“Terceira dose é boa notícia, mas festas de fim de ano podem favorecer vírus”, diz pesquisador

USACE Europe District / Flickr

Enquanto o governo anunciava vacina de reforço contra o coronavírus para maiores de 18 anos, ampliando muito o público que terá direito à dose extra, um outro cenário levantava preocupação de especialistas a partir de um dado apresentado pelo próprio governo: mais de vinte milhões de pessoas estão com a segunda dose atrasada num momento em que se aproximam as festas de fim de ano e num país ansioso por abraços e celebrações.

Com 60% dos brasileiros com o esquema de imunização anticovid completo, o pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes, especialista em saúde pública, disse à RFI que o Natal e o reveillon serão um desafio e tanto para os brasileiros. Ele cita número expressivo de pessoas com atraso na segunda dose e teme que país viva repique de casos com na Europa.

“Final de ano é um momento bastante delicado. A gente pode acabar caindo numa armadilha de novo, como foi a virada do ano passado. O país ainda está com uma cobertura vacinal que não é a ideal, embora a gente esteja avançando bastante, já passamos outros países que estavam à nossa frente. Isso é muito bom. Agora a gente sabe que também tem uma população bastante significativa que tomou a primeira dose e já está atrasada na segunda. Então é importante reforçar e buscar alternativas para recuperar essa população, porque isso neste momento é até mais importante do que a própria terceira dose”, disse Marcelo Gomes.

O governo federal diz que haverá um esforço junto com as prefeituras por meio de campanhas para enfatizar o apelo a esses moradores que não foram tomar a segunda dose e em alguns casos poderá haver busca ativa.

“Nós temos exemplos, na Europa e em outros países, inclusive na América, que vêm tendo dificuldade neste momento. E nós não podemos desmobilizar e correr o risco de enfrentar momentos ainda mais difíceis”, disse Rodrigo Lacerda, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Quantidade não é problema

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse em coletiva que não há risco de faltar imunizante para a dose de reforço para o público em geral. O governo reduziu de seis para cinco meses o prazo entre a segunda e a terceira doses, mas disse que esse calendário assegura o fornecimento a todos.

“Nós temos doses de vacina suficientes para garantir que essas vacinas cheguem tempestivamente a todas as 38 mil unidades básicas de saúde do Brasil. Nós ultrapassamos os Estados Unidos em relação ao percentual da população completamente imunizada. Mas nós temos que avançar ainda mais”, disse Queiroga.

A média móvel de mortes nos últimos sete dias está em 244 óbitos diários, o que indica uma estabilização. Não é um número desprezível, mas mostra um cenário muito melhor do que o país já enfrentou este ano, com milhares de mortes num só dia. Por isso o brasileiro está agendando confraternização, marcando churrasco e se organizando para viajar neste fim de ano.

O especialista da Fiocruz diz que é possível aproveitar esse momento mais seguro, porém não dá para bancar o super herói e colocar tudo a perder: “Manter o uso de máscara adequada, evitar ainda grandes aglomerações. Quando for fazer encontros de amigos, encontros familiares, dar preferência para grupos relativamente pequenos, não fazer uma grande aglomeração. Sempre dar preferência para locais abertos. Se for fazer num local fechado, que seja muito bem ventilado, com janelas abertas, portas abertas, posicionamento de ventiladores para fazer a circulação e renovação do ar nesse ambiente interno.”

Como muitas das celebrações dessa época acontecem ao redor da mesa de jantar, ele diz que é preciso atenção para evitar a contaminação dos alimentos pela saliva de quem possa estar doente, sem saber. “Se for fazer um evento com comida e bebida, tem que cuidar do distanciamento, evitar ficar conversando muito próximo dos pratos sem a máscara. Isso é um ponto bastante delicado.”

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …