Gravação mostra Ronald Reagan chamando delegados africanos na ONU de ‘macacos’

O ex-presidente dos EUA Ronald Reagan (1981-1989) descreveu delegados africanos na Organização das Nações Unidas (ONU) como “macacos”, como mostram gravações em fitas recém-descobertas publicadas pela revista americana The Atlantic.

Ronald Reagan fez o comentário durante uma ligação telefônica em 1971, com o então presidente americano Richard Nixon – na época, Reagan era governador da Califórnia.

O republicano ficou irritado com o fato de delegados africanos na ONU terem se oposto aos EUA em uma votação.

Membros da delegação da Tanzânia começaram a dançar depois que a ONU votou para reconhecer a China e expulsar Taiwan.

Reagan, que era defensor do regime de Taiwan, ligou para o presidente no dia seguinte para expressar sua frustração.

Num dado momento da conversa, ele diz: “Ver esses… macacos desses países africanos – malditos, ainda não se sentem confortáveis nem de usar sapatos!”

Nixon, que deixou a Casa Branca em 1974, pode ser ouvido rindo. Tanto Reagan quanto Nixon eram políticos do partido Republicano.

A gravação foi descoberta por Tim Naftali, historiador e professor de História na Universidade de Nova York. Ele dirigiu a biblioteca presidencial de Nixon de 2007 a 2011.

Segundo Naftali, o trecho com a fala racista foi removido das fitas por razões de privacidade. O material foi publicado no Arquivo Nacional dos EUA no ano de 2000, quando Reagan ainda era vivo – ele morreu em 2004, aos 93 anos.

Uma decisão judicial posterior à morte do ex-presidente permitiu que o material fosse divulgado na íntegra, sem edições. “A morte de Reagan, em 2004, eliminou as preocupações com privacidade“, disse Naftali.

“Pedi que as conversas envolvendo Ronald Reagan fossem reavaliadas e, duas semanas atrás, o Arquivo Nacional divulgou versões completas”, acrescentou.

Segundo Naftali, Reagan ligou para o então presidente Nixon para pressioná-lo a se retirar da ONU. Mais tarde, Nixon disse que “as queixas de Reagan sobre os africanos se tornaram o tópico principal do telefonema“.

Naftali também disse que o presidente disse mais tarde a seu secretário de Estado que “o sr. Reagan descreveu a delegação da Tanzânia” como “canibais” que “nem estavam usando sapatos”.

Reagan defendeu publicamente as políticas de apartheid na antiga Rodésia – atual Zimbábue – e na África do Sul. Naftali disse que a gravação recém-revelada “lança nova luz” sobre essa postura.

Ele foi presidente dos EUA de 1981 a 1989, em um momento marcado pelo auge da Guerra Fria e o desmoronamento do comunismo soviético.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …