Sombra, a cadela policial especialista em encontrar droga, tem a cabeça a prêmio na Colômbia

(dr) Polícia da Colômbia

Sombra

A cadela policial tem a cabeça a prêmio na Colômbia, depois de ter encontrado várias toneladas de droga do grupo de narcotráfico mais poderoso do país.

Em toda a sua carreira na brigada antinarcóticos da Colômbia, a cadela Sombra, uma pastora alemã de seis anos, conseguiu localizar uma quantidade sem precedentes de droga.

Agora, a cadela teve que ser transferida para um local seguro para ficar a salvo dos traficantes de droga colombianos que, incomodados com a eficiência do seu trabalho, puseram a sua cabeça a prêmio.

De acordo com informações apuradas pela imprensa, fontes dos serviços de inteligência afirmam que a gangue do Clã do Golfo, também conhecido por “Los Urabeños”, oferece uma recompensa para quem conseguir matar o animal.

Tratam-se de 20 milhões de pesos colombianos de recompensa (quase R$ 26 mil), segundo a Direção Antinarcóticos da Polícia da Colômbia, e não 70 mil dólares como tinha sido divulgado inicialmente pela mídia local.

O motivo: Sombra conseguiu descobrir mais de cinco toneladas de cocaína dessa gangue, atualmente considerada a organização criminosa mais poderosa da Colômbia, e, com isso, impediu o envio da droga para o continente europeu.

Grande parte do tráfico de drogas na Colômbia é controlado por esse grupo e pelo seu respectivo líder, Dairo Antonio Úsuga, também conhecido como Otoniel, e que é também um dos homens mais procurados do país.

De acordo com a BBC, a cadela foi transferida da área onde os ‘narcos’ operam, em Turbo, Antioquia, para o aeroporto El Dorado, na cidade de Bogotá, uma vez que esse local está fora da principal zona de influência do grupo e, por isso, é considerado seguro.

Apesar das ameaças, as autoridades garantem que Sombra está segura e não corre nem irá correr nenhum risco de vida. Além do seu tratador habitual, agora também será acompanhada por mais funcionários para ter segurança reforçada.

O “terror” dos narcotraficantes

Sombra entrou para a brigada antidrogas quando ainda era pequena, tendo sido distinguida durante dois anos consecutivos ao receber a medalha “Wilson Quintero” pela sua “contribuição inestimável” à luta contra o tráfico de drogas no país.

Para a polícia antinarcóticos, a cadela se tornou “o terror” das organizações criminosas e, por isso, tentam matá-la. Sombra ajudou as autoridades em portos da costa atlântica, incluindo na cidade de Turbo, onde toneladas de droga saem em lanchas, e às vezes em pequenos submarinos, com destino aos EUA e à Europa.

Em junho, a cadela descobriu 5,3 toneladas de cocaína em Turbo e encontrou posteriormente outras quatro toneladas escondidas em peças de automóvel que também seriam exportadas.

De acordo com a rede de televisão colombiana RCN, foi o diretor da polícia, o general Jorge Nieto, quem ordenou a transferência de Sombra para o aeroporto de Bogotá, onde também já conseguiu apreensões significativas de droga.

“Sua intuição permitiu a detenção de mais de 245 pessoas em aeroportos como o José María Córdova, em Rionegro, e o El Dorado, em Bogotá”, disse à cadeia televisiva o coronel Carlos Fernando Villareal, chefe de treino canino da brigada antidrogas.

“Ela vai ficar nesse aeroporto até ser dada nova ordem, já que sua presença aqui também tem permitido evitar a saída de várias cargas de droga do país”, acrescenta o responsável.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas identificam destino fatal da perdida 8ª Maravilha do Mundo

Os Terraços Rosa e Branco da Nova Zelândia, conhecidos como a 8ª Maravilha do Mundo, desaparecerem misteriosamente há mais de 130 anos. Agora, um grupo de cientistas acredita ter descoberto o que levou ao fatídico …

Revelada identidade das múmias do enorme sarcófago preto do Egito

No início de julho, um enorme sarcófago negro foi descoberto em Alexandria, no Egito. O misterioso túmulo foi aberto dias depois e os especialistas identificaram no interior três múmias danificadas pela água que tinha se …

2 mil anos depois, a rede de estradas romanas ainda gera riquezas

“Todos os caminhos levam a Roma”. Todo mundo já ouviu dizer e a ciência já nos mostrou que o ditado popular é realmente verdade. Um novo estudo mostra agora que a riqueza gerada pelas estradas …

Com apenas 3 anos, Ophelia tem um QI superior ao de Einstein

Ophelia Morgan-Dew tem apenas 3 anos, vive na cidade de Herefordshire, no Reino Unido, e pode ser o mais novo gênio do mundo. A menina fez o teste para medir o QI e os resultados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo (19) recorrer à Justiça, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter cancelado seu acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Roraima volta a pedir ao STF limite de entrada de venezuelanos

O governo de Roraima voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão temporária de entrada de imigrantes em território brasileiro para tentar conter o perigo de conflitos e o “eventual derramamento de sangue …

Aumento do Judiciário compromete orçamento de 13 Estados

Metade dos 26 estados ligou o alerta orçamentário: o aumento que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concederam a si mesmos – ainda depende de aprovação no Senado – pode inviabilizar a folha de …

Universidade de São Paulo abre inscrições para curso gratuito sobre Harry Potter

O universo de Harry Potter continua conquistando gerações. Desde o lançamento do primeiro romance em 1997 (A Pedra Filosofal), foram mais de 450 milhões de cópias vendidas, traduções para 73 idiomas e o surgimento de …

Polícia catalã abate homem que invadiu delegacia aos gritos de “Alá é grande”

O homem de 29 anos, de origem argelina, foi abatido, na manhã desta segunda-feira (20), depois de ter tentado invadir uma delegacia catalã armado com uma faca aos gritos de “Allahu Akbar”. Segundo o El País, …

Juiz solta empresário filmado agredindo a esposa; imagens fortes

O juiz Fabiano Ribeiro abriu mão da fiança e permitiu que o empresário Giorgio Alan Bortolin dos Santos, preso em flagrante após ser filmado por uma câmera de segurança agredindo a própria mulher, responda ao …