Secretário-geral alerta: a ONU está quase sem dinheiro

UN Geneva / Flickr

O secretário-geral da ONU, António Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, alertou que a ONU está ficando sem dinheiro e convocou os Estados-membros a pagarem o que devem o mais rápido possível.

Em carta enviada na sexta-feira (27) aos embaixadores dos países-membros da organização, António Guterres alertou: as Nações Unidas estão perto de ficar sem dinheiro. Em questão estão “atrasos no pagamento” das contribuições devidas pelos Estados à ONU, informa o jornal Público.

A situação financeira é “problemática“, admite o secretário-geral das Nações Unidas. “Nossos recursos financeiros nunca estiveram tão em baixo tão cedo”, disse Guterres.

De acordo com o diário, dos 193 países com assento na ONU, apenas 112 pagaram suas contribuições em tempo. Esse número faz com que faltem 139 milhões de dólares ao orçamento da organização. Enquanto que até o fim de junho, as contribuições somaram 1,49 bilhão de dólares, em 2017, no mesmo período, cifravam-se em 1,70 bilhão.

Assim, segundo os dados da ONU, a dívida somada e continuada dos 81 países fixa-se atualmente em 810 milhões de dólares.

Na carta, António Guterres afirma que solicitou aos Estados-membros “que pagassem suas contribuições a tempo e integralmente”, frisando que, se isso não acontecer, as operações da organização e sua própria “reputação” podem estar em risco.

Stéphane Dujarric, porta-voz de Guterres, disse em coletiva de imprensa compreender que os Estados tenham anos fiscais diferentes, mas destacou que a ONU não tem margem financeira, dependendo dessas contribuições.

O porta-voz adiantou ainda que o secretariado da ONU vai procurar formas de reduzir a despesa da organização, tentando evitar ao máximo as demissões.

Entre os países devedores estão os Estados Unidos, responsáveis por 22% do orçamento (que pagam mais tarde devido ao calendário fiscal próprio), a Argentina, a Venezuela, a Síria e a Bielorrússia. As dívidas à ONU podem ser punidas com perda de direito de voto, mas, até agora, só a Líbia foi alvo dessa sanção.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …