Sheroes Hangout: um café formado apenas por sobreviventes de ataques com ácido

Sheroes Hangout / Facebook

Sheroes Hangout, na Índia

Sheroes Hangout, na Índia

Na Índia, há um café que só contrata mulheres que sobreviveram a ataques com ácido. O espaço – que já existe há mais de dois anos – é pequeno, mas a diferença que faz na capacitação de vítimas de violência contra as mulheres é enorme.

Não são vítimas: são sobreviventes. Mais de 500 mulheres foram atacadas com ácido em 2015 na Índia. Este é um problema que a cada ano sofre um aumento – em 2014 foram 349 – e que é desvalorizado.

Para contrariar isso, nasceu o Sheroes Hangout (Ponto de Encontro de Heroínas, em tradução livre), um café nas cidades indianas de Agra – perto do icônico Taj Mahal –, Lucknow e Udaipur. Aqui, só trabalham mulheres que sofreram ataques com ácido.

A ideia é não escondê-las mais. Dar-lhes poder e usar sua força para inspirar outras mulheres – muitas delas nem chegam a denunciar os agressores à polícia –, e criar uma reação em cadeia.

Sheroes Hangout / Facebook

Laxmi Agarwal é uma das responsáveis pelo Sheroes Hangout

Laxmi Agarwal é uma das responsáveis pelo Sheroes Hangout

“Não podemos deixar nossos sonhos morrerem, nem nossa felicidade. Agora, mostramos a cara como as lutadoras que somos, não como vítimas“, explica Laxmi Agarwal, um dos principais rostos do estabelecimento.

Laxmi é uma das sobreviventes que agora, orgulhosamente, serve as mesas do café – que apresenta um menu sem preço: os clientes pagam o que acharem que devem.

Quando tinha 16 anos, Laxmi foi atacada com ácido por um homem que a perseguia constantemente, depois de se recusar a casar com ele. Hoje, além de se ocupar com o café, trabalha para a Stop Acid Attacks (Parem os ataques com ácido), uma organização sem fins lucrativos responsável pela abertura do café.

Tal como Laxmi, Ritu Sainu também foi atacada. Aos 20 anos, já passou por dez cirurgias reconstrutivas depois de rejeitar as investidas do primo, cujo ataque a levou a perder um dos olhos.

Sheroes Hangout / Facebook

Ritu Saini foi atacada com ácido por não querer casar com o primo e acabou perdendo um olho

Ritu Saini foi atacada com ácido por não querer casar com o primo e acabou perdendo um olho

A mais novas das empregadas tem 18 anos. Dolly Kumari Singh só foi capaz de voltar à escola graças ao Sheroes. Como muitas outras mulheres que sofreram este ataque, a jovem não tinha coragem de mostrar o rosto deformado fora de casa, depois de um homem tê-la queimado com ácidos corrosivos há três anos.

Foi o tempo que passou a trabalhar no café que lhe deu as ferramentas e coragem para enfrentar uma sala de aula: “Quando voltei à escola, tive medo que meus amigos não falassem comigo. Mas todo mundo falou comigo. Me senti tão bem”, conta.

Muitas destas mulheres foram inspiradas pela história de Laxmi. Quatro anos depois de ser atacada, em 2005, decidiu que não ia mais esconder o rosto. Os olhares não eram fáceis, mas a vida deixou de ser madrasta para ela.

Foi o rosto de uma campanha, desfilou em Londres para sensibilizar sobre a violência de gênero e encontrou o amor ao lado de Alok Dixit, fundador da organização Stop Acid Attacks.

São estas e, infelizmente, muitas outras, as histórias que vivem e convivem às mesas do café. O espaço quer conscientizar e alertar sobre a situação de jovens e mulheres que “desaparecem” do olhar público, em um país que vê o número de ataques com ácido crescer a cada ano que passa.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …