Temperamento infantil prevê personalidade mais de 25 anos depois

Um novo estudo da Universidade de Maryland, da Universidade Católica da América e do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA oferece evidências robustas do impacto do temperamento infantil na personalidade adulta.

Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que inibição comportamental quando bebê prevê personalidade reservada e introvertida na idade de 26 anos. Além disso, sensibilidade a cometer erros na adolescência pode deixar um indivíduo em maior risco de desenvolver distúrbios como ansiedade e depressão na vida adulta.

Anteriormente, apenas dois estudos haviam analisado os resultados que crianças com temperamento inibido tiveram mais tarde na vida.

Temperamento, aqui, refere-se a diferenças individuais (porém com base biológica) na maneira como as pessoas reagem emocional e comportamentalmente ao mundo.

Um tipo específico de temperamento já foi ligado a maiores riscos de desenvolvimento de distúrbios sociais, como ansiedade: a inibição comportamental (IC).

A IC é caracterizada por comportamento cauteloso, medroso e de evitamento em relação a pessoas, objetos e situações pouco familiares. Tem sido considerado um traço relativamente estável que começa quando bebê e segue durante a infância.

Para avançar nesse tópico, a nova pesquisa recrutou participantes com 4 meses de idade. Estes foram caracterizados para IC (se tinham ou não) aos 14 meses, o que é quase dois anos mais cedo do que estudos prévios.

Além disso, os pesquisadores incluíram em seu estudo uma medida neurofisiológica para tentar identificar diferenças individuais no risco para psicopatologias mais tarde na vida. Isso significa que, com 15 anos, os participantes retornaram ao laboratório para fazer um teste que avaliou sua “negatividade relacionada a erros” (no original em inglês, “error-related negativity” ou ERN).

Essa medida reflete o grau ao qual as pessoas são sensíveis a erros. A atividade elétrica do cérebro mostra a resposta de um indivíduo quando ele comete erros durante várias tarefas, mesmo quando não está explicitamente ciente de cometê-los.

Uma alta negatividade relacionada a erros já foi associada a condições internalizantes como ansiedade, enquanto uma ERN baixa foi associada a condições externalizantes, como impulsividade e uso de substâncias.

Por fim, os participantes tiveram que visitar o laboratório mais uma vez com a idade de 26 anos, para que os pesquisadores avaliassem sua personalidade, funcionamento social, psicopatologias e histórico de educação e emprego.

Os pesquisadores concluíram que crianças diagnosticas com inibição comportamental aos 14 meses tinham personalidades mais reservadas, menos relacionamentos românticos nos últimos dez anos e menos funcionamento social com amigos e família na idade de 26.

Além disso, os que foram diagnosticados com IC aos 14 meses e com alta negatividade relacionada a erros aos 15 anos também tinham maior propensão a desenvolver psicopatologias internalizantes aos 26. A IC não foi associada com psicopatologias externalizantes, nem com resultados de educação e emprego.

De acordo com os cientistas, o novo estudo destaca a natureza duradoura de temperamentos infantis, especialmente traços notados já em bebês. Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Eles creem que marcadores neurofisiológicos como a negatividade relacionada a erros podem eventualmente ajudar a identificar indivíduos com maior risco de desenvolver psicopatologias internalizantes, como ansiedade e depressão, na idade adulta.

“Estudamos a biologia da inibição comportamental ao longo do tempo e ficou claro que ela tem um efeito profundo que influencia o desenvolvimento”, argumentou um dos autores do estudo, o Dr. Nathan Fox, do departamento de desenvolvimento humano e metodologia quantitativa da Universidade de Maryland.

Apesar dos avanços, mais estudos com amostras maiores e mais diversas são necessários para entendermos melhor a generalização desses achados, ou seja, como eles se aplicam a população em geral.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …