Senadores democratas pedem renúncia de Trump por assédio sexual

As três mulheres que acusaram o atual presidente norte-americano de assédio sexual em 2016 exigem a abertura de um inquérito no Congresso. Senadores democratas defendem a renúncia de Donald Trump da Presidência dos EUA.

“Em outros setores da sociedade, as pessoas são responsabilizadas por comportamentos inapropriados, mas não o presidente”, afirmou agora Jessica Leeds, uma das três mulheres que acusaram Donald Trump de assédio sexual, em 2016.

As declarações de Jessica Leeds surgem numa altura em que têm surgido diversas acusações de assédio sexual a várias figuras, tanto do mundo da política como do mundo do entretenimento nos Estados Unidos.

Segundo o periódico Expresso, Leeds, atualmente com 75 anos, acusa Trump de ter tocado em várias partes de seu corpo sem sua permissão, durante uma viagem de avião na década de 1970.

Temple Taggart, vencedora do concurso de misses do Estado norte-americano do Utah, em 1997, também assegura que o chefe de Estado teve comportamentos indevidos.

Em entrevista à NBC, as mulheres que acusam Trump de assédio sexual exigiram a abertura de um inquérito no Congresso norte-americano.

“Peço aos membros do Congresso que deixem de lado a sua filiação política e investiguem os comportamentos sexuais inapropriados do senhor Trump”, pediu Rachel Crooks, que afirma ter sido beijada pelo presidente norte-americano, em 2005, sem seu consentimento. Na época, Rachel era recepcionista da Trump Tower.

Rachel reforça que “o correto seria Donald Trump renunciar, mas não acho que o faça”. O único pedido que deixa ao Congresso é “que se encarregue disso”.

Mas Rachel não é a única a considerar que a renúncia de Trump da presidência dos EUA é o mais certo. Durante entrevista concedida à jornalista Christiane Amanpour, a senadora democrata Kristen Gillibrand afirmou que o atual presidente “deveria ser investigado e deveria, também, resignar”.

“Estas são alegações muito credíveis de mau comportamento e atividade criminosa”, declarou a senadora. Cory Booker, por Nova Jersey, e Jeff Merkley, pelo Oregon, ambos senadores democratas, também pediram a renúncia de Trump, segundo a revista IstoÉ.

O senador democrata Ron Wyden também apoia a realização de uma investigação no Congresso e defende que “ninguém está acima da lei”.

Trump diz que acusações são falsas

O presidente norte-americano afirmou, nesta terça-feira (12), que é alvo de “falsas acusações” de assédio sexual, por parte de “mulheres que não conhece”. Trump acusa ainda os democratas e a imprensa de participarem em uma campanha contra ele.

Segundo a agência Lusa, a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders já tinha negado as acusações na segunda-feira (11), prometendo fornecer uma lista de testemunhas oculares cujas declarações absolviam Trump dos comportamentos inapropriados. Até o final desta terça, a porta-voz não forneceu qualquer lista à imprensa dos EUA.

Desde que as acusações se tornaram públicas, acabaram reforçadas com a divulgação de um vídeo, em 2005, no qual Trump se gabava de tirar partido das mulheres (agarrá-las pelos genitais) devido ao fato de ser uma figura famosa. Trump negou a acusação e até disse que não era ele no vídeo, no qual apenas se ouvia a sua voz.

O presidente interpretou o fato de ter ganhado as eleições como uma confirmação de que não fez nada de incorreto.

Recentemente, Trump deu seu apoio formal a Roy Moore, um candidato republicano ao Senado pelo Estado do Alabama que foi acusado por oito mulheres de abuso sexual durante a década de 1970, quando algumas delas eram menores. Esse apoio fez ressurgir as acusações de assédio contra Trump.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …