“Super-homem chinês” cai de edifício e filma a própria morte

O “super-homem” Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China.

O jovem, com mais de um milhão de seguidores na Weibo, exibia seus vídeos de escaladas a arranha-céus na rede social chinesa. Wu não usava qualquer tipo de equipamento de segurança. Para a realização das escaladas, treinava artes marciais e planejava cada uma das suas aventuras nos menores detalhes.

No momento da queda, Wu participava de um desafio de rooftopping, a modalidade que praticava, que envolvia escalar prédios sem equipamento de proteção. Em um concurso promovido por uma empresa chinesa não identificada, o jovem poderia ganhar um prêmio equivalente à R$ 50 mil caso conseguisse alcançar o topo do prédio mais alto da cidade.

No vídeo divulgado, o “super-homem chinês” já está no topo do edifício e se prepara para se pendurar com as mãos, para conseguir tirar uma selfie tão incrível quanto perigosa. Wu chega a perceber que não existem apoios de segurança para os pés, mas, ainda assim, continua e, depois de realizar algumas flexões para se sustentar, acaba caindo.

(dr) Wu Yongning / Weibo

O rooftopping não é necessariamente ilegal. Há muitas cidades que não têm leis próprias que restrinjam a atividade. O que acontece é que, muitas vezes, os praticantes acabam detidos por invasão de privacidade.

No entanto, há cada vez mais jovens aderindo à moda, que rende muitas visualizações, levando assim ao patrocínio de empresas esportivas.

Segundo o CanalTech, que divulga declarações de familiares, Wu teria sido motivado por questões econômicas. Com o dinheiro, pretendia ajudar a financiar o tratamento da mãe, que está doente, e seu casamento. No dia seguinte à vitória do concurso, pretendia pedir a mão da namorada.

Os fãs de Wu Yongning suspeitaram que tivesse ocorrido um acidente, pois o jovem não tinha publicado vídeos no mês passado. A morte ocorreu no dia 8 de novembro, mas a notícia só foi confirmada na mídia chinesa agora, em dezembro.

Esta semana, o governo chinês divulgou um comunicado nos jornais estatais sobre os perigos da prática do rooftopping, alertando os cidadãos e pedindo que não escalem os edifícios do país para tirarem selfies, como Wu.

O ministério da tecnologia também trabalha na produção de novas normas de vigilância para aplicativos de streaming ao vivo, usados pelos jovens fãs desta prática que, no entender do ministério, estariam os incentivando a procurarem atividades perigosas em busca de visualizações e seguidores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …