“Super-homem chinês” cai de edifício e filma a própria morte

O “super-homem” Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China.

O jovem, com mais de um milhão de seguidores na Weibo, exibia seus vídeos de escaladas a arranha-céus na rede social chinesa. Wu não usava qualquer tipo de equipamento de segurança. Para a realização das escaladas, treinava artes marciais e planejava cada uma das suas aventuras nos menores detalhes.

No momento da queda, Wu participava de um desafio de rooftopping, a modalidade que praticava, que envolvia escalar prédios sem equipamento de proteção. Em um concurso promovido por uma empresa chinesa não identificada, o jovem poderia ganhar um prêmio equivalente à R$ 50 mil caso conseguisse alcançar o topo do prédio mais alto da cidade.

No vídeo divulgado, o “super-homem chinês” já está no topo do edifício e se prepara para se pendurar com as mãos, para conseguir tirar uma selfie tão incrível quanto perigosa. Wu chega a perceber que não existem apoios de segurança para os pés, mas, ainda assim, continua e, depois de realizar algumas flexões para se sustentar, acaba caindo.

(dr) Wu Yongning / Weibo

O rooftopping não é necessariamente ilegal. Há muitas cidades que não têm leis próprias que restrinjam a atividade. O que acontece é que, muitas vezes, os praticantes acabam detidos por invasão de privacidade.

No entanto, há cada vez mais jovens aderindo à moda, que rende muitas visualizações, levando assim ao patrocínio de empresas esportivas.

Segundo o CanalTech, que divulga declarações de familiares, Wu teria sido motivado por questões econômicas. Com o dinheiro, pretendia ajudar a financiar o tratamento da mãe, que está doente, e seu casamento. No dia seguinte à vitória do concurso, pretendia pedir a mão da namorada.

Os fãs de Wu Yongning suspeitaram que tivesse ocorrido um acidente, pois o jovem não tinha publicado vídeos no mês passado. A morte ocorreu no dia 8 de novembro, mas a notícia só foi confirmada na mídia chinesa agora, em dezembro.

Esta semana, o governo chinês divulgou um comunicado nos jornais estatais sobre os perigos da prática do rooftopping, alertando os cidadãos e pedindo que não escalem os edifícios do país para tirarem selfies, como Wu.

O ministério da tecnologia também trabalha na produção de novas normas de vigilância para aplicativos de streaming ao vivo, usados pelos jovens fãs desta prática que, no entender do ministério, estariam os incentivando a procurarem atividades perigosas em busca de visualizações e seguidores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …