolas, depois de ter lançado algumas sugestões nos últimos dias.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …