Temperamento infantil prevê personalidade mais de 25 anos depois

Um novo estudo da Universidade de Maryland, da Universidade Católica da América e do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA oferece evidências robustas do impacto do temperamento infantil na personalidade adulta.

Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que inibição comportamental quando bebê prevê personalidade reservada e introvertida na idade de 26 anos. Além disso, sensibilidade a cometer erros na adolescência pode deixar um indivíduo em maior risco de desenvolver distúrbios como ansiedade e depressão na vida adulta.

Anteriormente, apenas dois estudos haviam analisado os resultados que crianças com temperamento inibido tiveram mais tarde na vida.

Temperamento, aqui, refere-se a diferenças individuais (porém com base biológica) na maneira como as pessoas reagem emocional e comportamentalmente ao mundo.

Um tipo específico de temperamento já foi ligado a maiores riscos de desenvolvimento de distúrbios sociais, como ansiedade: a inibição comportamental (IC).

A IC é caracterizada por comportamento cauteloso, medroso e de evitamento em relação a pessoas, objetos e situações pouco familiares. Tem sido considerado um traço relativamente estável que começa quando bebê e segue durante a infância.

Para avançar nesse tópico, a nova pesquisa recrutou participantes com 4 meses de idade. Estes foram caracterizados para IC (se tinham ou não) aos 14 meses, o que é quase dois anos mais cedo do que estudos prévios.

Além disso, os pesquisadores incluíram em seu estudo uma medida neurofisiológica para tentar identificar diferenças individuais no risco para psicopatologias mais tarde na vida. Isso significa que, com 15 anos, os participantes retornaram ao laboratório para fazer um teste que avaliou sua “negatividade relacionada a erros” (no original em inglês, “error-related negativity” ou ERN).

Essa medida reflete o grau ao qual as pessoas são sensíveis a erros. A atividade elétrica do cérebro mostra a resposta de um indivíduo quando ele comete erros durante várias tarefas, mesmo quando não está explicitamente ciente de cometê-los.

Uma alta negatividade relacionada a erros já foi associada a condições internalizantes como ansiedade, enquanto uma ERN baixa foi associada a condições externalizantes, como impulsividade e uso de substâncias.

Por fim, os participantes tiveram que visitar o laboratório mais uma vez com a idade de 26 anos, para que os pesquisadores avaliassem sua personalidade, funcionamento social, psicopatologias e histórico de educação e emprego.

Os pesquisadores concluíram que crianças diagnosticas com inibição comportamental aos 14 meses tinham personalidades mais reservadas, menos relacionamentos românticos nos últimos dez anos e menos funcionamento social com amigos e família na idade de 26.

Além disso, os que foram diagnosticados com IC aos 14 meses e com alta negatividade relacionada a erros aos 15 anos também tinham maior propensão a desenvolver psicopatologias internalizantes aos 26. A IC não foi associada com psicopatologias externalizantes, nem com resultados de educação e emprego.

De acordo com os cientistas, o novo estudo destaca a natureza duradoura de temperamentos infantis, especialmente traços notados já em bebês. Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Eles creem que marcadores neurofisiológicos como a negatividade relacionada a erros podem eventualmente ajudar a identificar indivíduos com maior risco de desenvolver psicopatologias internalizantes, como ansiedade e depressão, na idade adulta.

“Estudamos a biologia da inibição comportamental ao longo do tempo e ficou claro que ela tem um efeito profundo que influencia o desenvolvimento”, argumentou um dos autores do estudo, o Dr. Nathan Fox, do departamento de desenvolvimento humano e metodologia quantitativa da Universidade de Maryland.

Apesar dos avanços, mais estudos com amostras maiores e mais diversas são necessários para entendermos melhor a generalização desses achados, ou seja, como eles se aplicam a população em geral.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …

Governadores pedem a Bolsonaro maior esforço por vacinas

Em meio ao pior momento da epidemia de covid-19 no Brasil, os governadores de 14 estados brasileiros enviaram nesta quinta-feira (04/03) uma carta ao presidente Jair Bolsonaro pedindo um maior esforço para a compra de …