Solid: o homem que inventou o WWW apresenta a web do futuro

southbankcentre / Flickr

Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web

Tim Berners-Lee acha que está na hora de devolver o controle da web de volta aos utilizadores, e para isso propõe o Solid.

Embora a World Wide Web tenha permitido criar a internet que conhecemos hoje, a visão do compartilhamento global de informação entre utilizadores e serviços parece estar cada vez mais distante da que era pretendida.

Atualmente, são cada vez mais os serviços, plataformas e redes sociais que vão se fechando sobre si mesmos, para que os utilizadores passem o máximo de tempo no interior das suas fronteiras, sem ter qualquer real controle sobre os dados sobre os utilizadores que tais plataformas registram e usam.

Tim Berners-Lee, o físico que inventou o protocolo em que se baseia a WWW, acha que está na hora de devolver o controle da web de volta aos utilizadores, e acaba de apresentar o que considera ser a web do futuro: o Solid.

O Solid propõe uma abordagem diferente, através da criação de Solid Pods que acabam por funcionar como repositórios pessoais que cada pessoa pode alojar localmente ou em um servidor, e sobre o qual detém total controle a nível dos dados privados, públicos, com quem os compartilha, etc.

A ideia de Berners-Lee é criar um formato open source standard de interoperação para todo o tipo de dado e com controle de acessos que garantam a segurança – sendo que o próprio POD pode ser usado como validação da identidade de cada utilizador.

Assim, se por exemplo um utilizador instalar um novo aplicativo de bloco de notas, não tem que passar por um processo de registro, pois ao utilizar seu POD, os dados são automaticamente seus – com a possibilidade de compartilhá-los, tanto em modo de leitura como de leitura e escrita, com quem quiser.

Este acaba por ser o mesmo conceito de “web” enquanto teia de ligações entre tudo, mas agora descentralizando os dados de forma que possam estar nos dispositivos de cada utilizador em vez de estarem “em algum lugar” na nuvem, sem que se tenha real controle sobre quem poderia vê-los.

(dv)

O mítico criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. No dia 25 de março de 1989, apresentou a primeira proposta do protocolo HTTP, em que se baseia a troca de dados na WWW.

Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e de um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet – e apontou o caminho para o que viria a ser a internet como a conhecemos hoje.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …