Sombra, a cadela policial especialista em encontrar droga, tem a cabeça a prêmio na Colômbia

(dr) Polícia da Colômbia

Sombra

A cadela policial tem a cabeça a prêmio na Colômbia, depois de ter encontrado várias toneladas de droga do grupo de narcotráfico mais poderoso do país.

Em toda a sua carreira na brigada antinarcóticos da Colômbia, a cadela Sombra, uma pastora alemã de seis anos, conseguiu localizar uma quantidade sem precedentes de droga.

Agora, a cadela teve que ser transferida para um local seguro para ficar a salvo dos traficantes de droga colombianos que, incomodados com a eficiência do seu trabalho, puseram a sua cabeça a prêmio.

De acordo com informações apuradas pela imprensa, fontes dos serviços de inteligência afirmam que a gangue do Clã do Golfo, também conhecido por “Los Urabeños”, oferece uma recompensa para quem conseguir matar o animal.

Tratam-se de 20 milhões de pesos colombianos de recompensa (quase R$ 26 mil), segundo a Direção Antinarcóticos da Polícia da Colômbia, e não 70 mil dólares como tinha sido divulgado inicialmente pela mídia local.

O motivo: Sombra conseguiu descobrir mais de cinco toneladas de cocaína dessa gangue, atualmente considerada a organização criminosa mais poderosa da Colômbia, e, com isso, impediu o envio da droga para o continente europeu.

Grande parte do tráfico de drogas na Colômbia é controlado por esse grupo e pelo seu respectivo líder, Dairo Antonio Úsuga, também conhecido como Otoniel, e que é também um dos homens mais procurados do país.

De acordo com a BBC, a cadela foi transferida da área onde os ‘narcos’ operam, em Turbo, Antioquia, para o aeroporto El Dorado, na cidade de Bogotá, uma vez que esse local está fora da principal zona de influência do grupo e, por isso, é considerado seguro.

Apesar das ameaças, as autoridades garantem que Sombra está segura e não corre nem irá correr nenhum risco de vida. Além do seu tratador habitual, agora também será acompanhada por mais funcionários para ter segurança reforçada.

O “terror” dos narcotraficantes

Sombra entrou para a brigada antidrogas quando ainda era pequena, tendo sido distinguida durante dois anos consecutivos ao receber a medalha “Wilson Quintero” pela sua “contribuição inestimável” à luta contra o tráfico de drogas no país.

Para a polícia antinarcóticos, a cadela se tornou “o terror” das organizações criminosas e, por isso, tentam matá-la. Sombra ajudou as autoridades em portos da costa atlântica, incluindo na cidade de Turbo, onde toneladas de droga saem em lanchas, e às vezes em pequenos submarinos, com destino aos EUA e à Europa.

Em junho, a cadela descobriu 5,3 toneladas de cocaína em Turbo e encontrou posteriormente outras quatro toneladas escondidas em peças de automóvel que também seriam exportadas.

De acordo com a rede de televisão colombiana RCN, foi o diretor da polícia, o general Jorge Nieto, quem ordenou a transferência de Sombra para o aeroporto de Bogotá, onde também já conseguiu apreensões significativas de droga.

“Sua intuição permitiu a detenção de mais de 245 pessoas em aeroportos como o José María Córdova, em Rionegro, e o El Dorado, em Bogotá”, disse à cadeia televisiva o coronel Carlos Fernando Villareal, chefe de treino canino da brigada antidrogas.

“Ela vai ficar nesse aeroporto até ser dada nova ordem, já que sua presença aqui também tem permitido evitar a saída de várias cargas de droga do país”, acrescenta o responsável.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …