Robô pode evitar até 750 mil casos de cegueira no Brasil

O amor pelo ofício veio para o curitibano Juliano Santos à primeira vista – literalmente. Filho de um profissional da saúde visual que desde 1948 trabalha no ramo, e estando ele próprio já há 30 anos trabalhando com os cuidados do olho, Juliano sempre procurou pela grande ideia que poderia ajudar as pessoas que sofrem de males da vista ou que perdem a visão no Brasil.

E ela veio, mas em um dia triste – foi depois do falecimento do avô, Adão, que ele imaginou uma máquina que pudesse ajudar as milhares de pessoas que podem prevenir doenças oculares com um simples teste, e com todo amor batizou a máquina de Adam, em homenagem ao avô.

De acordo com o Hypeness, a cada 5 segundos uma pessoa se torna cega no mundo, e a cada minuto uma criança perde a visão. Uma boa parte desses casos, no entanto, poderia ser revertida com um mero exame preventivo e o devido tratamento.

Segundo consta, só no Brasil 750 mil casos seriam evitados se previstos em teste e tratados. Dos 60% de brasileiros que precisam de um exame de vista, porém, somente 15% de fato conseguem testar seus olhos – e é essa a realidade que Juliano e seu “robô” Adam pretendem alterar.

O Adam trata-se, portanto, de uma máquina que testa, de maneira automática, eficaz e instantânea, a saúde dos olhos através de um teste simples e conhecido – o da leitura de linhas e imagens mais próximas e mais distantes em cartelas.

O diferencial é que, de forma muito mais simples e rápida, a máquina oferece um primeiro diagnóstico a respeito da saúde de sua vista, indicando não só a necessidade ou não de uma visita ao oftalmologista, e uma primeira leitura sobre a gravidade de um eventual caso.

Primeiro é realizado um cadastro com dados pessoais, e em seguida uma rápida entrevista sobre dificuldades de leitura e visão. Em seguida o teste é realizado, encaixando os olhos no local determinado, para realizar as possíveis leituras na máquina com base na tabela de Snellen, diagrama universal usado por oftalmologistas para determinar a saúde da vista.

Os resultados são gerados na mesma hora, e sai impresso com um QR Code que pode ser entregue diretamente ao médico.

Com menos de 1,5 quilo em tamanho pequeno e portátil, o Adam foi planejado por Juliano para ser disposto em clínicas e postos de saúde, mas também em escolas, óticas e eventuais quiosques de vendas de óculos. Trata-se, portanto, de um exame inicial realizado pelo robô – justamente o tal exame que a maioria dos que precisam não fazem no Brasil, e que pode evitar doenças mais graves e até a cegueira.

O resultado do teste é dividido em quatro categorias: nenhuma, pequena, média ou grande dificuldade de leitura. Esse primeiro diagnóstico não só indica a necessidade ou não de uma visita ao oftalmologista, como sugere já ao médico a situação inicial do paciente.

Sabendo o percentual de pessoas que no Brasil precisam de um exame, é possível medir não só o imenso público em potencial do Adam, como o impacto positivo que esse acesso direto e fácil pode provocar: entre 130 e 160 milhões de brasileiros precisam realizar um teste.

As experiências que Juliano já realizou de venda e instalação do Adam em lojas e óticas representou não só uma melhoria na vida das diversas pessoas que utilizaram o robô, como um impacto positivo nas vendas dos estabelecimentos: a presença do Adam trouxe um aumento entre 20% e 50% para as óticas que o adquiriram.

Além disso, a portabilidade do Adam permite que ele seja levado para lugares remotos e de difícil acesso a fim de ajudar pessoas que não costumam contar com atendimento médico.

Não é difícil de compreender os motivos pelos quais o investidor Caito Maia rapidamente se interessou pelo Adam, quando Juliano levou o robô ao programa Shark Tank Brasil, no qual empreendedores tentam convencer por meio de um pitching que os investidores se tornem sócios de suas empresas.

Dono da Chilli Beans, a maior rede de óculos de sol da América Latina, o olho é o real mercado de Caito. Trata-se, portanto, não só de um assunto que ele entende, como de uma vitrine em potencial que pode verdadeiramente revolucionar o negócio de Juliano e a saúde de muita gente; são, afinal, mais de 800 pontos de venda da Chilli Beans no Brasil e no mundo.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …