Senadores democratas pedem renúncia de Trump por assédio sexual

As três mulheres que acusaram o atual presidente norte-americano de assédio sexual em 2016 exigem a abertura de um inquérito no Congresso. Senadores democratas defendem a renúncia de Donald Trump da Presidência dos EUA.

“Em outros setores da sociedade, as pessoas são responsabilizadas por comportamentos inapropriados, mas não o presidente”, afirmou agora Jessica Leeds, uma das três mulheres que acusaram Donald Trump de assédio sexual, em 2016.

As declarações de Jessica Leeds surgem numa altura em que têm surgido diversas acusações de assédio sexual a várias figuras, tanto do mundo da política como do mundo do entretenimento nos Estados Unidos.

Segundo o periódico Expresso, Leeds, atualmente com 75 anos, acusa Trump de ter tocado em várias partes de seu corpo sem sua permissão, durante uma viagem de avião na década de 1970.

Temple Taggart, vencedora do concurso de misses do Estado norte-americano do Utah, em 1997, também assegura que o chefe de Estado teve comportamentos indevidos.

Em entrevista à NBC, as mulheres que acusam Trump de assédio sexual exigiram a abertura de um inquérito no Congresso norte-americano.

“Peço aos membros do Congresso que deixem de lado a sua filiação política e investiguem os comportamentos sexuais inapropriados do senhor Trump”, pediu Rachel Crooks, que afirma ter sido beijada pelo presidente norte-americano, em 2005, sem seu consentimento. Na época, Rachel era recepcionista da Trump Tower.

Rachel reforça que “o correto seria Donald Trump renunciar, mas não acho que o faça”. O único pedido que deixa ao Congresso é “que se encarregue disso”.

Mas Rachel não é a única a considerar que a renúncia de Trump da presidência dos EUA é o mais certo. Durante entrevista concedida à jornalista Christiane Amanpour, a senadora democrata Kristen Gillibrand afirmou que o atual presidente “deveria ser investigado e deveria, também, resignar”.

“Estas são alegações muito credíveis de mau comportamento e atividade criminosa”, declarou a senadora. Cory Booker, por Nova Jersey, e Jeff Merkley, pelo Oregon, ambos senadores democratas, também pediram a renúncia de Trump, segundo a revista IstoÉ.

O senador democrata Ron Wyden também apoia a realização de uma investigação no Congresso e defende que “ninguém está acima da lei”.

Trump diz que acusações são falsas

O presidente norte-americano afirmou, nesta terça-feira (12), que é alvo de “falsas acusações” de assédio sexual, por parte de “mulheres que não conhece”. Trump acusa ainda os democratas e a imprensa de participarem em uma campanha contra ele.

Segundo a agência Lusa, a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders já tinha negado as acusações na segunda-feira (11), prometendo fornecer uma lista de testemunhas oculares cujas declarações absolviam Trump dos comportamentos inapropriados. Até o final desta terça, a porta-voz não forneceu qualquer lista à imprensa dos EUA.

Desde que as acusações se tornaram públicas, acabaram reforçadas com a divulgação de um vídeo, em 2005, no qual Trump se gabava de tirar partido das mulheres (agarrá-las pelos genitais) devido ao fato de ser uma figura famosa. Trump negou a acusação e até disse que não era ele no vídeo, no qual apenas se ouvia a sua voz.

O presidente interpretou o fato de ter ganhado as eleições como uma confirmação de que não fez nada de incorreto.

Recentemente, Trump deu seu apoio formal a Roy Moore, um candidato republicano ao Senado pelo Estado do Alabama que foi acusado por oito mulheres de abuso sexual durante a década de 1970, quando algumas delas eram menores. Esse apoio fez ressurgir as acusações de assédio contra Trump.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …