Temperamento infantil prevê personalidade mais de 25 anos depois

Um novo estudo da Universidade de Maryland, da Universidade Católica da América e do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA oferece evidências robustas do impacto do temperamento infantil na personalidade adulta.

Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que inibição comportamental quando bebê prevê personalidade reservada e introvertida na idade de 26 anos. Além disso, sensibilidade a cometer erros na adolescência pode deixar um indivíduo em maior risco de desenvolver distúrbios como ansiedade e depressão na vida adulta.

Anteriormente, apenas dois estudos haviam analisado os resultados que crianças com temperamento inibido tiveram mais tarde na vida.

Temperamento, aqui, refere-se a diferenças individuais (porém com base biológica) na maneira como as pessoas reagem emocional e comportamentalmente ao mundo.

Um tipo específico de temperamento já foi ligado a maiores riscos de desenvolvimento de distúrbios sociais, como ansiedade: a inibição comportamental (IC).

A IC é caracterizada por comportamento cauteloso, medroso e de evitamento em relação a pessoas, objetos e situações pouco familiares. Tem sido considerado um traço relativamente estável que começa quando bebê e segue durante a infância.

Para avançar nesse tópico, a nova pesquisa recrutou participantes com 4 meses de idade. Estes foram caracterizados para IC (se tinham ou não) aos 14 meses, o que é quase dois anos mais cedo do que estudos prévios.

Além disso, os pesquisadores incluíram em seu estudo uma medida neurofisiológica para tentar identificar diferenças individuais no risco para psicopatologias mais tarde na vida. Isso significa que, com 15 anos, os participantes retornaram ao laboratório para fazer um teste que avaliou sua “negatividade relacionada a erros” (no original em inglês, “error-related negativity” ou ERN).

Essa medida reflete o grau ao qual as pessoas são sensíveis a erros. A atividade elétrica do cérebro mostra a resposta de um indivíduo quando ele comete erros durante várias tarefas, mesmo quando não está explicitamente ciente de cometê-los.

Uma alta negatividade relacionada a erros já foi associada a condições internalizantes como ansiedade, enquanto uma ERN baixa foi associada a condições externalizantes, como impulsividade e uso de substâncias.

Por fim, os participantes tiveram que visitar o laboratório mais uma vez com a idade de 26 anos, para que os pesquisadores avaliassem sua personalidade, funcionamento social, psicopatologias e histórico de educação e emprego.

Os pesquisadores concluíram que crianças diagnosticas com inibição comportamental aos 14 meses tinham personalidades mais reservadas, menos relacionamentos românticos nos últimos dez anos e menos funcionamento social com amigos e família na idade de 26.

Além disso, os que foram diagnosticados com IC aos 14 meses e com alta negatividade relacionada a erros aos 15 anos também tinham maior propensão a desenvolver psicopatologias internalizantes aos 26. A IC não foi associada com psicopatologias externalizantes, nem com resultados de educação e emprego.

De acordo com os cientistas, o novo estudo destaca a natureza duradoura de temperamentos infantis, especialmente traços notados já em bebês. Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Eles creem que marcadores neurofisiológicos como a negatividade relacionada a erros podem eventualmente ajudar a identificar indivíduos com maior risco de desenvolver psicopatologias internalizantes, como ansiedade e depressão, na idade adulta.

“Estudamos a biologia da inibição comportamental ao longo do tempo e ficou claro que ela tem um efeito profundo que influencia o desenvolvimento”, argumentou um dos autores do estudo, o Dr. Nathan Fox, do departamento de desenvolvimento humano e metodologia quantitativa da Universidade de Maryland.

Apesar dos avanços, mais estudos com amostras maiores e mais diversas são necessários para entendermos melhor a generalização desses achados, ou seja, como eles se aplicam a população em geral.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …