Facebook oferece recompensas para quem denunciar uso indevido de dados

(dr)

O novo programa, chamado de Data Abuse Bounty, irá recompensar quem denunciar o uso indevido de dados pessoais por aplicativos de terceiros.

“Recompensaremos com base no impacto de cada relatório”, divulga a empresa, acrescentando que irá analisar “todos os relatórios legítimos” e responder “o mais rápido possível”.

Caso o abuso de dados seja confirmado, “encerraremos o aplicativo ofensivo e tomaremos medidas legais contra a empresa que está vendendo ou comprando dados, se necessário. Pagaremos à pessoa que relatou o problema e também alertaremos aqueles que acreditamos que serão afetados”, afirma.

A medida foi anunciada no mesmo dia em que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, foi ouvido no congresso dos Estados Unidos sobre o caso que envolve a obtenção de dados de utilizadores pela consultora Cambridge Analytica, revela a rádio Renascença.

Na quarta-feira (11), Zuckerberg prestou esclarecimentos na comissão de Comércio e de Energia da Câmara dos Representantes, a câmara baixa do Congresso dos EUA.

Em resposta à pergunta da democrata Anna Eshoo “os dados foram vendidos a terceiros de má-fé?”, o fundador do Facebook respondeu prontamente que “sim”. “Minha informação pessoal também foi vendida a entidades insidiosas“.

Segundo a TSF, Zukerberg refutou, por outro lado, as insinuações de que os utilizadores da rede social não têm controle suficiente sobre seus dados. “Cada vez que alguém escolhe compartilhar alguma coisa no Facebook, há um controle. Aí mesmo. Não enterrado em algum lugar nas definições, mas ali mesmo”, argumentou.

O norte-americano admitiu que “uma certa forma de regulamentação” da internet e das redes sociais é “inevitável”, embora defenda que não deve prejudicar as pequenas empresas do setor.

Ainda segundo a TSF, o congressista Bob Rush acusou o Facebook de se assemelhar a uma operação de vigilância, ao que Zuckerberg respondeu que nunca viu “uma organização de vigilância que deixa as pessoas irem embora“.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …