SpaceX já escolheu o primeiro turista espacial que dará uma volta em torno da Lua

SpaceX

A companhia aeroespacial SpaceX, fundada por Elon Musk, levará o primeiro turista ao espaço para que dê uma volta em torno da Lua.

A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, revelou nesta quinta-feira (13) no Twitter que já escolheu quem será a primeira pessoa a dar uma volta à Lua no BFR, seu novo foguete.

“A SpaceX assinou com o primeiro passageiro privado do mundo para que dê uma volta em torno da Lua a bordo do nosso veículo de lançamento Big Falcon Rocket [BFR]”, afirmou a empresa.

A identidade do primeiro turista da SpaceX será revelada na próxima segunda-feira (17). Todo o evento poderá ser acompanhado em tempo real no canal da empresa no YouTube. A empresa diz que a missão é um “grande passo” para que “as pessoas comuns que sonham em viajar ao espaço” possam atingir o objetivo no futuro.

De acordo com os planos da companhia, o novo superfoguete deverá ser usado para viagens privadas em volta da Terra, para a Lua e até mesmo para Marte. O BFR, com seus 31 motores e capacidade de produzir até cinco vezes mais impulso do que os motores do Falcon, ainda precisa ser devidamente testado.

Os primeiros testes estão marcadas para 2019 e é estimado que o novo foguete alcance velocidades na ordem dos 27 mil quilômetros por hora, ultrapassando os atuais Falcon 9 e Falcon Heavy.

A SpaceX está na vanguarda da exploração espacial, mas está longe de estar sozinha. Outras empresas como a Virgin Galactic de Richard Branson, e a Blue Origin, de Jeff Bezos, que tem nos planos levar pessoas a 100 quilômetros de distância da Terra em uma cápsula chamada Blue Shepard, disputam palmo a palmo este mercado.

Concebida como uma empresa com enormes ambições, entre elas levar o homem a Marte, a SpaceX será responsável, no próximo ano, por levar quatro astronautas da NASA para o espaço nas naves Crew Dragon e Dragon 2 – um “passo de gigante” para a empresa, que até agora lançou ao espaço apenas um crash test dummy ao volante de um Tesla.

A NASA, que depois de ter encerrado o programa Space Shuttle deixou de ter autonomia para levar cargas e astronautas ao espaço (e depende para isso das Soyuz, da agência russa Roscosmos), contratou a SpaceX e a Boeing – uma colaboração entre os setores público e privado com a qual quer recuperar o controle das viagens espaciais para os EUA.

[sc name=”assina3″ by=”Ciberia” url=”https://canaltech.com.br/espaco/spacex-escolhe-a-primeira-pessoa-a-dar-uma-volta-ao-redor-da-lua-com-o-bfr-122576/” source=”CanalTech” url2=”https://www.efe.com/efe/portugal/sociedade/spacex-vai-levar-ao-espa-o-primeiro-turista-que-ira-voar-a-volta-da-lua/50000442-3749361″ source2=”EFE” url3=”https://zap.aeiou.pt/spacex-ja-tem-primeiro-turista-espacial-218256″ source3=”ZAP”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …

Visitante interestelar pode 'morrer' ao se aproximar do Sol

Um visitante interestelar, observado em nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", isso porque, o 2I/Borisov provavelmente será desintegrado ao se aproximar do Sol. Os cientistas acompanham cada movimento do cometa, que está se aproximando …