Restos mortais de Khashoggi encontrados no jardim da casa do cônsul da Arábia Saudita

Ali Haider / EPA

Os restos mortais do jornalista saudita Jamal Khashoggi teriam sido encontrados nesta terça-feira (23), informa a Sky News, no jardim da casa do cônsul da Arábia Saudita em Istambul.

A Sky News cita fontes anônimas, que adiantam ainda que Jamal Khashoggi apresentava cortes no corpo e o rosto “desfigurado”.

A informação surge depois de, nesta manhã, o presidente da Turquia garantir que não tem dúvidas: Khashoggi foi vítima de um crime atroz e premeditado. Recep Tayyip Erdogan, garantiu que o jornalista saudita foi vítima de um crime “atroz” e “violento”, planejado com dias de antecedência pelos sauditas.

“Até agora, as informações e provas que temos indicam que Jamal Khashoggi foi assassinado de forma atroz e violenta e, encobrir tal atrocidade, prejudicará a consciência de toda a humanidade”, disse o presidente no Parlamento turco, esclarecendo, contudo, que ainda é cedo para fazer acusações.

“Temos a certeza de que ele foi assassinado no consulado”, começou dizendo aos deputados depois de prestar condolências à família do jornalista.

De acordo com Erdogan, Khashoggi foi vítima de um “assassinato planejado antecipadamente”, realizado por 15 pessoas que chegaram à Turquia, em voos separados, exatamente para esse fim.

Erdogan disse ainda aos deputados que houve duas equipes envolvidas no crime, uma das quais com nove membros – incluindo generais – que voaram da Arábia Saudita. As autoridades da Turquia tiveram conhecimento do desaparecimento do jornalista depois de uma denúncia da noiva, que temia pela vida do noivo.

O presidente revelou também que na manhã de 2 de outubro – dia em que o jornalista desapareceu – esse grupo ligou para Khashoggi que, após o contato telefônico, dirigiu-se ao consulado em Istambul, onde entrou por volta do meio-dia e nunca mais foi visto.

Turquia quer mais respostas

Erdogan reiterou que o crime não pode ser encoberto e pediu a Ríade mais respostas, acusando as autoridades sauditas de impedirem a investigação. “As provas sugerem que Khashoggi foi vítima de um assassinato horrível e de uma atrocidade que não pode ser encoberta”, afirmou o presidente.

“Por que foram dadas tantas explicações incoerentes?”, questionou Erdogan, referindo-se às várias versões que foram sendo dadas pelo reino saudita.

O presidente da Turquia deixou várias perguntas à Arábia Saudita.

“Por que estava uma equipe composta por 15 sauditas na Turquia? Por ordens de quem? Por que o consulado não foi aberto aos investigadores imediatamente? Por que existiram tantas declarações diferentes dos sauditas? Quem é o colaborador local que se livrou do corpo de Khashoggi? Os sauditas têm que responder a todas estas questões”, indagou o presidente turco, citado pelo jornal Público.

Erdogan perguntou ainda por que o corpo do jornalista ainda não foi encontrado, exigindo aos responsáveis que indicassem seu paradeiro.

“Apelo à Arábia Saudita, ao rei Salman, guardião das duas mesquitas: o local onde o crime foi cometido foi Istambul. Peço que envie esses 18 detidos para serem julgados em Istambul. A decisão é sua, mas essa é a minha proposta, meu pedido”, disse Erdogan, confirmando as 18 prisões anunciadas pelas autoridades sauditas.

Erdogan apelou a uma “investigação imparcial”, com a cooperação de outros países, de forma a descobrir tudo o que aconteceu. “Eu não duvido da sinceridade do rei Salman. Dito isto, é preciso uma investigação independente. Esse foi um homicídio político”, declarou.

A Arábia Saudita acabou admitindo no sábado (20) que o jornalista, crítico do poder em Ríade e colaborador do jornal The Washington Post, foi morto nas instalações do consulado saudita em Istambul.

No domingo (21), em um discurso proferido numa cerimônia pública, Erdogan disse pretender “que se faça justiça” e que “toda a verdade será revelada nua e crua”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …