Robô pode evitar até 750 mil casos de cegueira no Brasil

O amor pelo ofício veio para o curitibano Juliano Santos à primeira vista – literalmente. Filho de um profissional da saúde visual que desde 1948 trabalha no ramo, e estando ele próprio já há 30 anos trabalhando com os cuidados do olho, Juliano sempre procurou pela grande ideia que poderia ajudar as pessoas que sofrem de males da vista ou que perdem a visão no Brasil.

E ela veio, mas em um dia triste – foi depois do falecimento do avô, Adão, que ele imaginou uma máquina que pudesse ajudar as milhares de pessoas que podem prevenir doenças oculares com um simples teste, e com todo amor batizou a máquina de Adam, em homenagem ao avô.

De acordo com o Hypeness, a cada 5 segundos uma pessoa se torna cega no mundo, e a cada minuto uma criança perde a visão. Uma boa parte desses casos, no entanto, poderia ser revertida com um mero exame preventivo e o devido tratamento.

Segundo consta, só no Brasil 750 mil casos seriam evitados se previstos em teste e tratados. Dos 60% de brasileiros que precisam de um exame de vista, porém, somente 15% de fato conseguem testar seus olhos – e é essa a realidade que Juliano e seu “robô” Adam pretendem alterar.

O Adam trata-se, portanto, de uma máquina que testa, de maneira automática, eficaz e instantânea, a saúde dos olhos através de um teste simples e conhecido – o da leitura de linhas e imagens mais próximas e mais distantes em cartelas.

O diferencial é que, de forma muito mais simples e rápida, a máquina oferece um primeiro diagnóstico a respeito da saúde de sua vista, indicando não só a necessidade ou não de uma visita ao oftalmologista, e uma primeira leitura sobre a gravidade de um eventual caso.

Primeiro é realizado um cadastro com dados pessoais, e em seguida uma rápida entrevista sobre dificuldades de leitura e visão. Em seguida o teste é realizado, encaixando os olhos no local determinado, para realizar as possíveis leituras na máquina com base na tabela de Snellen, diagrama universal usado por oftalmologistas para determinar a saúde da vista.

Os resultados são gerados na mesma hora, e sai impresso com um QR Code que pode ser entregue diretamente ao médico.

Com menos de 1,5 quilo em tamanho pequeno e portátil, o Adam foi planejado por Juliano para ser disposto em clínicas e postos de saúde, mas também em escolas, óticas e eventuais quiosques de vendas de óculos. Trata-se, portanto, de um exame inicial realizado pelo robô – justamente o tal exame que a maioria dos que precisam não fazem no Brasil, e que pode evitar doenças mais graves e até a cegueira.

O resultado do teste é dividido em quatro categorias: nenhuma, pequena, média ou grande dificuldade de leitura. Esse primeiro diagnóstico não só indica a necessidade ou não de uma visita ao oftalmologista, como sugere já ao médico a situação inicial do paciente.

Sabendo o percentual de pessoas que no Brasil precisam de um exame, é possível medir não só o imenso público em potencial do Adam, como o impacto positivo que esse acesso direto e fácil pode provocar: entre 130 e 160 milhões de brasileiros precisam realizar um teste.

As experiências que Juliano já realizou de venda e instalação do Adam em lojas e óticas representou não só uma melhoria na vida das diversas pessoas que utilizaram o robô, como um impacto positivo nas vendas dos estabelecimentos: a presença do Adam trouxe um aumento entre 20% e 50% para as óticas que o adquiriram.

Além disso, a portabilidade do Adam permite que ele seja levado para lugares remotos e de difícil acesso a fim de ajudar pessoas que não costumam contar com atendimento médico.

Não é difícil de compreender os motivos pelos quais o investidor Caito Maia rapidamente se interessou pelo Adam, quando Juliano levou o robô ao programa Shark Tank Brasil, no qual empreendedores tentam convencer por meio de um pitching que os investidores se tornem sócios de suas empresas.

Dono da Chilli Beans, a maior rede de óculos de sol da América Latina, o olho é o real mercado de Caito. Trata-se, portanto, não só de um assunto que ele entende, como de uma vitrine em potencial que pode verdadeiramente revolucionar o negócio de Juliano e a saúde de muita gente; são, afinal, mais de 800 pontos de venda da Chilli Beans no Brasil e no mundo.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …

Irã diz ter batido recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções dos EUA

O Irã bateu recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, declarou o ministro do Petróleo da República Islâmica, Bijan Zangeneh, nesta sexta-feira (22). Durante o 25º Show Petrolífero do …

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …