Sombra, a cadela policial especialista em encontrar droga, tem a cabeça a prêmio na Colômbia

(dr) Polícia da Colômbia

Sombra

A cadela policial tem a cabeça a prêmio na Colômbia, depois de ter encontrado várias toneladas de droga do grupo de narcotráfico mais poderoso do país.

Em toda a sua carreira na brigada antinarcóticos da Colômbia, a cadela Sombra, uma pastora alemã de seis anos, conseguiu localizar uma quantidade sem precedentes de droga.

Agora, a cadela teve que ser transferida para um local seguro para ficar a salvo dos traficantes de droga colombianos que, incomodados com a eficiência do seu trabalho, puseram a sua cabeça a prêmio.

De acordo com informações apuradas pela imprensa, fontes dos serviços de inteligência afirmam que a gangue do Clã do Golfo, também conhecido por “Los Urabeños”, oferece uma recompensa para quem conseguir matar o animal.

Tratam-se de 20 milhões de pesos colombianos de recompensa (quase R$ 26 mil), segundo a Direção Antinarcóticos da Polícia da Colômbia, e não 70 mil dólares como tinha sido divulgado inicialmente pela mídia local.

O motivo: Sombra conseguiu descobrir mais de cinco toneladas de cocaína dessa gangue, atualmente considerada a organização criminosa mais poderosa da Colômbia, e, com isso, impediu o envio da droga para o continente europeu.

Grande parte do tráfico de drogas na Colômbia é controlado por esse grupo e pelo seu respectivo líder, Dairo Antonio Úsuga, também conhecido como Otoniel, e que é também um dos homens mais procurados do país.

De acordo com a BBC, a cadela foi transferida da área onde os ‘narcos’ operam, em Turbo, Antioquia, para o aeroporto El Dorado, na cidade de Bogotá, uma vez que esse local está fora da principal zona de influência do grupo e, por isso, é considerado seguro.

Apesar das ameaças, as autoridades garantem que Sombra está segura e não corre nem irá correr nenhum risco de vida. Além do seu tratador habitual, agora também será acompanhada por mais funcionários para ter segurança reforçada.

O “terror” dos narcotraficantes

Sombra entrou para a brigada antidrogas quando ainda era pequena, tendo sido distinguida durante dois anos consecutivos ao receber a medalha “Wilson Quintero” pela sua “contribuição inestimável” à luta contra o tráfico de drogas no país.

Para a polícia antinarcóticos, a cadela se tornou “o terror” das organizações criminosas e, por isso, tentam matá-la. Sombra ajudou as autoridades em portos da costa atlântica, incluindo na cidade de Turbo, onde toneladas de droga saem em lanchas, e às vezes em pequenos submarinos, com destino aos EUA e à Europa.

Em junho, a cadela descobriu 5,3 toneladas de cocaína em Turbo e encontrou posteriormente outras quatro toneladas escondidas em peças de automóvel que também seriam exportadas.

De acordo com a rede de televisão colombiana RCN, foi o diretor da polícia, o general Jorge Nieto, quem ordenou a transferência de Sombra para o aeroporto de Bogotá, onde também já conseguiu apreensões significativas de droga.

“Sua intuição permitiu a detenção de mais de 245 pessoas em aeroportos como o José María Córdova, em Rionegro, e o El Dorado, em Bogotá”, disse à cadeia televisiva o coronel Carlos Fernando Villareal, chefe de treino canino da brigada antidrogas.

“Ela vai ficar nesse aeroporto até ser dada nova ordem, já que sua presença aqui também tem permitido evitar a saída de várias cargas de droga do país”, acrescenta o responsável.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …