Sheroes Hangout: um café formado apenas por sobreviventes de ataques com ácido

Sheroes Hangout / Facebook

Sheroes Hangout, na Índia

Sheroes Hangout, na Índia

Na Índia, há um café que só contrata mulheres que sobreviveram a ataques com ácido. O espaço – que já existe há mais de dois anos – é pequeno, mas a diferença que faz na capacitação de vítimas de violência contra as mulheres é enorme.

Não são vítimas: são sobreviventes. Mais de 500 mulheres foram atacadas com ácido em 2015 na Índia. Este é um problema que a cada ano sofre um aumento – em 2014 foram 349 – e que é desvalorizado.

Para contrariar isso, nasceu o Sheroes Hangout (Ponto de Encontro de Heroínas, em tradução livre), um café nas cidades indianas de Agra – perto do icônico Taj Mahal –, Lucknow e Udaipur. Aqui, só trabalham mulheres que sofreram ataques com ácido.

A ideia é não escondê-las mais. Dar-lhes poder e usar sua força para inspirar outras mulheres – muitas delas nem chegam a denunciar os agressores à polícia –, e criar uma reação em cadeia.

Sheroes Hangout / Facebook

Laxmi Agarwal é uma das responsáveis pelo Sheroes Hangout

Laxmi Agarwal é uma das responsáveis pelo Sheroes Hangout

“Não podemos deixar nossos sonhos morrerem, nem nossa felicidade. Agora, mostramos a cara como as lutadoras que somos, não como vítimas“, explica Laxmi Agarwal, um dos principais rostos do estabelecimento.

Laxmi é uma das sobreviventes que agora, orgulhosamente, serve as mesas do café – que apresenta um menu sem preço: os clientes pagam o que acharem que devem.

Quando tinha 16 anos, Laxmi foi atacada com ácido por um homem que a perseguia constantemente, depois de se recusar a casar com ele. Hoje, além de se ocupar com o café, trabalha para a Stop Acid Attacks (Parem os ataques com ácido), uma organização sem fins lucrativos responsável pela abertura do café.

Tal como Laxmi, Ritu Sainu também foi atacada. Aos 20 anos, já passou por dez cirurgias reconstrutivas depois de rejeitar as investidas do primo, cujo ataque a levou a perder um dos olhos.

Sheroes Hangout / Facebook

Ritu Saini foi atacada com ácido por não querer casar com o primo e acabou perdendo um olho

Ritu Saini foi atacada com ácido por não querer casar com o primo e acabou perdendo um olho

A mais novas das empregadas tem 18 anos. Dolly Kumari Singh só foi capaz de voltar à escola graças ao Sheroes. Como muitas outras mulheres que sofreram este ataque, a jovem não tinha coragem de mostrar o rosto deformado fora de casa, depois de um homem tê-la queimado com ácidos corrosivos há três anos.

Foi o tempo que passou a trabalhar no café que lhe deu as ferramentas e coragem para enfrentar uma sala de aula: “Quando voltei à escola, tive medo que meus amigos não falassem comigo. Mas todo mundo falou comigo. Me senti tão bem”, conta.

Muitas destas mulheres foram inspiradas pela história de Laxmi. Quatro anos depois de ser atacada, em 2005, decidiu que não ia mais esconder o rosto. Os olhares não eram fáceis, mas a vida deixou de ser madrasta para ela.

Foi o rosto de uma campanha, desfilou em Londres para sensibilizar sobre a violência de gênero e encontrou o amor ao lado de Alok Dixit, fundador da organização Stop Acid Attacks.

São estas e, infelizmente, muitas outras, as histórias que vivem e convivem às mesas do café. O espaço quer conscientizar e alertar sobre a situação de jovens e mulheres que “desaparecem” do olhar público, em um país que vê o número de ataques com ácido crescer a cada ano que passa.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …