“Putin está por trás do ataque”, diz Navalny

(h) Alexei Navalny / EPA

Em primeira entrevista após receber alta, oposicionista russo acusa líder do Kremlin de ordenar envenenamento. Ele também promete retornar após recuperação. “Não darei a Putin o presente de não voltar à Rússia.”

O oposicionista russo Alexei Navalny que se recupera na Alemanha depois de ter sido envenenado na Rússia, acusou o presidente russo Vladimir Putin de estar por trás do atentado à sua vida, segundo uma entrevista divulgada nesta quinta-feira (01/10).

“Não vejo outra explicação sobre como o crime foi cometido”, disse Navalny, um dos mais ativos críticos do líder russo, à revista alemã Der Spiegel, em sua primeira entrevista desde o incidente. Em sua opinião, “Putin está por trás” do plano para envenená-lo.

Em 20 de agosto, Navalny passou mal a bordo de um avião que voava sobre a Sibéria. Ele chegou a ficar hospitalizado por dois dias na Rússia antes de ser transportado em coma induzido para a Alemanha. O ativista de 44 anos ficou internado por 32 dias no Hospital Charité, em Berlim. Ele saiu do coma no início de setembro.

Testes de laboratório realizados na Alemanha comprovaram “de modo inequívoco” que Navalny foi envenenado com um agente neurotóxico do tipo Novichok, da era soviética. Mais tarde, laboratórios independentes da França e da Suécia confirmaram o envenenamento com a substância, a mesma usada no ataque contra o ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha em Salisbury, no Reino Unido, em 2018.

O governo da Rússia rejeita as acusações feitas pelos aliados de Navalny de que ele teria sido envenenado em um hotel na cidade siberiana de Tomsk. Segundo os ativistas, análises realizadas por um laboratório militar alemão em uma garrafa de água coletada no hotel encontraram rastros do Novichok.

Seus apoiadores afirmaram em várias ocasiões que um ataque desse tipo poderia somente ter sido ordenado por alguém no alto escalão do governo russo.

Na entrevista, Navalny contou alguns detalhes do que sentiu ao ingerir a substância e de sua recuperação em Berlim. “Você não sente nenhuma dor, mas sabe que está morrendo”, disse, sobre o momento em que começou a sentir o efeito do Novichok em seu corpo. Ele disse que se recupera bem.

Segundo a Spiegel, Navalny estava alerta e fez brincadeiras durante a entrevista, apesar dos tremores nas mãos que lhe dificultavam o ato de beber de uma garrafa. “O mais importante para mim é ter de volta minhas faculdades mentais. Quem sabe, ao longo da entrevista, chegaremos à conclusão contrária”, afirmou bem humorado.

Por hora, Navalny deve permanecer em Berlim, acompanhado de sua esposa e seu filho, enquanto continua seu longo processo de recuperação. “Faço caminhadas no parque pela manhã, e depois, exercícios com meu médico. À noite, saio para mais uma caminhada”, revelou.

O russo confirmou à Spiegel que planeja voltar à Rússia logo que estiver recuperado. “Não retornar significaria que Putin terá conseguido seu objetivo. Meu trabalho é continuar sendo a pessoa que não tem medo“, disse. “E não tenho medo.”

“Não darei a Putin o presente de não voltar à Rússia,”, afirmou. Ele disse que sua missão é “ficar saudável logo que for possível para poder retornar”. “Não quero ser um líder da oposição no exílio.”

Os médicos alemães acreditam que ele poderá se recuperar totalmente, mas não afastaram a possibilidade de sequelas em longo prazo causadas pelo agente químico.

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, qualificou o envenenamento de Navalny como uma tentativa de assassinato e, assim como outros líderes mundiais, exige que a Rússia faça uma investigação completa do caso.

Moscou, por sua vez, insiste que as autoridades alemãs compartilhem as informações médicas ou comparem os dados com médicos russos. A Alemanha, porém, assegura que os russos têm suas próprias amostras, uma vez que Navalny esteve sob seus os cuidados durante 48 horas.

Kremlin acusa Navalny de “colaborar com a CIA”

Nesta quinta-feira, o Kremlin disse que as acusações de Navalny contra o presidente russo são “absolutamente infundadas e inaceitáveis”. “Consideramos ofensivas algumas dessas declarações”, disse o porta-voz do governo Dmirty Peskov, sobre a entrevista.

Ele alegou ter informações de que Navalny trabalha atualmente com “especialistas da [agência de inteligência americana] CIA” que o fornecem informações e lhe passam instruções.

“Há informações de que esses instrutores estão trabalhando com ele atualmente“, disse o porta-voz. “Essas instruções que o paciente está recebendo são óbvias. Observamos essa linha de comportamento mais de uma vez.”

O porta-voz da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, Vyacheslav Volodin, chamou Navalny de “sem vergonha” e “desonesto” e também o acusou de “trabalhar com serviços de segurança do Ocidente”. “Putin salvou sua vida”, afirmou, em comunicado. “Todos, desde os pilotos e médicos até o presidente tentaram verdadeiramente salvá-lo. Somente uma pessoa desonesta pode fazer tais declarações.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …