Solid: o homem que inventou o WWW apresenta a web do futuro

southbankcentre / Flickr

Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web

Tim Berners-Lee acha que está na hora de devolver o controle da web de volta aos utilizadores, e para isso propõe o Solid.

Embora a World Wide Web tenha permitido criar a internet que conhecemos hoje, a visão do compartilhamento global de informação entre utilizadores e serviços parece estar cada vez mais distante da que era pretendida.

Atualmente, são cada vez mais os serviços, plataformas e redes sociais que vão se fechando sobre si mesmos, para que os utilizadores passem o máximo de tempo no interior das suas fronteiras, sem ter qualquer real controle sobre os dados sobre os utilizadores que tais plataformas registram e usam.

Tim Berners-Lee, o físico que inventou o protocolo em que se baseia a WWW, acha que está na hora de devolver o controle da web de volta aos utilizadores, e acaba de apresentar o que considera ser a web do futuro: o Solid.

O Solid propõe uma abordagem diferente, através da criação de Solid Pods que acabam por funcionar como repositórios pessoais que cada pessoa pode alojar localmente ou em um servidor, e sobre o qual detém total controle a nível dos dados privados, públicos, com quem os compartilha, etc.

A ideia de Berners-Lee é criar um formato open source standard de interoperação para todo o tipo de dado e com controle de acessos que garantam a segurança – sendo que o próprio POD pode ser usado como validação da identidade de cada utilizador.

Assim, se por exemplo um utilizador instalar um novo aplicativo de bloco de notas, não tem que passar por um processo de registro, pois ao utilizar seu POD, os dados são automaticamente seus – com a possibilidade de compartilhá-los, tanto em modo de leitura como de leitura e escrita, com quem quiser.

Este acaba por ser o mesmo conceito de “web” enquanto teia de ligações entre tudo, mas agora descentralizando os dados de forma que possam estar nos dispositivos de cada utilizador em vez de estarem “em algum lugar” na nuvem, sem que se tenha real controle sobre quem poderia vê-los.

(dv)

O mítico criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. No dia 25 de março de 1989, apresentou a primeira proposta do protocolo HTTP, em que se baseia a troca de dados na WWW.

Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e de um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet – e apontou o caminho para o que viria a ser a internet como a conhecemos hoje.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As plataformas de gelo da Antártida “cantam” (e é bizarro)

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, “cantando”. Os tons sísmicos podem ser usados para monitorar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registraram sons extraordinários ao examinar como …

Graffiti pode revelar a verdadeira data da erupção que destruiu Pompeia

Na terça-feira (16), as autoridades italianas anunciaram que a erupção vulcânica que destruiu a cidade romana de Pompeia, em 79 a.C., pode ter acontecido dois meses mais tarde do que pensavam os cientistas. Até agora, pensava-se …

Crianças com até 2 anos são as que mais usam aplicativos

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicativos como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrônicos têm até 2 anos. Segundo o estudo “Happy Kids: Aplicativos Seguros e Benéficos para Crianças”, do …

Mineral ultra-raro é descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que se forma apenas quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até o momento, em todo o planeta, só foram encontrados seis exemplares desse …

Rede de trilhas de 18 mil km começa a ser construída no Brasil

O governo federal criou nesta sexta-feira (19) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), formada por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país por onde milhões de pessoas poderão …

Jornalista saudita teria sido desmembrado ainda vivo; durou sete minutos

Jamal Khashoggi, o jornalista saudita desaparecido desde 2 de outubro, teria sido torturado durante sete minutos e desmembrado ainda vivo no interior do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, revela a imprensa turca. O jornal turco …

Candidatos têm propostas antagônicas para direitos humanos

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) que disputam, no próximo dia 28, o segundo turno das eleições presidenciais deste ano, defendem diferentes pontos de vista sobre direitos humanos. Apesar de os dois citarem …

Eleita a 1ª deputada indígena do Brasil, Wapichana promete ser resistência

Combater as "ameaças" aos direitos dos povos indígenas será um dos principais desafios de Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena na história a ser eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A adoção do …

Acessível e sustentável, parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo

São Paulo e região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O deficit acarreta na falta de opções de lazer e aumenta os efeitos da poluição. Por isso, é ótima a notícia de que São …

Com juristas, Haddad chama campanha anti-PT de “tentativa de fraude"

Na presença de vários juristas, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, chamou nesta quinta-feira (18) de “tentativa de fraude eleitoral” as denúncias publicadas sobre a suposta existência de um grupo de …