Putin, presidente “eterno”? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Konstantin Zavrajin / Kremlin / Sputnik / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Vladimir Putin, presidente “vitalício”? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo.

Se adotada, a reforma da Constituição permitirá que Putin concorra a dois novos mandatos presidenciais e que permaneça no poder até 2036. Para a oposição russa, trata-se de um verdadeiro “golpe constitucional”.

Sem surpresa, os eleitores russos votaram nestaa quarta-feira (1º), a favor das emendas constitucionais que permitirão a Vladimir Putin concorrer a dois novos mandatos presidenciais.

Embora ainda provisórios, os resultados do referendo sobre a Constituição são decisivos: 73,55% dos eleitores votaram favoravelmente pelas reformas desejadas por Vladimir Putin, com uma participação de mais de 50% dos eleitores. Esse resultado corresponde ao que era esperado pelos institutos de pesquisa, apesar do medo do coronavírus.

Esses resultados somam 26,55% das sessões de voto distribuídas no vasto território russo e distribuídas pela Comissão Central de Eleições, enquanto as últimas sessões fecharão por volta de 20h hora local (1(h de Brasília) no enclave de Kaliningrado, depois de uma semana de votação.

Não houve debate

A questão principal desta votação foi a possibilidade de Vladimir Putin poder cumprir dois novos mandatos e permanecer no poder, se desejar, até 2036. No entanto, houve pouca discussão durante a campanha, com os apoiadores do “sim” preferindo insistir nos valores conservadores tradicionais que serão consagrados a partir de agora na Constituição.

Os opositores dessa reforma estão consternados. Uma tristeza e revolta palpáveis nesta noite de quarta-feira na Praça Pushkin, em Moscou, onde várias centenas de pessoas se reuniram, segundo o correspondente da RFI, Daniel Vallot.

Este voto é ilegal“, denunciou um manifestante que espera uma mobilização massiva nas ruas a partir do próximo ano letivo. De fato, o russo explicou que é difícil reunir-se atualmente devido ao coronavírus e à proibição de assembleias, ainda em vigor apesar da flexibilização do isolamento.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …